Aprenda as melhores dicas de revestimento para quartos com umidade

Você quer decorar o quarto, mas tem problemas com umidade? Calma! Existem opções de revestimento para parede de quarto com umidade que te ajudam a conter o problema As intensas chuvas de verão nas últimas semanas estão trazendo umidade para dentro de muitas casas. Como uma visitante desagradável, ela chega e se espalha pelos cantos […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 12 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Você quer decorar o quarto, mas tem problemas com umidade? Calma! Existem opções de revestimento para parede de quarto com umidade que te ajudam a conter o problema

Quartos precisam ficar localizados em ambientes bem ensolarados e ventilados, livres de umidade, para que os moradores não adquiram possíveis problemas respiratórios (Foto: Pinterest)

As intensas chuvas de verão nas últimas semanas estão trazendo umidade para dentro de muitas casas. Como uma visitante desagradável, ela chega e se espalha pelos cantos e rodapés sem que percebamos.  Além das paredes e pisos que podem ficar úmidos e escorregadios, a condição climática também propicia o aparecimento de mofo e bolor.

Quando essa umidade aparece no quarto, a preocupação é ainda maior, já que passamos bastante tempo nesse ambiente – pelo menos oito horas de sono todas as noites. Por isso, escolher corretamente o revestimento para quartos com umidade faz toda a diferença.

Se você está sofrendo com bolor e mofo no seu quarto, confira algumas dicas para reverter esses problemas!

Quais são as causas e consequências da umidade?

Quartos precisam ficar localizados em ambientes bem ensolarados e ventilados, livres de umidade, para que os moradores não adquiram possíveis problemas respiratórios (Foto: GettyImages)

Antes de pensar em como resolver o problema da umidade, é importante entender por que ele acontece. Alguns dos motivos, inclusive, podem e devem ser resolvidos, evitando questões mais sérias, capazes de comprometer a estrutura do seu imóvel.

CONFIRA: CONFIRA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ERROS NA HORA DE COMPOR A DECORAÇÃO DOS QUARTOS

Estamos falando, por exemplo, de vazamentos em canos e danos nos telhados ou ao redor dos caixilhos das janelas. Esses problemas precisam ser consertados assim que você os identificar.

Em alguns casos, o problema pode estar relacionado a questões como ventilação inadequada, iluminação insuficiente ou falta de impermeabilização nas vedações. Nesse último caso, a umidade do solo acaba subindo pelas paredes da construção.

Quem mora em regiões úmidas e cidades litorâneas também acaba sofrendo mais com o problema. Nessas situações, é importante saber como evitar maiores estragos e prevenir danos à saúde.

Os dois grandes problemas causados pela umidade excessiva no quarto, sem dúvida, são o mofo e o bolor. Embora ambos sejam causados por fungos, o bolor apenas infecta os objetos, enquanto o mofo os corrói.

O bolor é facilmente reconhecível pela superfície em tom acinzentado e pode ser removido com um pano úmido embebido em uma solução anti-bolor. Já o mofo é caracterizado por pontos pretos escuros e tende a ser mais difícil de remover, causando danos profundos ao material afetado.

Tipos de revestimento para parede interna com umidade

Cerâmica

O revestimento cerâmico para quarto é a melhor opção em ambientes com muita umidade (Foto: Pinterest)

Entre as várias opções disponíveis, os revestimentos cerâmicos são os mais indicados para esses espaços e existem bons motivos para isso: sua alta durabilidade e resistência.

CONFIRA: 42 IDEIAS DE DECORAÇÃO PARA QUARTOS PEQUENOS

As placas cerâmicas são compostas de três camadas: a primeira é o suporte ou biscoito; a segunda é o engobe (tem função impermeabilizante e garante a aderência do esmalte ou entre as partes); e a terceira é o esmalte (camada vítrea que também impermeabiliza e decora a superfície). Por contarem com todas essas camadas, estes revestimentos têm uma resistência maior à umidade e, consequentemente, a bolor e mofo.

No caso de ambientes onde a presença de umidade é muito maior, ocasionando mais retenção dela, indica-se aplicar a cerâmica não só nas paredes, mas também no chão do local.

Outro benefício deste material é a vasta opção de formas, texturas e modelos. Você consegue comprar o que cabe no seu bolso e que combina com sua decoração.

Porcelanato

Por ser impermeável, possui uma porosidade muito baixa, o que o torna, assim como o granito, pouco propício ao acúmulo de manchas (Foto: Pinterest)


Caso você não queira utilizar a cerâmica como revestimento para parede interna com umidade, uma outra excelente opção é o porcelanato.

Quando em comparação com a cerâmica, essa opção de revestimento apresenta uma enorme desvantagem que é o fato de ela ser mais cara, enquanto a primeira tem um melhor custo benefício.

Por outro lado, o porcelanato é muito versátil. Além disso, ele é impermeável e possui uma porosidade que é bem baixa, evitando assim a ocorrência de um problema como a presença de umidade: o acúmulo das manchas na parede.

Você pode optar por comprar os porcelanatos que sejam polidos ou naturais, de acordo com o seu orçamento, mas qualquer uma das duas opções são extremamente resistentes à abrasão.

Tudo isso coloca, portanto, o porcelanato como uma excelente opção para revestir paredes internas com umidade.

Granito ou mármore

para quartos com umidade Mármores e granitos são opções bastante utilizadas no revestimento de paredes

Mármores e granitos são opções bastante utilizadas no revestimento de paredes (Foto: Pinterest)

O granito e o mármore são excelentes para serem usados em revestimento não só paredes, mas também nos pisos em áreas úmidas.

O mármore é bem mais caro do que o granito, mas também tem uma durabilidade bem maior do que esse outro material.

Já o granito tem como vantagem principal o fato de que ele possui uma porosidade muito baixa, reduzindo assim os riscos do surgimento de manchas devido à umidade.

Como usar a cerâmica nos quartos?

Para quartos com umidade, a aplicação da cerâmica é recomendada tanto para a parede quanto para o chão

Para ambientes com muita retenção de umidade, a aplicação da cerâmica é recomendada tanto para a parede quanto para o chão (Foto: Pinterest)

Aqui vai uma dica caso você opte por usar cerâmica no quarto. É possível criar a cabeceira da cama com uma cerâmica que reproduz madeira, adicionando um novo elemento decorativo ao ambiente. Outra opção é o revestimento de meia parede. Nesse caso, além da cerâmica, a recomendação é o uso de tinta impermeabilizante.

Também existem opções que interpretam tijolinhos à vista, com formas geométricas em 3D e muitas outras, para você soltar a criatividade e deixar seu quarto protegido.

Mas se você prefere um décor mais clean, poderá usar uma cerâmica lisa e neutra, sem problemas.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 12 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais