60 quartos de criança para se inspirar

Como designer de interiores, posso afirmar que não há limites para a imaginação. Isso é especialmente verdade quando falamos em quartos de crianças. O que quer que os pequenos sejam capazes de sonhar, nós, arquitetos e designers, somos contratados para realizar.  Na hora de criar mundos, sejam espaços siderais, castelos ou safáris, contamos com um […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 19 outubro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Como designer de interiores, posso afirmar que não há limites para a imaginação. Isso é especialmente verdade quando falamos em quartos de crianças. O que quer que os pequenos sejam capazes de sonhar, nós, arquitetos e designers, somos contratados para realizar. 

Na hora de criar mundos, sejam espaços siderais, castelos ou safáris, contamos com um grande aliado: o papel de parede. Este é um revestimento muito comum em quartos de criança, por trazer o tema de uma forma fácil e inconfundível. Se você busca por uma alternativa mais barata, pinturas geométricas e tintas podem trazer personalidade às composições. 

Nos últimos anos, vemos cada vez mais uma tendência de quartos genderless, ou seja, sem gênero. Ao invés do tradicional rosa para meninas e azul para meninos, as composições passaram a contar com as mais diversas cores, tecidos e estampas, independente do gênero da criança. Eu, particularmente, amo! 

Se você faz a linha mais minimalista, não se preocupe! Uma marcenaria inteligente, com toques lúdicos como casinhas e escorregadores, já agradam as crianças sem a necessidade de uma estampa tão datada. 

O mais importante na hora de projetar quartos de criança é unir os desejos da criança às necessidades dos pais. Isso é possível através do Briefing sensorial, onde compreendemos a rotina da casa, o uso daquele ambiente (se ele será apenas um espaço de dormir, ou de estudos e brincadeiras) em quanto tempo há a intenção de reformar o quarto, se a criança tem alergias ou o hábito de andar descalça… Todos esses pontos são fundamentais para criar um projeto que atenda às expectativas do cliente. 

A seguir, confira 60 quartos de criança para se inspirar e deixe a sua criatividade fluir! 

  1. O quarto projetado pelo escritório Decor Petit Arquitetura para Crianças é um mundo mágico para os pequenos. A cama ganhou gavetas com bolinhas e almofadas coloridas, enquanto a cômoda colorida traz ainda mais vida para o espaço. A tenda rosa sobre o leito lembra um castelo. 

Projeto do escritório Decor Petit Arquitetura (Foto: Mariana Lima/Matho Fotografia)

 

  1. Com temática de dinossauro, o quarto do escritório Luedke Arquitetura tem um painel vinílico com estampas coloridas e muita madeira. Ao lado da cama, uma cesta de basquete. 

Projeto do escritório Luedke Arquitetura (Foto: Luiz Franco/Divulgação)

 

  1. Projetado pela arquiteta Letícia Morais, este quarto conta com uma cama montessoriana de casal e uma parede com o mapa-múndi todo personalizado com estampa de bichinhos.

Projeto da arquiteta Letícia Morais (Foto: Leandro Moraes/Divulgação)

 

  1. A cabeceira ripada rosa é o grande destaque do quarto infantil projetado pela arquiteta Si Saccab. A sobreposição fica mais interessante com o papel de parede floral e a iluminação indireta. 

Projeto da arquiteta Si Saccab (Foto: Evelyn Muller)

 

  1. Com piso de tacos e uma paleta minimalista, a arquiteta Beatriz Quinelato conseguiu reunir tudo que as crianças amam: parede de escalada, biblioteca, mesa de atividades, lousa para desenhar e cantinho dos brinquedos.

Projeto da arquiteta Beatriz Quinelato (Foto: Adriano Escanhuela)

 

  1. Os fãs de estampas irão pirar no projeto assinado pelo Studio Farfalla. O papel de parede é o ponto alto, recheado de folhagens com um toque super lúdico. 

Projeto do Studio Farfalla (Foto: Fernando Crescenti)

 

  1. A paleta rosa claro, verde menta e madeira em carvalho malva traz conforto e aconchego ao quarto infantil projetado pelo escritório Bianchi e Lima Arquitetura. A cama está inserida próxima a degraus que viram gavetas para guardar os brinquedos. 

Projeto do escritório Bianchi e Lima Arquitetura (Foto: Julia Ribeiro)

 

  1. Cimento queimado em quartos de criança pode? Claro que sim! O projeto da M² Arquitetura traz uma parede de escalada super moderna, além de gavetas azuis embaixo da cama, otimizando a marcenaria. 

Projeto do escritório M² Arquitetura (Foto: Renato Navarro/Divulgação)

 

  1. No quarto do escritório Bá Cla Arquitetura Infantil, o papel de parede de bolinha ganha ainda mais destaque com faixa de tinta azul rente ao teto. A cama conta com rampa para escalada, escorregador, mezanino com casinha e piscina de bolinhas. Um sonho para quartos de criança! 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do escritório Bá Cla Arquitetura Infantil (Foto: Lorena Rezende/Divulgação)

 

  1. A marcenaria impecável é o grande destaque deste quarto assinado pelo escritório Sinta Arquitetura. A cabeceira parece integrada ao armário, assim como a cama ao piso pelo uso da mesma madeira. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do escritório Sinta Arquitetura (Foto: Gabriela Daltro)

 

  1. A arquiteta Cristiane Schiavoni desenhou uma cabeceira infantil de veludo em formato L e, assim, conseguiu encostar a cama no canto da parede. Para combinar, um papel de parede delicado. 

Projeto da arquiteta Cristiane Schiavoni (Foto: Luis Gomes)

 

  1. O projeto da arquiteta Paula Müller tem muitos toques femininos, como a cama com cabeceira ripada rosa e o papel de parede na mesma paleta. 

Projeto da arquiteta Paula Müller (Foto: Lilia Mendel)

 

  1. Em um espaço compacto, o escritório NOP Arquitetura optou por aproveitar a quina do ambiente e instalar as camas das irmãs ali. A cabeceira feita de marcenaria planejada seguiu o mesmo layout. 

Projeto do escritório NOP Arquitetura (Foto: Luiza Schreier)

 

  1. O escritório Calamo Arquitetura criou uma cabeceira única para um casal de irmãos. A peça de madeira natural envolve as três paredes do ambiente, mas tem diferença no lado da menina, onde foi estofada de tecido rosa. 

Projeto do escritório Calamo Arquitetura (Foto: Guilherme Pucci)

 

  1. O quarto infantil do escritório Maia Romeiro lembra o estilo oriental por conta das camas baixas. Para trazer mais aconchego, criaram uma cabeceira ripada, que é quase um painel.
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do escritório Maia Romeiro (Foto: Lilia Mendel)

 

  1. Clean e elegante, o quarto de criança do escritório Memoá Arquitetos tem cabeceira ripada em L na cor verde, assim como a mesa de cabeceira.
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do escritório Memoá Arquitetos (Foto: Raiane Medina)

 

  1. O Studio Livia Amendola deu vida ao tema de espaço sideral pintando o teto de azul escuro, marcenaria no mesmo tom e aplicando papel de parede com estampas de astros, cometas e estrelas.

Projeto do Studio Livia Amendola (Foto: Raiana Medina/Divulgação)

 

  1. Entre os destaques deste quarto infantil, o escritório Mini Noma cita a cabeceira com cantos arredondados e a espécie de casulo criada no mezanino. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do escritório Mini Noma (Foto: Mariana Lima)

 

  1. No projeto da arquiteta Cláudia Xavier, o papel de parede com um verde suave foi mantido, e tons mais fortes da cor, assim como cinzas mais escuros, foram adicionados à roupa de cama e aos acessórios para dar mais força para a paleta.

Projeto da arquiteta Cláudia Xavier (Foto: Júlia Ribeiro / Divulgação)

 

  1. No quarto infantil da arquiteta Gabriela Marques, o papel de parede traz um ar escandinavo e cheio de personalidade, enquanto a parede bicolor cinza azulada e branca conversa com a poltrona escolhida e com o berço minimalista.
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto da arquiteta Gabriela Marques (Foto: Renata D’Almeida)

 

  1. Dina Bandman, diretora da Dina Bandman Interiors, em São Francisco, foi convidada por De Gournay para desenhar um papel de parede. Foi então que ela criou esse padrão de limoeiros pintado à mão e pensado para quartos de criança com toque vintage. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto de Dina Bandman (Foto: Christopher Stark / Divulgação)

 

  1. Cores não faltam neste quarto para criança, projetado pelo escritório INT2 Architecture. Um delicado azul esverdeado define a área de dormir, que conta com uma simpática cama de linhas retas num tom cobalto. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do escritório INT2 Architecture (Foto: Reprodução)

 

  1. O quarto projetado pelo escritório Memoá Arquitetos tem estampas suaves em tons de rosa, oferecendo o máximo de conforto e beleza para a pequena moradora. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do escritório Memoá Arquitetos (Foto: Divulgação)

 

  1. Inspirado em um jardim provençal, o projeto das arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano ganhou pintura aquarela feita à mão na parede principal, além de boiseries nas paredes e armários com palhinhas. 

Projeto das arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano (Foto: Divulgação)

 

  1. Com tema selva, o décor deste quarto infantil é do arquiteto Cassio Pereira. O espaço ganhou papel de parede com palmeiras na parede de cabeceira e estampa de nuvens no teto. 

Projeto do arquiteto Cassio Pereira (Foto: Divulgação)

 

  1. O projeto da arquiteta Juliana Fabrizzi, traz elementos clássicos para o quarto infantil, como as boiseries pintadas de branco e os móveis retrôs. 

Projeto da arquiteta Juliana Fabrizzi (Foto: Marco Antonio / Divulgação)

 

  1. O painel de parede floresta, assinado pela dupla Adriana e Carlota para a Branco Papel de Parede, cumpre esse papel de trazer a natureza para dentro e é uma ótima opção para decorar um quarto infantil sem gênero. 

Projeto da Branco Papel de Parede (Foto: Divulgação)

 

  1. Devido à deficiência auditiva da menina, o projeto do escritório Mini Noma privilegiou tons suaves, para não agredir a visão e trazer tranquilidade. 

Projeto do escritório Mini Noma (Foto: Juliana Deeke / Divulgação)

 

  1. Meia parede com pintura e papel de parede é uma excelente opção para não pesar o quarto infantil. A cama com gavetões de palhinha tem desenho e execução do escritório Figueiredo Fischer, responsável pelo projeto. 

Projeto do escritório Figueiredo Fischer (Foto: Divulgação)

 

  1. No projeto da arquiteta Regina Matheus, a paleta de cores e os revestimentos deixam o quarto divertido, mas sem aquele ‘ar’ de ambiente infantil demais. 

Projeto da arquiteta Regina Matheus (Foto: Fernando Crescenti / Divulgação)

 

  1. O padrão grid promove leveza e suavidade à decoração. Apesar de parecer um pouco sóbrio, o recurso é super bem-vindo em quartos de criança, como no projeto de Hana Lerner. 

Projeto de Hana Lerner (Foto: Sambacine / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Figueiredo Fischer, para as duas filhas, o ambiente tem marcenaria de carvalho clareado, como no restante do apartamento, mas com detalhes de palhinha. As pinceladas de rosa suavizam o visual. 

Projeto do escritório Figueiredo Fischer (Foto: Ricardo Bassetti / Divulgação)

 

  1. No projeto da Uebaa Design, o ponto central da decoração é a cama-casinha, uma ideia que partiu da mãe, inspirada pela brincadeira favorita da filha. Para estimular a autonomia, a cama é montessoriana. 

Projeto do Uebaa Design (Foto: Renata D’Almeida / Divulgação)

 

  1. O tema de floresta foi muito bem executado pelo escritório Mundstock Arquitetura, com direito a casinha na árvore, escorregador e animais nas paredes.

Projeto do escritório Mundstock Arquitetura (Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação)

 

  1. O arquiteto Tulio Xenofonte criou um clima de safári neste quarto, com direito a mezanino e escorregador verde. 

Projeto do arquiteto Tulio Xenofonte (Foto: Evelyn Muller / Divulgação)

 

  1. Projeto do escritório AS Design Arquitetura conta com cores fortes e muita textura. 

Projeto do escritório AS Design Arquitetura (Foto: Maura Mello / Divulgação)

 

  1. Pensado para um casal de irmão, a paleta de cores atemporal deste quarto varia entre azul, amarelo e rosa, com direito a papel de parede que imita granilite. Projeto do escritório Elefante Design. 

Projeto do escritório Elefante Design (Foto: Sambacine/Divulgação)

CONFIRA: 6 TIPOS DE REVESTIMENTOS PARA QUARTOS PEQUENOS

  1. Para o quarto da bebê, o o Studio M&A Arquitetura criou um delicado céu estrelado com iluminação indireta, para não machucar os olhos da criança. Os papéis de parede florido e degradê revestem as paredes. 

Projeto do Studio M&A Arquitetura (Foto: Sidney Doll / Divulgação)

 

  1. Com piso de taquinhos de madeira e armário de época, o quarto dos netos precisou de um papel de parede para trazer o ar lúdico da infância. Projeto da arquiteta Ana Cano. 

Projeto da arquiteta Ana Cano (Foto: Luiza Schreier / Divulgação)

 

  1. Um quarto de criança inspirado em uma caverna de urso foi a ideia da arquiteta Marina Paccieri. A cama fica coberta formando um ambiente aconchegante e escuro.

Projeto da arquiteta Marina Paccieri (Foto: Celeste Najt/ Reprodução)

 

  1. Quarto de bebê projetado pelo arquiteto Renato Mendonça tem decoração inspirada na praia e ganha marcenaria clara e tons de azul. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto de Renato Mendonça (Foto: Raul Fonseca/Divulgação)

 

  1. Misto de quarto e brinquedoteca, o projeto do escritório Oba! tem decoração moderna e colorida, com direto a cama em formato de casinha. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do escritório Oba! (Foto Leonardo Costo / NaToca Design)

 

  1. O escritório Escala Arquitetura focou na marcenaria para entregar o quarto dos sonhos dessa menina. A estante de livros foi pintada de menta, sua cor favorita, e uma chapa de MDF furadinha permite encaixar baldinhos e prateleiras para lápis e objetos. 

Projeto do escritório Escala Arquitetura (Foto: MCA Estudio / Divulgação)

 

  1. Com mobiliário solto e atemporal, que pudesse ser levado para a próxima moradia, a designer de interiores Anna Lucia Azevedo usou a pintura geométrica com tons vibrantes para trazer personalidade a este quarto. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto da designer de interiores Anna Lucia Azevedo (Foto: Thiago Travesso/Divulgação)

 

  1. No quarto projetado pela Fabular Arquitetura, um papel de parede com estampa de granilite delimita a área de dormir, enquanto os tapetes dividem visualmente os espaços de vestir e brincar.

Projeto da Fabular Arquitetura (Foto: Fernanda Petelinkar / Divulgação)

 

  1. A marcenaria azul clara que se estende até o teto cumpre diversos papéis no quarto de Hana Lerner: setoriza a cama, abre espaço de armazenamento e ainda oferece aconchego. 

Projeto da arquiteta Hana Lerner (Foto: Divulgação)

 

  1. O quarto assinado por Bia Hajnal é perfeito para uma festa do pijama. Além das duas camas de baixo, a marcenaria planejada criou espaço para mais duas camas no mezanino. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto de Bia Hajnal (Foto: Mariana Lima / Matho Fotografia)

 

  1. Com piso de madeira escuro e papel de parede suave, o escritório Decor Petit Arquitetura para Crianças arrematou este quarto infantil com uma casinha verde repleta de charme, que funciona como biblioteca.
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do escritório Decor Petit Arquitetura para Crianças (Foto: Renata d’Almeida)

 

  1. Pouco espaço não foi problema para o escritório Decor Petit Arquitetura para Crianças. Cada cantinho deste quarto foi aproveitado com escalada, prateleiras, nicho sob a cama para colchão e mezanino para brincadeiras. O papel de parede de panda arremata a composição. 

Projeto do escritório Decor Petit Arquitetura para Crianças (Foto: Renata d’Almeida)

 

  1. O projeto de Duda Senna Arquitetura é repleto de detalhes! Repare no teto pintado de rosa, no papel de parede, no puxador do armário, no tapete de bolinhas. 

Projeto de Duda Senna Arquitetura (Foto: Divulgação)

 

  1. O beliche de madeira compõe a cena com estante rosa de livros e a escrivaninha, também de madeira. Destaque para o papel de parede, que arrematou o ambiente de Marianna Dib.

Projeto da arquiteta Marianna Dib (Foto: Sambacine)

 

  1. Com tons neutros, o papel de parede de bolinhas escolhido para este quarto do Très Arquitetura é gracioso para a infância, mas sem ficar muito datado. Assim, poderá ser usado por muitos anos, sem a necessidade de trocar tão cedo.

Projeto do escritório Très Arquitetura (Foto: Fran Parente)

 

  1. Muitas cores e estampas imprimem um clima de selva no projeto da arquiteta Gabi Work. Nesse contexto lúdico, a bicama de madeira e palhinha – dois materiais naturais – faz o papel de base neutra. 

Projeto da arquiteta Gabi Work (Foto: Mariana Lima / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Bianchi & Lima, a marcenaria fez a diferença para criar bicama com degraus e muito espaço para escrivaninha e gavetas. Destaque para a cabeceira de veludo que traz mais aconchego à composição. 

Projeto do escritório Bianchi & Lima (Foto: Júlia Ribeiro / Divulgação)

 

  1. Nesta casa de praia, o quarto das crianças ganhou três camas em um projeto esperto do escritório Sayuri Machado Arquitetura. O papel de parede com padrão pequenininho lembra um tecido à distância. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do escritório Sayuri Machado Arquitetura (Foto: Mariana Boro / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Atelier Arquitetura, as profissionais descobriram uma viga invertida. O que deveria ser um problema se tornou a inspiração para o décor. As arquitetas criaram um deque de madeira suspenso que esconde o pilar e ainda serve de armário para os brinquedos. 

Projeto do escritório Atelier Arquitetura (Foto: MCA Estudio/Divulgação)

 

  1. A inspiração do quarto projetado pelo escritório HB Interiores e Seferin Arquitetura veio do estilo escandinavo, que garante base neutra ao ambiente. O berço tem estilo retrô reforçado pelo papel de parede. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do escritório HB Interiores e Seferin Arquitetura (Foto Marcelo Donadussi / Divulgação)

 

  1. No projeto do Grafito Studio Criativo, o tom mais estimulante foi deixado apenas para o teto do quarto infantil. O papel de parede lúdico de fundo do mar parece desenhado à mão. 
60 quartos de criança para se inspirar

Projeto do Grafito Studio Criativo (Foto: Thiago Travesso / Divulgação)

 

  1. No projeto do Studio TAM-gram, a paleta mais fria, com azul, verde e cinza, pode ser uma estratégia para trazer mais calma e tranquilidade ao sono das crianças. 

Projeto do Studio TAM-gram (Foto: Estúdio São Paulo / Divulgação)

 

  1. Já neste outro projeto do Studio TAM-gram, as cores quentes foram usadas de uma forma menos saturada, o que trouxe suavidade e aconchego. 

Projeto do Studio TAM-gram (Foto: Estúdio São Paulo / Divulgação)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 19 outubro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais