Tinta para piso cerâmico: como escolher o tipo e o acabamento

Quando bem cuidado, um piso cerâmico dura anos, mas também não é eterno!  Este revestimento é produzido a partir de uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas e, naturalmente, sofre desgastes com o decorrer do tempo.  Se você tem em casa um piso com peças de cerâmica já sem brilho, com vários arranhões ou […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 19 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Tinta para piso cerâmico: como escolher o tipo e o acabamento

A tinta para pintar piso cerâmico deve ser epóxi com acabamento fosco (Foto: Pinterest / Reprodução) 

Quando bem cuidado, um piso cerâmico dura anos, mas também não é eterno!  Este revestimento é produzido a partir de uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas e, naturalmente, sofre desgastes com o decorrer do tempo. 

Se você tem em casa um piso com peças de cerâmica já sem brilho, com vários arranhões ou manchas, não precisa se desesperar: para tudo há uma solução! Uma opção com excelente custo-benefício, em alta entre arquitetos e designers de interiores, é a renovação dos ambientes pintando revestimentos cerâmicos. 

Sim, pode parecer loucura, mas é perfeitamente possível recuperar um piso cerâmico, sem necessariamente substituí-lo por outro. Por um preço muito menor, você pode pintá-lo da cor desejada, dando uma aparência nova e um ar diferente à decoração. Isso desde que as peças não apresentem nenhuma trinca grave ou defeito estrutural, que possa acarretar em infiltração. 

 

Tipo de tinta para piso cerâmico 

Tinta para piso cerâmico: como escolher o tipo e o acabamento

A melhor tinta para piso cerâmico é a epóxi à base de solvente (Foto: Casa e Construção / Reprodução)

No caso dos revestimentos cerâmicos, a tinta mais recomendada é a epóxi. Produzida a partir de resina plástica, ela tem alta resistência ao atrito e é uma das mais versáteis, podendo ser aplicada em madeira, alvenaria, metais, pisos e azulejos. 

A tinta epóxi possui duas variáveis: com base em solvente e em água. Elas possuem componentes diferentes, mas por ambas serem aplicadas sobre azulejos e pisos, ficaram conhecidas popularmente como epóxi, nomenclatura adotada também pelos fabricantes de tintas. 

A tinta à base de solvente é, de fato, formulada com resina epóxi e sua cura só ocorre com a adição de um endurecedor, que pode ser poliamina ou poliamida. Enquanto a poliamida torna a tinta mais apropriada para ambientes úmidos, como banheiros, a poliamina a torna mais resistente a produtos químicos, o que pode ser interessante em ambientes comerciais. 

CONFIRA: COMO PINTAR PISO E AZULEJO DE CERÂMICA

A pintura com tinta epóxi à base de solvente cria um filme bastante resistente à abrasão, aos produtos químicos e ainda proporciona alta durabilidade. Por isso, é a mais indicada para pintar pisos cerâmicos. Mas isso não exclui a possibilidade de utilizar a tinta à base de água. 

Apesar de não apresentar resina epóxi em sua fórmula, a tinta epóxi à base de água ficou famosa por sua facilidade de aplicação e limpeza. Para quem não tem experiência e deseja pintar o piso cerâmico sozinho, sem dúvida, recomendo este tipo. 

Menos viscosa, ela é solúvel em água, ou seja, não precisa de um solvente orgânico. Por este motivo, também é mais sustentável que sua concorrente. Sem contar que a tinta epóxi à base de água apresenta um custo menor do que à base de solvente, o que pode pesar na hora da decisão. 

 

Acabamento para piso cerâmico 

Tinta para piso cerâmico: como escolher o tipo e o acabamento

Sempre que possível, contrate uma mão de obra especializada para pintar pisos cerâmicos (Foto: Pinterest / Reprodução) 

A maioria das tintas podem ser encontradas nos acabamentos brilho, semi-brilho e fosco. Para este tipo de pintura, o acabamento fosco é o mais recomendado. Por apresentar uma quantidade menor de resina na composição, tem um aspecto mais opaco e aveludado, que traz vantagens e desvantagens. 

Entre as vantagens está algo fundamental quando pensamos em pintar superfícies que não podem ser completamente regularizadas: o acabamento fosco disfarça imperfeições. No caso do piso cerâmico, naturalmente, temos um desnível entre o rejunte e o piso, além de arranhões e manchas a serem camuflados. 

Para um resultado impecável, sugiro emassar todo o piso com uma massa acrílica previamente, mas nem sempre isso é feito! O acabamento fosco entra, então, para esconder os defeitos do piso antigo. Como ele reflete menos a luz, confere uma impressão de maior solidez à superfície, o que promove uma estética mais uniforme e requintada. 

Contudo, a tinta fosca também é a mais difícil de manter. Por ser mais opaca, é um tipo de acabamento que mancha com facilidade e dificulta a limpeza. Uma dica é optar por cores mais escuras, que evidencie menos a sujeira. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 19 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais