Dicas para prevenir e proteger a casa de infiltrações durante a época de chuvas

Muito aguardada, a chegada do verão traz também uma longa temporada de chuvas, principalmente, nas regiões sul e sudeste do Brasil. Não à toa, infiltrações, goteiras e umidade nos cômodos começam a pipocar neste período.  CONFIRA: TELHAS DE BARRO VS TELHAS TERMOACÚSTICAS: CONHEÇA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS O Instituto Brasileiro de Impermeabilização estima que 85% […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 08 janeiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

(Foto: Freepik / Creative Commons)

Muito aguardada, a chegada do verão traz também uma longa temporada de chuvas, principalmente, nas regiões sul e sudeste do Brasil. Não à toa, infiltrações, goteiras e umidade nos cômodos começam a pipocar neste período. 

CONFIRA: TELHAS DE BARRO VS TELHAS TERMOACÚSTICAS: CONHEÇA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS

O Instituto Brasileiro de Impermeabilização estima que 85% dos problemas encontrados nas construções brasileiras são decorrentes de uma má impermeabilização. Os motivos para uma infiltração podem ser muitos e saber distingui-las é o primeiro passo para solucionar o problema. 

 

Tipos de infiltração

Ascendente por capilaridade: Provocada pela impermeabilização inadequada dos materiais utilizados nos pisos, fundações e alicerces. Dessa forma, a umidade presente no solo é capaz de entrar nos poros das argamassas e do concreto, infiltrando-se progressivamente por meio da capilaridade dos materiais.

Por condensação: Quando as partículas de vapor entram em contato com uma superfície fria e voltam para o estado líquido, sendo mais frequente em locais úmidos e que emitem vapor. Apresenta uma maior penetração nos poros dos gessos e em outros materiais de revestimento. Assim, favorecem a formação de mofo e bolor.

Por pressão negativa: Nesse caso, a água do solo molhado penetra diretamente pelas paredes, sendo muito comum em áreas localizadas embaixo da terra ou expostas às chuvas constantes.

Por Intempéries: Ocorre pela ação direta da chuva nos telhados, nas paredes e nas fachadas. Caso a água encontre alguma brecha na vedação, ela vai se acumular na infraestrutura e, gradualmente, formar uma infiltração.

 

Impermeabilização

(Foto: RCV Vedação / Reprodução)

Nesta época do ano, a maior parte dos problemas de infiltração são causados justamente pela ação das chuvas. Aqui, vale a máxima de que é melhor prevenir do que remediar! Estima-se que os serviços executados depois de constatado o problema podem representar de 10 a 15% do custo total da obra, contra apenas 3% quando a impermeabilização é executada preventivamente.

Impermeabilizar significa impedir a passagem indesejável de fluidos e, principalmente, da água e vapores, permitindo a funcionalidade e durabilidade da construção. Ela oferece proteção a inúmeros problemas decorrentes da infiltração, que pode levar à deterioração e degradação da estrutura. 

A impermeabilização deve ser realizada logo no início da obra, ou seja, quando a casa estiver sendo construída. Existem diversos produtos específicos para cada caso, por isso, é fundamental que esta etapa seja acompanhada por um profissional da área, seja um engenheiro ou arquiteto. Além disso, é necessário fazer manutenções, de forma a garantir que a casa esteja sempre protegida. Áreas que tenham contato com água, umidade ou vapor, tais como fachadas, paredes externas e áreas internas molhadas da casa, como banheiros, cozinha e lavanderia necessitam de maiores cuidados. 

 

Prevenção

Para evitar problemas graves com a umidade, você pode seguir o checklist criado pelos arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura: 

– Verificar periodicamente, especialmente nos períodos mais chuvosos, como está a manutenção do telhado (se há telhas quebradas ou mal encaixadas);

– Durante a obra, deve-se realizar a inclinação adequada do telhado para cada tipo de telha, pois há diferença de acordo com o material – cerâmica, metal, concreto, etc. Dessa maneira, infiltrações futuras serão evitadas;

– Fazer a limpeza das calhas; 

– Definir com cuidado onde será o caimento e o escoamento da água da laje; 

– Manter a impermeabilização das lajes em dia para não ocorrer infiltrações; 

– Proteger com rufos os muros de divisa com os vizinhos;

– Colocação das pingadeiras nos topos dos muros e no peitoril das janelas e varandas (para que a chuva não escorra pelas paredes, nem manche a pintura); 

– Utilizar materiais resistentes à chuva nas paredes externas. 

 

Solução

(Foto: Decor Fácil / Reprodução)

“No caso das paredes internas que já estão muito danificadas e marcadas pelas infiltrações, nem sempre só a limpeza e pintura irão resolver. Antes de mais nada, é preciso verificar de onde está vindo o vazamento, para que ele não volte a aparecer”, explica Priscila. 

No geral, é indicado fazer a aplicação dos impermeabilizantes no inverno, pois eles devem ser aplicados em uma superfície seca e demoram até cerca de 72 horas para secar. Mas, se não for possível esperar, procure acompanhar a previsão do tempo e realizar os reparos em dias de sol. 

Depois de solucionar a raiz do problema, aí sim é o momento de descascar toda a pintura, o gesso e a massa corrida para pintar tudo novamente. E, dependendo da profundidade desse estrago, chega até o reboco mesmo. “Sempre conte com a ajuda de profissionais, que irão indicar o melhor tipo de impermeabilização de acordo com o caso”, indica Priscila.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 08 janeiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais