Como pintar piso e azulejo de cerâmica

Pisos e azulejos de cerâmica são lindos, mas é natural que desgastem com o tempo. Estes revestimentos são produzidos a partir de uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, possuem fácil manutenção e bom custo-benefício. Por isso, já foram o material favorito para cozinhas e banheiros – perdendo espaço, recentemente, para o porcelanato.  Se […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 04 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Cozinha com tintas especiais usadas para pintar revestimentos do piso e da parede, mesa de madeira, armário branco e luminárias pendentes combinando com parede

A cozinha da Liniker, reformada por Paulo Biacchi, recebeu tintas especiais: no piso, na cor Saibro, da Luxens, e nas paredes, Terracota, da Suvinil, a mesma da geladeira (Foto: Victor Affaro / Editora Globo)

Pisos e azulejos de cerâmica são lindos, mas é natural que desgastem com o tempo. Estes revestimentos são produzidos a partir de uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, possuem fácil manutenção e bom custo-benefício. Por isso, já foram o material favorito para cozinhas e banheiros – perdendo espaço, recentemente, para o porcelanato. 

Se você tem em casa um piso ou parede com peças de cerâmica já sem brilho, com vários arranhões, e está preparando o psicológico (e o bolso!) para substituir todo o revestimento, saiba que esta não é sua única opção! Uma alternativa mais barata é utilizar tinta para pintar revestimentos e dar novos ares à superfície. 

Cozinha com tintas especiais usadas para pintar revestimentos do piso e da parede, mesa de madeira, armário branco e luminárias pendentes combinando com parede

A mesma tinta cor Saibro, da Luxens, também foi utilizada na bancada de granito (Foto: Victor Affaro / Editora Globo)

Pode parecer loucura, mas esta é uma estratégia que vem sendo cada vez mais empregada por moradores, designers de interiores e arquitetos. Ao invés de trocar um piso ou azulejo, por um preço muito menor, você pode pintar da cor desejada, dando uma aparência nova e um ar diferente à decoração. 

CONFIRA: ANO NOVO, CORES NOVAS: COMO COMBINAR TENDÊNCIAS E TRANSFORMAR A CASA PARA 2022

No caso dos revestimentos cerâmicos, a tinta mais recomendada é a epóxi. Produzida a partir de resina plástica, ela tem alta resistência ao atrito e é uma das mais versáteis, podendo ser aplicada em madeira, alvenaria, metais, pisos e azulejos. 

A tinta epóxi possui duas variáveis: com base em solvente e em água. Para pintar revestimentos, a mais indicada é a esmaltada, com base em solvente, mas isso não exclui a possibilidade de utilizar a com base em água, mais prática para quem busca facilidade de limpeza. 

Banheiro com tintas verdes para pintar revestimentos do box do banheiro, demais paredes pintadas de brancas, bancadas de madeira

Ainda no apartamento da Liniker, a área do box do banheiro foi demarcada com tinta epóxi verde (Foto: Victor Affaro / Editora Globo)

O acabamento fosco é o ideal para pintar revestimentos, pois disfarça imperfeições e ajuda a esconder os defeitos da parede antiga. Isso acontece porque ele não reflete a luz, dando uma impressão de maior solidez à superfície. Para um resultado impecável, o ideal mesmo seria emassar toda a parede e o piso com uma massa acrílica previamente, mas sabemos que nem sempre isso é feito! 

Além de escolher a tinta e o acabamento corretos, é necessário preparar a superfície para a aplicação do produto e ter alguns cuidados durante e após o processo. Confira os pontos principais para estar atento, mas, sempre que possível, contrate um profissional capacitado para não comprometer tempo e dinheiro! 

Cozinha com tinta azul para pintar revestimento da parede, piso branco, armários brancos e bancadas de madeira

Cozinha reformada por Matheus Ilt ganhou tinta azul nas paredes com azulejo de cerâmica (Foto: Divulgação)

 

  1. Limpe toda a superfície, retirando toda a sujeira aparente, com uma vassoura, água, sabão e álcool. Evite utilizar ferramentas abrasivas ou produtos químicos que possam danificar ainda mais o seu revestimento.
  2. Aplique um desengordurante para que a cerâmica absorva a tinta mais fácil, sem manchar. 
  3. Lixe bem a área e remova o excesso do pó antes de pintar. 
  4. Abra a lata e misture a tinta com uma régua quadrada. 
  5. Dilua a tinta conforme as instruções da embalagem. No geral, a proporção para tinta epóxi é de 1 litro de tinta para 200 ml de água. 
  6. Lembre-se de proteger as áreas que não vão receber a tinta, como tomadas, rodapés e batentes com fita adesiva. 
  7. A primeira demão de tinta que deve ser feita em pinceladas constantes e finas. Ela funcionará como um tipo de fundo, conferindo melhor acabamento. Se planeje para não andar em cima dos locais já pintados, pois isso pode deixar pegadas, dificultando as outras camadas de tinta.
  8. Espere 2 horas para secar ao toque e 4 horas entre as demãos. Para a segunda demão, a espessura da tinta pode ser mais extensa e é possível utilizar um rolo de pintura, já que a primeira demão já cobriu a maioria da superfície e agora você só precisa que a cor fique mais forte e uniforme.
  9. Assim que a segunda demão for finalizada, espere secar e observe se existe a necessidade de mais alguma camada de tinta, respeitando sempre o tempo de secagem, para não estragar as camadas já feitas.
  10. Espere 48h para a liberação de pessoas e 72h para a liberação de veículos após a pintura, evitando marcas de calçados e pneus.
Lilian Revestindo a Casa
Calendario 04 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais