Ano novo, cores novas: como combinar tendências e transformar a casa para 2022

   Suvinil aposta em combinações com tonalidades do Revela 2022, estudo de tendências da marca, como guia de renovação para reenergizar os ambientes por meio do uso das cores São Paulo, de 2022 – Todo começo de ano pode ser considerado como o momento ideal para a renovação das energias, assim como para planejarmos recomeços, novos […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 01 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

   Suvinil aposta em combinações com tonalidades do Revela 2022, estudo de tendências da marca, como guia de renovação para reenergizar os ambientes por meio do uso das cores

São Paulo, de 2022 – Todo começo de ano pode ser considerado como o momento ideal para a renovação das energias, assim como para planejarmos recomeços, novos hábitos e metas tanto pessoais, quanto profissionais. Neste período, está aberta a temporada dos desejos de Ano Novo e de tirar todas as ideias do papel, que também são estendidos para a transformação da casa, com propostas que vão desde grandes reformas até pintura de paredes. E, no que diz respeito as cores, antes de qualquer definição, é fundamental que transmitam novas sensações e que estejam atreladas ao momento de vida dos moradores, como um ambiente mais colorido ou algo mais clean.

A partir desse entendimento, chega o momento de análise e definição das cores, que pode ser feita por meio do leque que a Suvinil disponibiliza, onde estão reunidos os mais diferentes e variados tons. Depois dessa escolha, é a hora de pensar nas combinações. Uma das formas mais acessíveis para conseguir bons resultados é fazendo uso do círculo cromático, uma ferramenta universal que permite visualizar a harmonização dos tons, saturação e luz, além de possibilitar a visualização de um completo leque de cores, com combinações que se tornam agradáveis aos olhos.

Além da infinidade de cores que a Suvinil possui em seu catálogo, todo ano a marca lança o seu estudo de tendência, o Revela. E em 2022, a pesquisa trouxe diversos caminhos que interpretam, em estéticas e cores, as diversas formas como as pessoas reagem aos acontecimentos de agora. A começar pela cor do ano, Eclipse, um tom de verde fresco, que traz a energia e a saturação que precisamos, uma chance de recomeço.

Mas, afinal, qual é a melhor forma de combinar as cores? Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing – Cor e Conteúdo da Suvinil, demonstra como é possível usar o círculo cromático para a escolha da melhor combinação em quatro passos, com base em opções de cores que fazem parte do Revela 2022:

Círculo Cromático

Círculo Cromático – Divulgação Suvinil

 

1-      Cores opostas ou complementares são as que se encontram em posições exatamente opostas no círculo cromático, sendo as tonalidades que mais apresentam contrastes entre si. Nesse caso, o verde fresco Eclipse criou uma composição agradável com o Meia-Luz, um rosa avioletado.

tintas suvinil

Créditos: Foto por André Klotz e produção de Michell Lott Banco @_caravelas, Mesa lateral @westwingbr, sobre ela cerâmicas @studio.ar (branca) e @aterrastudio na @feiranarosembaum (terracota), Tapete @lolamuller na @feiranarosembaum, Objeto decorativo de parede @estudioleh

 

CONFIRA: SUVINIL REVELA ECLIPSE, A COR DO ANO 2022

2- As cores análogas estão localizadas lado a lado e contam com semelhanças no tom, nuance e contrastes. São tonalidades que resultam em combinações equilibradas. No primeiro plano desse ambiente, temos a combinação de Seiva de CajueiroMarmelada Antúrio, presentes na paleta Remix Artístico do Revela 2022.

Tintas suvinil

Créditos: Foto por André Klotz e produção de Michell Lott

Cabeceira e roupa de cama @westwingbr, Manta @voadortecelagem, Tapete @koord_, Mesas laterais @estudioplume, sobre elas, Vela @marianuvem_ e Luminária @luizadebiasi.design para @la_lampe, Banco @rodrigoohtake, Luminária de piso @adrianayazbek, na parede, à esquerda, Tela @eduardosancinetti, na parede, à direita, Espelho @nalosik, Cabideiro @estudiotonto, Mesinha lateral (preta) @t44studio, Vaso @nicoletomazi e @osergiocabral, na @firmacasa, Cortina @studiocaroo

3- Para a combinação em Tríade, harmonizamos três cores que estão equidistantes no círculo cromático, isto é, que apresentam a mesma distância. O recomendado é que identifiquemos a formação de um triângulo com medidas iguais, desta forma, a combinação de cores estará nas pontas. Como neste caso da cozinha abaixo, com o azul, representado pelo Azul-Etéreo, o amarelo, Banana com açúcar, e o vermelho, que leva o nome de Barro Vermelho.

Créditos: Foto por André Klotz e produção de Michell Lott Mesa e cadeiras @studiomassa, sobre a mesa, Bolo @piri.confeitaria, Vaso e pratos empilhados @westwingbr e Prato @_camilacherobin, nas prateleiras, Copos @westwingbr e Panela @lecreuset na @westwingbr, na parede, Quadros @tapetoatelier, sobre a bancada, Pratos Empilhados @westwingbr, Vaso @studiomassa, Luminária @melkawahara, Fruteira @alva_design, Prato @estudioheloisagalvao, Pisos @tarkettbrasil

 

4- Por fim, a combinação monocromática enfatiza o uso de tons mais ou menos saturados de uma mesma cor do círculo. O ambiente abaixo foi composto por Eclipse Sombra Verde.

Créditos: Foto por André Klotz e produção de Michell Lott Objetos de crochê @nicoletomazi e @osergiocabral, Cadeiras @sergiojmatos (à esquerda) e @vernizsp (à direita), Mesas laterais (no centro) @lucas.recchia para @firmacasa, sobre ela, Planta aquática @floateliebotanico, no tanque, Luminária @_lumini, e, no piso, Esculturas @oca_designbrasileiro, na @feiranarosenbaum

Para ficar por dentro de inspirações, fazer imersões completas na jornada de pintura, e encontrar dicas, pesquisas e tendências desenvolvidas pela Suvinil e seus especialistas, acompanhe a marca no Instagram @tintas_suvinil e confira detalhes sobre o Revela 2022 e a linha Suvinil Fosco Completo , acessando o site da fabricante.

Para fotos em alta qualidade e mais informações sobre o estudo de tendências Suvinil Revel 22, acesse aqui.

Sobre a Suvinil:  Somos a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF. Estamos presentes há 60 anos em todas as regiões do Brasil, colorindo as casas de milhares de pessoas e ajudando a pintar suas histórias. Vivenciamos no dia a dia a riqueza da pluralidade e, ao longo do tempo, nos transformamos e acompanhamos os movimentos e mudanças da sociedade. O relacionamento próximo e conectado com nossos clientes, consumidores e parceiros tem nos permitido criar iniciativas alinhadas ao propósito da marca que abraça “todas as cores, todas as histórias”. Além disso, e para oferecer experiências de compras mais assertivas, especialmente atendendo as novas demandas e comportamentos do consumidor, oferecemos mais do que uma linha completa de produtos para você pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies, prezamos pelas múltiplas vivências e estimulamos a renovação e transformação das histórias por meio do uso de tintas e pela energia das cores. Conheça também nossas ações de sustentabilidade na recém-lançada landing page, acompanhe as novidades em produtos e histórias inspiradoras no Pinterest e Instagram: @tintas_suvinil.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 01 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais