39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Não tem jeito: na hora de projetar quartos de bebê, o papel de parede ainda é uma escolha frequente entre arquitetos, designers de interiores e pais entusiastas. Para além das inúmeras estampas, que vão do lúdico ao minimalista, essa escolha tem uma explicação técnica.  Como o próprio nome já diz, o papel de parede é […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 fevereiro 2024 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Não tem jeito: na hora de projetar quartos de bebê, o papel de parede ainda é uma escolha frequente entre arquitetos, designers de interiores e pais entusiastas. Para além das inúmeras estampas, que vão do lúdico ao minimalista, essa escolha tem uma explicação técnica. 

Como o próprio nome já diz, o papel de parede é um material utilizado para cobrir e decorar as paredes de ambientes internos, e pode ser aplicado com cola ou adesivo. Isso coloca o revestimento num patamar exclusivo de solução rápida e sem quebradeira para trazer novos ares a um ambiente. 

Imagine que você está grávida e precisa improvisar um quarto de bebê em um antigo quarto de hóspedes ou escritório. Em meio a tantas outras preocupações da gestação, dificilmente você vai querer se envolver em uma reforma. Aí entram os papéis de parede. Com instalação rápida e praticamente sem resíduos, ele é o sonho de consumo da grávida com uma lista eterna de pendências. 

Além disso, crianças crescem rápido e, logo, a estampa de safári precisa abrir espaço para mapa múndi, nichos de parede, escrivaninha e novos armários. Assim como a tinta, o papel de parede oferece menor resistência à troca do que um porcelanato ou vinílico, por exemplo. No fim das contas, a preferência por este revestimento é uma questão prática. 

É claro que as atuais estampas de papel de parede também não deixam a desejar. Entre padrões lúdicos, estampas florais, tropicais e geométricas, é impossível não se apaixonar. E, se o valor do m² parecer exorbitante, sempre há a possibilidade de aplicar apenas em uma parede ou até meia-parede. 

A seguir, confira 40 projetos com papel de parede no quarto de bebê!

 

  1. No projeto da arquiteta Ana Toscano, o discreto papel de parede com bolinhas coloridas foi combinado à meia-parede cinza. 
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto da arquiteta Ana Toscano (Foto: Evelyn Muller / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Mandril Arquitetura, o tema do universo aparece no papel de parede e no teto azul, com efeito de céu estrelado graças à fibra ótica espalhada por todo o forro de gesso do quarto.
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto do escritório Mandril Arquitetura (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

CONFIRA: 60 QUARTOS DE CRIANÇA PARA SE INSPIRAR

  1. No quarto infantil projetado pelo escritório MBV Arquitetura, o papel de parede foi personalizado com a cadelinha da família. Uma graça, né? 
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto do escritório MBV Arquitetura (Foto: Lilia Mendel/Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Paleta Arquitetura Infantil, a estampa do papel de parede fica concentrada apenas no terço superior, com plantas pendentes e um sutil degradê verde. 
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto do escritório Paleta Arquitetura Infantil (Foto: Divulgação)

 

  1. No quarto de bebê projetado pelo Studio Tan-gram, o papel de parede apresenta tons de cinza, abrindo espaço para a marcenaria verde.
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto do Studio Tan-gram (Foto: Estúdio São Paulo / Divulgação)

 

  1. No projeto da arquiteta Júlia Guadix, o papel de parede geométrico com triângulos rosa foi escolhido para durar alguns anos. 
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto da arquiteta Júlia Guadix (Foto: Divulgação)

 

  1. O quarto projetado pela arquiteta Hana Lerner comporta duas crianças em fases diferentes. O papel de parede com temática de mapa mundi de um lado não briga com o berço de outro.
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto da arquiteta Hana Lerner  (Foto: André Nazareth / Divulgação)

 

  1. Neste outro projeto do Studio Tan-gram, o papel de parede predominantemente cinza foi aplicado em uma única parede para trazer destaque ao berço. 
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto do Studio Tan-gram (Foto: Estúdio São Paulo / Divulgação)

 

  1. Neste quarto de bebê, idealizado pelos jornalistas Isabela Caban e Simone Raitzik, apesar da estampa infantil, o papel de parede tem uma pegada moderninha pelas cores. 

Projeto de Isabela Caban e Simone Raitzik (Foto: Sambacine / Na Toca)

 

  1. Com cores pastéis e pequenos corações, o papel de parede destaca o painel estilo boisserie atrás do berço no projeto da Degradê Arquitetura. 

Projeto da Degradê Arquitetura (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)

 

  1. Na parede oposta ao berço, o papel de parede de mapa mundi é menos datado e poderá ser mantido conforme o crescimento da criança. 

Projeto do escritório MBV Arquitetura (Foto: Lilia Mendel/Divulgação)

 

  1. No quarto projetado pelos arquitetos Daniel Bolson e Mariana Marchioro, o papel de parede, em tons claros, tem desenhos de animais e plantas. 

Projeto dos arquitetos Daniel Bolson e Mariana Marchioro (Foto: Cristiano Bauce/Divulgação)

 

  1. No projeto infantil da Fabular Arquitetura, o papel de parede com estampa de granilite marca visualmente a área de dormir e é combinado a outro mais neutro, com estampa geométrica. 
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto da Fabular Arquitetura (Foto: Fernanda Petelinkar / Divulgação)

 

  1. Quarto de bebê assinado pelo escritório Dirani e Marchió ganha decoração em tons de azul com tema marinheiro e papel de parede com conchas. 
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto do escritório Dirani e Marchió (Foto: Eder Bruscagin/Divulgação)

 

  1. A pedido da irmã mais velha, este quarto de bebê tem como temática uma viagem a Paris. O papel de parede ilustrado escolhido pela arquiteta Leila Bittencourt foi o matching perfeito. 

Projeto da arquiteta Leila Bittencourt (Foto: Juliana Coutinho/Divulgação)

 

  1. A arquiteta Ana Cano Milman criou um quarto de bebê sem gênero com mix de branco, cinza e azul. O papel de parede listrado é contraposto à parede texturizada. 

Projeto da arquiteta Ana Cano Milman (Foto: Antônio Shumacher/Divulgação)

 

  1. O berço de acrílico e o papel de parede personalizado tornam este quarto infantil único. Projeto do escritório Da Hora Arquitetura. 

Projeto do escritório Da Hora Arquitetura (Foto: Denilson Machado / Divulgação | Produção: Diego Matos)

 

  1. O projeto do Mini Noma tem papel de parede com elementos da natureza. Em destaque, a cômoda no centro do quarto flui entre tons de azul e verde para integrar-se à decoração. 

Projeto do Mini Noma (Foto: Mariana Lima)

 

  1. O papel de parede de floresta trouxe o tom lúdico que os pais desejavam para o quartinho do bebê e guiaram a paleta verde e terracota, que foge ao óbvio. Projeto do Estúdio Halina Sanchez. 

Projeto do Estúdio Halina Sanchez (Foto: Fran Parente/Divulgação)

 

  1. Padrão estratégico para compor com outros papéis de parede, o grid foi usado neste quarto de 16 m² pela arquiteta Hana Lerner para dar leveza e textura. 

Projeto da arquiteta Hana Lerner (Foto: Divulgação)

 

  1. O escritório AS Design Arquitetura aproveitou o pé-direito alto com um painel ripado contínuo em meia-parede e papel de parede com estampa infantil. 

Projeto do escritório AS Design Arquitetura (Foto: Rafael Renzo/Divulgação)

 

  1. O tom amadeirado do berço remete ao tema natureza, que foi a proposta para o painel serigrafado que cobre uma das paredes. Projeto de Daniela Funari Arquitetura. 

Projeto de Daniela Funari Arquitetura (Foto: Mariana Camargo/Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Mar Arquitetura, o papel de parede também tem tema sáfari, mas a estampa lavada é mais discreta e promete não enjoar tão rápido. 
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto do escritório Mar Arquitetura (Foto: Divulgação)

 

  1. O quarto montessoriano projetado pelo estúdio de design de interiores Fabular tem papel de parede com tracinhos discretos. 
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto do estúdio de design de interiores Fabular (Foto: Mariana Lima/Divulgação)

 

  1. Quarto de bebê em tons de amarelo e balões decorativos foi inspirado pelo papel de parede desenhado à mão. Projeto de Juliana Pagani Interiores. 
39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto de Juliana Pagani Interiores (Foto: Flavio Dias/Divulgação)

 

  1. O Estúdio Halina Sanchez combinou o papel de parede tropical com berço e armário superior em palhinha e painel ripado nas laterais da janela. 

Projeto de Estúdio Halina Sanchez (Foto: Fran Parente/Divulgação)

 

   27. O puro luxo, o projeto do designer de interiores Abir Salim combina berço de madeira West Elm com papel de parede inspirado em paisagens canadenses e luminárias vintage. 

Projeto do designer de interiores Abir Salim (Foto: Heather Talbert Photography/Divulgação)

 

     28. Papel de parede com estampa de floresta, tons claros de verde e móveis sob medida foram a aposta da arquiteta Carla de Mello. 

Projeto da arquiteta Carla de Mello (Foto: Renata Almeida/Divulgação)

 

   29. O escritório Milkshake.co revestiu as paredes com boiseries de madeira sobre o papel de parede estampado com animais como elefantes e girafas. 

Projeto do escritório Milkshake.co (Foto: Renata D’Almeida/Divulgação)

 

   30. No projeto da arquiteta Paola Capucho, o papel de parede com mescla de verdes e tons terrosos foi o ponto de partida do décor. 

Projeto da arquiteta Paola Capucho (Foto: Camila Santos)

 

   31. O quarto de bebê da arquiteta Ana Luisa Barreira combina meia parede revestida com marcenaria verde-clara e papel de parede. 

Projeto da arquiteta Ana Luisa Barreira (Foto: Lilia Mendel / Divulgação)

 

   32. Realçando o papel de parede rosa, o arco desenhado serve para setorizar a área da cômodo com trocador e adicionar bossa ao projeto do escritório Memoá Arquitetos.

Projeto do escritório Memoá Arquitetos (Foto: Leonardo Costa / Divulgação)

 

   33. O projeto de Cris Passos recebeu o papel de parede inspirado no terrazzo, que remonta à atmosfera da casa de vó. 

Projeto de Cris Passos (Foto: Divulgação)

 

   34. No projeto assinado por Duda Tavares, o mesmo papel de parede foi aplicado no teto e combinado a paredes vibrantes. 

Projeto de Duda Tavares (Foto: Divulgação)

CONFIRA: 50 IDEIAS COM PAPEL DE PAREDE PARA O QUARTO

   35. O escritório Workstead optou por um papel de parede preto e lúdico, com estampa de animais da floresta e cogumelos. 

Projeto do escritório Workstead (Foto: Divulgação)

 

   36. No projeto da designer de interiores Julia Premazzi, o papel de parede com estampa poá e o painel de madeira trazem aconchego ao quarto do bebê. 

Projeto da designer de interiores Julia Premazzi (Foto: Kadu Lopes / Divulgação)

   

   37. O projeto da arquiteta Gabriela Marques foi pensado para acompanhar o crescimento do bebê, com papel de parede descontraído. 

Projeto da arquiteta Gabriela Marques (Foto: Divulgação)

 

   38. No projeto lúdico da designer de interiores Sophie Robinson, as cores quentes flutuam sobre o fundo escuro. 

Projeto da designer de interiores Sophie Robinson (Foto: Divulgação)

 

   39. No quarto de bebê, a decoração teve como ponto de partida o papel de parede da Dina Bandman Interiors. A estampa de limoeiro ressalta as cores verde e amarela, que, juntas, dão o tom ao ambiente. 

39 projetos com papel de parede no quarto do bebê

Projeto de Dina Bandman Interiors (Foto: Divulgação)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 fevereiro 2024 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais