50 ideias com papel de parede para o quarto

Ele já foi o queridinho de arquitetos e designers de interiores, mas acabou caindo no conceito de muita gente com a fama de ser um revestimento datado. Sabe de quem estou falando? Do polêmico papel de parede! Antes de tudo, quero esclarecer que não existe revestimento datado, mas estampa da moda. Essa é a pegadinha. […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 outubro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Ele já foi o queridinho de arquitetos e designers de interiores, mas acabou caindo no conceito de muita gente com a fama de ser um revestimento datado. Sabe de quem estou falando? Do polêmico papel de parede! Antes de tudo, quero esclarecer que não existe revestimento datado, mas estampa da moda. Essa é a pegadinha.

Como o próprio nome já diz, o papel de parede é um material utilizado para cobrir e decorar as paredes de ambientes internos, e pode ser aplicado com cola ou adesivo. Em projetos residenciais, é muito comum que ele seja especificado para salas, quartos e escritórios. Isso acontece porque a instalação é mais indicada em ambientes secos, onde a umidade não é uma ameaça à durabilidade do revestimento.

Em 2023, com a valorização das estampas botânicas e das texturas naturais, vimos os papéis de parede voltarem com força às mostras de decoração e, consequentemente, aos projetos. Se eu recomendo a instalação em quartos? A resposta é: depende do perfil do cliente!

Se ele procura uma solução rápida e sem quebradeira para dar novos ares à ala íntima,  papéis de parede provavelmente será uma boa solução. Ainda que alguns modelos possam exigir mão de obra especializada para a instalação, ela tende a ser rápida e não gera quase nenhum resíduo. Papéis de parede também são excelentes opções para imóveis alugados, embora os modelos convencionais não possam ser retirados e reaproveitados no imóvel seguinte.

Em quartos de casal, o papel de parede tende ser aplicado na parede da cama, como uma opção até mais econômica do que as cabeceiras convencionais, estofadas, de madeira, tecido ou couro. Já para quartos de crianças e adolescentes, não faltam estampas personalizadas com padrões florais, geométricos, xadrez, listrados e até personagens. O mais importante é que a escolha da estampa esteja alinhada à personalidade do morador, não a uma tendência passageira.

Nos contras, alguns pontos merecem atenção, como o orçamento. O m² do papel de parede ainda pode assustar clientes desavisados. Vale lembrar que não é necessário aplicar o papéis de parede em todas as paredes do quarto, o que pode até tornar o ambiente cansativo com o tempo. Mesmo com uma meia parede, já é possível alcançar um efeito bacana e não tão caro.

E se você se preocupa com a limpeza e procura um tom mais suave, indico investir em um modelo vinílico. Eles são laváveis, ou seja, apresentam maior resistência e durabilidade quando houver, momentaneamente, o contato com a água ou alguma sujeira. Dessa forma, você garantirá uma parede limpa e esteticamente agradável por mais tempo.

A seguir, confira 50 ideias com papel de parede para o quarto!

  1. O papel de parede impactante, em vários tons de azul com bege suave, é uma releitura das transparências e reflexos das profundezas do mar. O quarto de hóspedes com escritório foi projetado pelo arquiteto Rodolfo Consoli.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do arquiteto Rodolfo Consoli (Foto: Gustavo Bresciani/Divulgação)

CONFIRMA: PAPEL DE PAREDE LÍQUIDO: O QUE É, COMO APLICAR E VANTAGENS

  1. Papéis de parede também podem somar textura a projetos com tons mais neutros, como o quarto projetado pelo escritório Escala Arquitetura. A cabeceira e a mesa de apoio são de madeira freijó.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do escritório Escala Arquitetura (Foto: MCA / Divulgação)

 

  1. O projeto delicado e romântico do arquiteto Mauricio Arruda tem cabeceira estofada com veludo e papel de parede estampado com pássaros.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do arquiteto Mauricio Arruda (Foto: Victor Affaro / Editora Globo)

 

  1. Papéis de parede são excelentes forma para personalizar espaços, como este modelo quadriculado que faz referência à marca Vans, muito utilizada pelo casal skatista. Projeto do escritório [ moribe + valente }.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do escritório [ moribe + valente }.(Foto: Eduardo Macarios / Divulgação)

  1. Neste quarto do escritório AS Design Arquitetura, o papel de parede com folhas cria o pano de fundo perfeito para a cabeceira boho.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do escritório AS Design Arquitetura (Foto: André Nazareth / Divulgação)

 

  1. No quarto projetado pela arquiteta Daniela Saliba, o papel de parede neutro destaca o mobiliário, com garden seat de pequenos troncos, outro de madeira petrificada e luminária de chão.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto de Daniela Saliba (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

 

  1. No quarto infantil de Manuela Rampazzo e Prisca Odermat, o papel de parede com triângulos coloridos compõe a atmosfera lúdica.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto de Manuela Rampazzo e Prisca Odermat (Foto: Joana França / Divulgação)

 

  1. O papel de parede com um mar agitado orna perfeitamente com a estética industrial do quarto projetado pelo SuperLimão Studio.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do SuperLimão Studio (Foto: Maíra Acayaba / Divulgação)

 

  1. Utilizando o mesmo fundo branco, a arquiteta Bianca da Hora conseguiu combinar três papéis de parede diferentes neste quarto infantil, sem pesar.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto da arquiteta Bianca da Hora (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio)

 

  1. A arquiteta Viviane Rabelo trouxe a desejada parede de tijolinhos para o quarto sem a necessidade de grandes reformas com o uso de papel de parede.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto da arquiteta Viviane Rabelo (Foto: Daniel Mansur e Henrique Queiroga / Divulgação)

 

  1. Nesse mix de quarto e brinquedoteca do escritório Oba!, o papel de parede foi usado para o quarto de uma menina que adora aventuras.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do escritório Oba! (Foto: Leonardo Costo / NaToca Design)

 

  1. O escritório ARQ_IN utilizou o papel de parede para complementar a cartela de cores do quarto infantil. A gota azul tem a mesma cor da bi-cama.

Projeto do escritório ARQ_IN (Foto: Julia Ribeiro/Divulgação)

 

  1. No quarto de adolescente projetado por Hana Lerner, o papel de parede delicado e geométrico foi aplicado sobre a marcenaria para dar destaque ao painel de televisão.

Projeto de Hana Lerner (Foto: Sambacine / Divulgação)

 

  1. No quarto infantil projetado pelo escritório MBV Arquitetura, o papel de parede foi personalizado com a cadelinha da família. Uma graça, né?
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do escritório MBV Arquitetura (Foto: Lilia Mendel/Divulgação)

 

  1. Na parede oposta ao berço, o papel de parede de mapa mundi é menos datado e poderá ser mantido conforme o crescimento da criança.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do escritório MBV Arquitetura (Foto: Lilia Mendel/Divulgação)

 

  1. No projeto da designer de interiores Marina Linhares, o quarto da moradora ganhou um suave e romântico toque de rosa, a partir do papel de parede clássico.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto da designer de interiores Marina Linhares (Foto: Evelyn Muller / Divulgação)

 

  1. O MDF de carvalho malva nas camas e nas escrivaninhas, o papel de parede e as cortinas formam uma base neutra no dormitório compartilhado. Projeto do escritório Doux Arquitetura.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do escritório Doux Arquitetura (Foto: Marcelo Nakano / Divulgação)

 

  1. Na suíte do casal, o painel em madeira freijó faz a integração de todo o ambiente. O papel de parede e os tons claros trazem a suavidade e o aconchego.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do escritório Doux Arquitetura (Foto: Marcelo Nakano / Divulgação)

 

  1. No projeto infantil da Fabular Arquitetura, o papel de parede com estampa de granilite marca visualmente a área de dormir e é combinado a outro mais neutro, com estampa geométrica.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto da Fabular Arquitetura (Foto: Fernanda Petelinkar / Divulgação)

 

  1. Para este quarto infantil, a marcenaria assinada pelo escritório MAB3 inclui três camas, escrivaninha e espaço para brinquedos. O papel de parede com montanhas também foi desenhado pelo escritório.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do escritório MAB3 (Foto: Ricardo Bassetti / Divulgação)

 

  1. O berço de acrílico e o papel de parede personalizado tornam este quarto infantil único. Projeto do escritório Da Hora Arquitetura.
50 ideias com papel de parede para o quarto

Projeto do escritório Da Hora Arquitetura (Foto: Denilson Machado / Divulgação | Produção: Diego Matos)

 

  1. O projeto da arquiteta Hana Lerner procurou contrapor as cores fortes do papel de parede vintage com a madeira, que aparece nos móveis e no teto.

Projeto da arquiteta Hana Lerner (Foto: Mariana Lima / Divulgação)

 

  1. Para uma jovem autêntica, a arquiteta Érica Salguero propôs a combinação de azul nos nichos e rosa no papel de parede

Projeto da arquiteta Érica Salguero (Foto: Renato Navarro / Divulgação)

 

  1. Evitando grandes intervenções, o escritório Robert RobL arquitetura e interiores deu um novo ar ao quarto com a aplicação de um papel de parede com tema tropical.

Projeto do escritório Robert RobL arquitetura e interiores (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

 

  1. O papel de parede geométrico escolhido pelo escritório C2H.atelier de arquitetura traz um toque de cor ao quarto, sem abrir mão de uma estética clean.

Projeto do escritório C2H.atelier de arquitetura (Foto: Ana Helena Lima / Divulgação)

CONFIRA: 6 TIPOS DE REVESTIMENTOS PARA QUARTOS PEQUENOS

  1. Tons claros e madeira criam um espaço ideal para relaxar no quarto, realçado pelo papel de parede salmão com padrão suave. Projeto da arquiteta Bia Hajnal.

Projeto da arquiteta Bia Hajnal (Foto: Kadu Lopes / Divulgação)

 

  1. Os tons da marcenaria foram escolhidos a partir do papel de parede de losangos aplicado no quarto infantil projetado pelo Estúdio de Arquitetura Ana Neri.

Projeto do Estúdio de Arquitetura Ana Neri (Foto: André Nazareth / Divulgação)

 

  1. Na suíte principal, o papel de parede texturizado em tons terrosos traz aconchego ao ambiente. Projeto do Veronica Mimoun Studio.

Projeto do Veronica Mimoun Studio (Foto: Monise Garriga / Divulgação)

 

  1. O projeto do Mini Noma tem papel de parede com elementos da natureza. Em destaque, a cômoda no centro do quarto flui entre tons de azul e verde para integrar-se à decoração.

Projeto do Mini Noma (Foto: Mariana Lima)

 

  1. O papel de parede de floresta trouxe o tom lúdico que os pais desejavam para o quartinho do bebê e guiaram a paleta verde e terracota, que foge ao óbvio. Projeto do Estúdio Halina Sanchez.

Projeto do Estúdio Halina Sanchez (Foto: Fran Parente/Divulgação)

 

  1. O quarto deste casal fã da década de 1970 em Valley Village, distrito de Los Angeles, leva papel de parede com estética retrô, escolhido pela designer de interiores Rydhima Brar.

Projeto da designer de interiores Rydhima Brar (Foto: Casa Vogue)

 

  1. No projeto dos arquitetos Ippolito Fleitz Group, as paredes curvas foram realçadas com papéis de parede refinados em tons de verdes e azul brilhantes.

Projeto dos arquitetos Ippolito Fleitz Group (Foto: Casa Vogue / Divulgação)

 

  1. No projeto de Kelly Behun, o papel de parede azul cobre todo o quarto com uma textura que se assemelha à pintura manual.

Projeto de Kelly Behun (Foto: Casa Vogue / Divulgação)

 

  1. No quarto projetado por Natalia Miyar, a combinação exagerada de padrões no quarto, como o papel de parede, manta e cortinas, traz personalidade.

Projeto de Natalia Miyar (Foto: Casa Vogue / Divulgação)

 

  1. No projeto da arquiteta e designer India Mahdavi, o papel de parede P&B evoca uma selva repleta de animais e folhagens em sintonia com a cidade de Paris.

Projeto da arquiteta India Mahdavi (Foto: Casa Vogue / Divulgação)

 

  1. No projeto dos arquitetos Leila Bittencourt e Miguel Capanema, o papel de parede florido que preenche toda a parede dá os tons para a roupa de cama.

Projeto dos arquitetos Leila Bittencourt e Miguel Capanema (Foto: Divulgação)

 

  1. No projeto da arquiteta Marina Romeiro, o papel de parede instalado na cabeceira exibe uma estampa com cores suaves e desenhos fluidos, que parecem uma aquarela.

Projeto da arquiteta Marina Romeiro (Foto: Lilia Mendel)

 

  1. No quarto assinado pela arquiteta Carmen Zaccaro, o papel de parede tem estampa de rosas, mas cores sóbrias, puxadas para o cinza.

Projeto da arquiteta Carmen Zaccaro (Foto: Divulgação)

 

  1. A designer de interiores Cacau Ribeiro escolheu um papel de parede com estampa quadriculada para criar uma meia parede em seu quarto.

Projeto de Cacau Ribeiro (Foto: Denilson Machado)

 

  1. A arquiteta Paula Muller escolheu um papel de parede com estampa discreta para decorar este quarto infantil. Na parte debaixo da parede, um tom de azul bem vivo cria uma atmosfera alto astral.

Projeto da arquiteta Paula Muller (Foto: Divulgação)

 

  1. Na reforma desta suíte, o escritório H.Ortis Arquitetura e Design optou por retirar a antiga cabeceira e substitui-la pelo papel de parede com textura de linho.

Projeto do escritório H.Ortis Arquitetura e Design(Foto: Luiz Franco / Divulgação)

 

  1. Papéis de parede também podem compor ambientes minimalistas. É o caso deste quarto projetado pelo escritório A+G Arquitetura, com papel de parede quadriculado.

Projeto do escritório A+G Arquitetura (Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio / Divulgação)

 

  1. Base clara e marcenaria garantem aconchego a este quarto projetado pelo escritório Beta Arquitetura, incluindo papel de parede suave.

Projeto do escritório Beta Arquitetura (Foto: Denilson Machado / Divulgação | Co-produção: Rodolfo Consoli Arquitetura)

 

  1. No quarto projetado pelo escritório Casa 33, a decoração mais clássica com cabeceira estofada ganha graça com papel de parede listrado.

Projeto do escritório Casa 33 (Foto: Evelyn Müller)

 

  1. As arquitetas do escritório Matú Arquitetura criaram um grande tablado de marcenaria sobre o qual foi colocada a cama king size e os futons da Futon Company para os pets dormirem. O papel de parede com folhagens arremata o ambiente.

Projeto do escritório Matú Arquitetura (Foto: Cris Farhat / Divulgação)

 

  1. No projeto da arquiteta Nayara Macedo, a roupa de cama segue a paleta de cores da decoração do quarto, ditada pelo papel de parede.

Projeto da arquiteta Nayara Macedo (Foto: Divulgação)

 

  1. As influências praianas podem ser facilmente notadas no quarto projetada Dudi Duarte, que tem uma atmosfera leve mesmo com papel de parede cinza.

Projeto de Dudi Duarte (Foto: Julia Herman / Divulgação)

 

  1. O projeto assinado pelo escritório NOP Arquitetura foi baseado na ideia de trazer uma atmosfera fresca e contemplativa para o quarto. O papel de parede e a cabeceira seguem o estilo romântico.

Projeto do escritório NOP Arquitetura (Foto: Raiana Medina)

 

  1. Na decoração do escritório FJ55 Arquitetos, o ponto de partida foi o papel de parede com inspiração oriental e fundo verde. O quarto ganhou ainda uma cabeceira de bambu e uma luminária de papel.

Projeto do escritório FJ55 Arquitetos (Foto: Casa Vogue / Reprodução)

 

  1. Na reforma da designer de interiores Marina Zhukova, os papéis de parede estampados fizeram total diferença na decoração. Na parede atrás da cama, o revestimento estampado mescla folhagens com desenhos geométricos e alcança parte do teto.

Projeto da designer de interiores Marina Zhukova (Foto: Sergey Krasyuk / Divulgação)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 outubro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais