Como tirar o mofo das paredes

Durante o inverno, muitas pessoas têm o hábito de manter a casa fechada. Contudo, impedir a circulação de ar na sua casa ou apartamento pode ser um tiro no pé, principalmente, em regiões úmidas, onde há uma maior tendência ao desenvolvimento de mofo e bolor nas paredes.  O mofo é uma formação de vários tipos […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 15 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

O mofo das paredes pode ser sinal de falta de ventilação, iluminação, vazamento ou infiltração (Foto: Thermomatic / Reprodução)

Durante o inverno, muitas pessoas têm o hábito de manter a casa fechada. Contudo, impedir a circulação de ar na sua casa ou apartamento pode ser um tiro no pé, principalmente, em regiões úmidas, onde há uma maior tendência ao desenvolvimento de mofo e bolor nas paredes. 

O mofo é uma formação de vários tipos de fungos, reconhecidos como aquelas clássicas manchinhas acinzentadas nas paredes, nos cantos dos tetos e próximo a janelas. Além de comprometer a estética, elas podem ter um odor ruim, levar ao apodrecimento da madeira ou à formação de bolhas e estufamento na pintura. Sem contar as terríveis alergias respiratórias! 

 

Ventilação e iluminação

A prevenção é sempre a melhor alternativa quando falamos em mofo. Os principais fatores que levam ao aparecimento destes fungos são a falta de arejamento, umidade em excesso e falta de luz solar. 

Sendo assim, o primeiro passo é sempre priorizar ambientes abertos e arejados. Abra as portas e janelas para ventilar a casa e deixar o sol entrar, mesmo nos dias mais frios. Como os banheiros concentram muita umidade, lembre-se de abrir a janela após o banho para eliminar o vapor. 

 

Regiões úmidas

Um ambiente também pode ser naturalmente úmido e propenso à formação de mofo por conta do clima. Isso é muito comum em regiões litorâneas ou próximas a grandes reservas de água. Neste caso, é válido considerar o uso de aparelhos desumidificadores, que ajudam a equilibrar a umidade relativa interna. Eles funcionam como filtros, que puxam o ar úmido e retiram a água em excesso, armazenada em um recipiente no aparelho. 

Nestas regiões mais úmidas, também vale uma atenção especial ao uso de cortinas. Os modelos de tecido que ficam muito próximos à parede, podem levar ao maior acúmulo de mofo. O mais indicado é utilizar peças mais soltas, que abafem menos a superfície, como as persianas.

Manchas resistentes podem indicar a existência de infiltrações ou vazamentos (Foto: Decor Fácil / Reprodução)

 

Infiltração

O acúmulo de mofo nas paredes também pode denunciar um problema muito maior, como um vazamento ou infiltração. Para verificar se este é o caso, tente remover as manchas com uma solução de água potável e água sanitária, em proporções iguais. Se for um mofo persistente, pode ser infiltração. 

 

CONFIRA: DICAS PARA PREVENIR E PROTEGER A CASA DE INFILTRAÇÕES DURANTE A ÉPOCA DE CHUVAS

 

Existem diferentes tipos de infiltração e cada uma requer um tratamento diferente: 

 

  • Ascendente por capilaridade: Provocada pela impermeabilização inadequada dos materiais utilizados nos pisos, fundações e alicerces. Dessa forma, a umidade presente no solo é capaz de entrar nos poros das argamassas e do concreto, infiltrando-se progressivamente por meio da capilaridade dos materiais.
  • Por condensação: Quando as partículas de vapor entram em contato com uma superfície fria e voltam para o estado líquido, sendo mais frequente em locais úmidos e que emitem vapor. Apresenta uma maior penetração nos poros dos gessos e em outros materiais de revestimento. Assim, favorecem a formação de mofo e bolor.
  • Por pressão negativa: Nesse caso, a água do solo molhado penetra diretamente pelas paredes, sendo muito comum em áreas localizadas embaixo da terra ou expostas às chuvas constantes.
  • Por Intempéries: Ocorre pela ação direta da chuva nos telhados, nas paredes e nas fachadas. Caso a água encontre alguma brecha na vedação, ela vai se acumular na infraestrutura e, gradualmente, formar uma infiltração.

 

Frequentemente, o problema está ligado à má impermeabilização e pode ser necessário contratar um profissional especializado para resolver a questão. 

A limpeza deve ser feita sempre com um borrifador, luvas e máscaras (Foto: Cristiano Casa e Construção / Reprodução)

 

Limpeza

Para acabar com o mofo, você precisará de um borrifador para usar nas paredes. Antes de tudo, é recomendado desinfetar o local para evitar que o fungo se espalhe. Isso é feito com uma solução de água e água sanitária, em proporções iguais. Aplique a solução sobre o mofo e aguarde 10 minutos. 

Quando o bolor mudar de cor, significa que ele está morto. Seque o local, com um pano ou passe uma lixa caso necessário. E aplique novamente a solução para garantir a eliminação de todo o fungo. Lembre-se de utilizar luvas e máscaras durante toda a limpeza.

No caso das paredes internas que já estão muito danificadas e marcadas pelas infiltrações, nem sempre só a limpeza e pintura irão resolver. Antes de mais nada, é preciso verificar de onde está vindo o vazamento, para que ele não volte a aparecer. 

No geral, é indicado fazer a aplicação dos impermeabilizantes no inverno, pois eles devem ser aplicados em uma superfície seca e demoram até cerca de 72 horas para secar. Mas, se não for possível esperar, procure acompanhar a previsão do tempo e realizar os reparos em dias de sol. 

Depois de solucionar a raiz do problema, aí sim é o momento de descascar toda a pintura, o gesso e a massa corrida para pintar tudo novamente. E, dependendo da profundidade desse estrago, chega até o reboco mesmo.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 15 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais