Coral Mulheres na Cor realiza formatura com experiência exclusiva no MASP

Coral, mulher na cor: Programa social capacita mão de obra feminina de Paraisópolis para atuação como pintoras decorativas profissionais Na segunda-feira, 10 de outubro, as participantes do programa Coral Mulheres na Cor, projeto idealizado pela AkzoNobel que reúne corporações com o objetivo comum de transformar histórias femininas por meio da profissionalização, participaram da formatura dessa […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 outubro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Coral, mulher na cor: Programa social capacita mão de obra feminina de Paraisópolis para atuação como pintoras decorativas profissionais

Na segunda-feira, 10 de outubro, as participantes do programa Coral Mulheres na Cor, projeto idealizado pela AkzoNobel que reúne corporações com o objetivo comum de transformar histórias femininas por meio da profissionalização, participaram da formatura dessa que é a primeira turma de pintoras profissionais qualificada pela iniciativa.

Direto do Jardim Colombo, em Paraisópolis, as formandas chegaram no MASP, o Museu de Arte de São Paulo, localizado na Avenida Paulista, em um ônibus cor de rosa – uma parceria da área de tintas automotivas com empresas de ônibus de São Paulo e Brasília em prol do Outubro Rosa. Lá, com o local fechado ao público em geral, tiveram a exclusiva experiência cultural de fazer uma visita guiada com Laura Cosendey, pesquisadora e mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Logo depois, a programação do dia incluiu um momento de cuidado e autoestima, com camarins para preparação das mulheres (maquiagem, penteado e colocação de beca) para a cerimônia de formatura, com a presença de seus familiares. O evento também contou com a participação de todas as empresas parceiras, que prestigiaram a entrega dos diplomas.

Coral Mulheres na Cor realiza formatura com experiência exclusiva no MASP

Júlia dos Santos Silva viu no curso a oportunidade de não somente ter uma nova profissão, mas também pintar e embelezar sua própria casa sem depender de ninguém. “Usava uma lata de tinta em uma única parede. Amo pintar, mas não sabia a forma certa”, fala. Hoje, ela conta orgulhosa que sabe preparar parede, tirar mofo, fazer combinação de cores. “Quero ganhar meu próprio dinheiro. Eu achava que era impossível cuidar da casa, de filho, trabalhar, dar conta de tudo isso, mas estou conseguindo”, afirma. A participante também fala sobre a aceitação no universo masculino, que tem sido positiva. “Há muito preconceito por ser mulher, ser de periferia, classe baixa. As pessoas não dão crédito para a gente. Agora vão dar. Agora estou confiante mais ainda”, completa.

Conheça o projeto – O programa iniciou sua primeira turma em junho, levando conhecimento e capacitação a mulheres em situação de vulnerabilidade, em um segmento em que ainda estão sub representadas, mas no qual podem encontrar muitas oportunidades, sejam em empresas ou empreendendo como autônomas. De acordo com pesquisa realizada em dezembro de 2021 pela Abrapp, Associação Brasileira de Pintores Profissionais, as mulheres representam apenas 10,5% dos membros da entidade.

Coral Mulheres na Cor realiza formatura com experiência exclusiva no MASP

“Ao acumular funções como chefes de família e a jornada em casa, muitas mulheres encontram obstáculos para a empregabilidade. Foi dessa necessidade de inclusão e empoderamento feminino no mercado de trabalho e, principalmente, nas comunidades que surgiu o Coral Mulheres na Cor, um programa social que vai ao encontro de nossos valores e de nossos parceiros”, conta Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América Latina.

Para estimular a representação feminina na área a AkzoNobel, por meio da sua marca Coral, buscou empresas que compartilham de seu propósito de ser agente de inclusão e transformação social, por meio da sustentabilidade. O SENAI-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, é o parceiro de ensino do programa. Os parceiros financeiros são Bazar das Tintas, CASACOR, Dow, Oxiteno, Tintas MC e WACKER. Os parceiros de ferramentas são Condor e Vonder, e os de empregabilidade, Atala Engenharia e Abrapp. A ONG Fazendinhando é a parceira para relacionamento com as participantes.

CONFIRA: D&D E CORAL INAUGURAM ARQ&LAB D&D + CORAL

Por dentro da iniciativa – As 14 participantes que estão se formando são mulheres maiores de 18 anos, com escolaridade mínima do 4º ano do Ensino Fundamental, desempregadas ou com renda de até um salário mínimo, chefes de família com dependentes em idade escolar. Esse foi o público-alvo do projeto, que, por três meses, teve o suporte do Fazendinhando, movimento de transformação territorial, cultural e social que busca desenvolver a comunidade do Jardim Colombo e seu entorno, uma população de aproximadamente 15 mil moradores, em uma área de quase 15 hectares que integra o Complexo de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo.

Coral Mulheres na Cor realiza formatura com experiência exclusiva no MASP

Durante dez semanas, essas mulheres receberam um curso completo com conhecimento 360º sobre pintura, totalizando mais de 200 horas. O início foi o Curso de Formação de Pintor de Obra, na unidade SENAI Orlando Laviero Ferraiuolo, no Tatuapé, em São Paulo. Elas também participaram do PRINT (Preparação para a Inserção no Trabalho), com conteúdo que apoia o profissional para sua inserção e retenção no mercado de trabalho.

O projeto ainda agregou palestras, mentorias e especializações promovidas pelas empresas parceiras, além de uma visita à edição paulistana da CASACOR 2022. Para completar a experiência, um curso de 30 horas, na unidade de Mauá da AkzoNobel, foi realizado em setembro pela Academia Coral, plataforma de treinamentos online e presencial da marca, que inclui conhecimento teórico e prático sobre diversos temas, como cores e tendências, equipamentos e produtos, aplicação de efeitos decorativos e novas tecnologias. Além disso, essas mulheres também contaram, durante toda essa jornada de aprendizagem, com o apoio de dois pintores profissionais experientes, Ana Machado e Leandro Piovesan, verdadeiros embaixadores da turma.

No decorrer do curso, as participantes receberam bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) custeados pelas companhias apoiadoras. Para complementar, todas as formandas receberão um kit de ferramentas manuais e elétricas, especialmente significativo para as que decidirem seguir jornada independente, com suporte para criar seus perfis e se juntarem à chamada Páginas Coloridas, plataforma digital que conecta consumidores que estão na jornada de pintura à profissionais de qualidade e confiança indicados pela Coral. Essas mulheres também terão oportunidade, junto aos parceiros de empregabilidade, para uma possível recolocação no mercado, em empresas de construção civil, reformas ou pintura. Mais do que trabalho, o Coral Mulheres na Cor busca levar autoestima e autonomia a esse grupo, almejando que sua capacitação tenha efeito multiplicador e inspirador na comunidade em que vivem.

Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 outubro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais