O mezanino é um pavimento intermediário entre o térreo e o andar superior ou teto, que pode abrigar diferentes funções
O mezanino é uma excelente opção para quem deseja aproveitar melhor o espaço vertical e possui um pé-direito generoso. Trata-se de uma estrutura posicionada entre o térreo e o andar superior ou teto que, geralmente, abriga um cômodo sobressalente como sala de televisão, quarto de hóspedes ou escritório.
Tradicionalmente, o pé-direito residencial apresenta 2,70 m de altura. Assim, um projeto com pé-direito duplo compreende de 5 a 6 m. A diferença entre o pé-direito alto e o duplo é que, no primeiro, a medida mínima é de aproximadamente 3 m, enquanto o segundo é duas vezes a medida-padrão. Em geral, os mezaninos são recomendados apenas em imóveis com pé-direito duplo para não comprometer a circulação em nenhum dos pavimentos.
Os mezaninos também são muito comuns em quartos infantis, onde o pé-direito não precisa ser tão alto para criar espaços de brincar, ler ou dormir para as crianças. Em todos os casos, o acesso ao mezanino se dá através de uma escada e é importante que exista um guarda-corpo para a proteção dos moradores.
A seguir, confira 42 projetos com mezanino para quem deseja aproveitar melhor o espaço!
- Para aproveitar o pé-direito duplo deste apartamento, o escritório Malbu Arquitetura sugeriu a criação de um mezanino com bancada de trabalho, voltada para a vista do imóvel.
- O projeto do escritório FGMF Arquitetura tem uma estética mais industrial, com mezanino sustentado com vigas de madeira e estrutura metálica. O acesso é pela escada Santos Dumont, que economiza espaço.
- No quarto infantil do escritório Carolina Druck Arquitetura, o pé-direito com 2,75 m permitiu criar um mezanino com espaço para leitura.
- O quarto para duas meninas foi arquitetado pelo escritório Wenk & Gama Arquitetura e Interiores, com espaço para leitura e para brincar no mezanino.
- No projeto do escritório ARKITITO Arquitetura, a solução foi criar um mezanino que funciona como sala de TV, de modo a liberar o living apenas para a função de receber.
- Em um apartamento de apenas 23 m², a designer de interiores Lívia Boechat criou um mezanino para a cama, abrindo espaço para a cozinha.
- Nesta casa de cinco andares, desenhada pelo escritório de arquitetura holandês BETA, um mezanino tem vista para a cozinha e acomoda sala de estar.
- Visto debaixo, o mezanino do escritório ARKITITO Arquitetura se assemelha a uma varanda externa graças às diferentes espécies de plantas posicionadas junto ao guarda-corpo.
- Neste projeto, a designer de interiores Shirlei Proença teve a ideia de criar um mezanino para abrigar o living. Nele, as placas cimentícias funcionam como uma continuação da parede de baixo.
- Na casa projetada pelo escritório ARKITITO, os pisos superiores terminam como mezaninos abertos para a estrutura com vidro e para o andar inferior, onde fica a piscina.
- Um antigo armazém foi transformado em um apartamento triplex em Barcelona pelo arquiteto Valentí Albareda. O segundo piso surge em forma de mezanino e abriga o quarto de casal.
- O desnível do terreno em forma de trapézio foi um grande desafio no projeto do escritório Terra e Tuma. O mezanino fica na altura da calçada, onde está a entrada da casa e a garagem.
- O pé-direito duplo foi aproveitado com uma super estante e mezanino de 27 m² que serve de escritório no projeto do arquiteto Maicon Antoniolli.
CONFIRA: 60 QUARTOS DE CRIANÇA PARA SE INSPIRAR
- O layout da arquiteta Amanda Miranda propôs a localização da cama junto à janela, liberando área para criar um mezanino com escorregador que traz pintura de pista de corrida.
- Na casa de campo da arquiteta Natália Lemos, o mezanino abriga a escrivaninha garimpada em Minas Gerais. A localização estratégica, à frente das janelas, proporciona um “respiro” com vista para o exterior.
- Na brinquedoteca projetada pelo escritório Triptyque, para deixar o ambiente mais lúdico, a estrutura de marcenaria do mezanino ganhou aberturas teladas.
- No projeto do escritório Ana Toscano Arquitetura, as cortinas blackout permitem isolar totalmente o quarto disposto no mezanino.
- No quarto da filha, os módulos da estante formam a escada para o mezanino. Projeto do escritório FGMF.
- No projeto do Íntegra Studio, o mezanino foi criado para minimizar os pontos de fundações no aclive e encurtar o plano de projeção.
- No projeto do escritório FJ55, o mezanino ganhou uma ampliação em L, para que a suíte comportasse mais armários.
- Valorizando a vista, o mezanino recebeu ainda a sala de TV, que pode se transformar em quarto de hóspedes quando necessário. Projeto do escritório Conrado Ceravalo.
- No projeto da designer italiana Serena Confalonieri, o quarto fica no mezanino aberto, com teto verde e plantas que sobem do térreo.
- Para o quarto infantil que abriga um casal de irmãos, a arquiteta Juliana Mancini propôs alocar a cama da menina no mezanino, criando espaços um pouco mais privativos.
- No mezanino do escritório Studio RG Arquitetura, foi possível criar uma setorização física de ambientes, conferida pela divisória de serralheria, que permite a entrada de iluminação natural e integração de diversos usos.
CONFIRA: POR ONDE COMEÇAR A ESPECIFICAR REVESTIMENTOS: PISO OU PAREDE?
- O mezanino, incluído durante a reforma da arquiteta Daniela Coli, funciona como home office e tem ainda um simulador de corrida automobilística para os moradores desfrutarem.
- Com cinza predominante, projeto do escritório FJ55 Arquitetos e do arquiteto Renato Santoro transformou espaço no mezanino em suíte inspirada em loft nova-iorquino.
- No projeto do escritório Mini Noma, o destaque é o grande arco do mezanino: uma única abertura generosa faz a conexão do interno com o externo através de cordas de algodão tingidas em rosa.
- No projeto da arquiteta Marina Carvalho, o home office foi instalado no mezanino e ganhou uma vista incrível da cidade.
- No mezanino, a arquiteta Simone Saccab organizou uma confortável sala de TV para abrigar a família em momentos de descontração.
- Em tons mais claros, o projeto do arquiteto Joseph Karam propõe um ambiente de estar no mezanino, aproveitando os nichos para arte na parede como pano de fundo.
- O living deste apartamento dúplex foi integrado e ganhou um jardim de vasos no mezanino, aproveitando o pé-direito duplo. Projeto do escritório TRÉS Arquitetura.
- Esta cobertura em Tribeca, no centro de Manhattan, teve o pé-direito duplo super bem aproveitado na reforma. O ambiente ganhou um mezanino que evidencia a vista 360º para a ilha.
- A arquiteta Renata Dutra, do escritório Milk Shake Design Infantil, apostou em um mezanino cercado com rede acima das camas e acessado por uma escada, onde as crianças podem brincar com segurança.
- Na brinquedoteca da designer de interiores Ednéia Bonassi, uma escada dá acesso ao mezanino, onde foi instalada uma minicozinha para as crianças brincarem, cercado para que se divirtam em segurança.
- O quarto da Bá Cla Arquitetura Infantil foi projetado para ser aproveitado durante as diversas fases da infância, com mezanino cercado por cordas quadriculadas acima da cama dupla, para receber amigos, ler e brincar.
- Na antiga capela, a instalação do mezanino rouba a cena assim que se entra no local. Nele, plantas e uma escrivaninha de quatro metros criam um home office confortável e com uma bela vista.
- Nesta cobertura minimalista e com muita luz natural em São Paulo, o loft assinado pelo escritório AMZ Arquitetos ganhou um mezanino construído com estrutura metálica, onde fica a sala de TV.
- A reforma comandada pelo escritório Arquitetura Nacional ampliou o imóvel em quase 10 m² graças ao novo mezanino. O espaço, que funciona como uma sacada na área social, fez com que um grande closet fosse construído no dormitório graças ao espaço conquistado.
- O décor minimalista e a estética que remete ao brutalismo saltam aos olhos no projeto do arquiteto Matt Woods. Aqui, o mezanino foi transformado no quarto de casal e nada mais.
- Neste loft, a decoração do Korman Arquitetos mescla o estilo industrial e moderno. Não à toa, o mezanino foi pensado como um ‘caixote’ que recebe o quarto na parte de cima da área social.
- Em apenas 8 m², a arquiteta Hana Lerner conseguiu inserir uma tricama e um mezanino, onde mais duas crianças podem dormir.
- Com 6 metros de pé direito, o escritório Tucah Campos construiu um pequeno espaço na parte de cima do apartamento que guarda uma cama para as visitas. No lugar de paredes há apenas uma superfície de vidro, permitindo a vista para a sala e paisagem do bairro paulistano.