Traças de parede: o que são e como eliminar infestações em casa

As traças de parede adoram ambientes escuros e úmidos, e podem se alimentar de roupas ou livros Embora sejam conhecidas popularmente como traças de parede, esses pequenos insetos não se alimentam de alvenaria. Nos lares brasileiros, as traças podem ser de dois grupos distintos: Zygentoma, que se alimenta de livros e amido; e Lepidoptera, fase […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 15 fevereiro 2024 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

As traças de parede adoram ambientes escuros e úmidos, e podem se alimentar de roupas ou livros

Traças de parede

As traças que você encontra pela parede de casa não se alimentam de concreto (Foto: Divulgação)

Embora sejam conhecidas popularmente como traças de parede, esses pequenos insetos não se alimentam de alvenaria. Nos lares brasileiros, as traças podem ser de dois grupos distintos: Zygentoma, que se alimenta de livros e amido; e Lepidoptera, fase larval das mariposas que comem lã, pelos, algodão, linho, seda e fibras sintéticas. 

Geralmente, as traças aparecem em ambientes úmidos e sujos, em busca de um local seguro para se reproduzir. Por isso é tão comum encontrá-las em armários, estantes, guarda-roupas, gavetas, frestas de pisos, rodapés, paredes e cantos da casa. 

Para definir a melhor forma de combatê-las, é preciso identificar de qual traça estamos falando, já que elas se alimentam e se comportam de maneiras distintas.

Traça-dos-livros

Traças de parede

A traça-dos-livros se alimenta de amido e é muito comum em estantes com papéis velhos e sujos (Foto: Divulgação)

Se o seu problema com relação a traças acontece na despensa, na estante ou no escritório, provavelmente estamos falando da traça-dos-livros (Zilberman). Esses insetos possuem de 0,85 a 1,3 cm, um corpo alongado, achatado, com três filamentos caudais e coloração acinzentada. São muito ágeis e locomovem-se rapidamente por frestas na marcenaria, rodapés e armários. 

Essas traças gostam de ambientes úmidos e escuros, e costumam chegar à casa em caixas de papelão contaminadas. As traças-dos-livros se alimentam de toda substância que contenha amido. Em casa, isso inclui desde livros a alimentos na despensa a papéis de parede, podendo causar grandes estragos. 

A principal forma de preveni-las é evitar o acúmulo de papéis velhos, mantendo os livros e revistas em espaços arejados e limpos. A limpeza é a palavra-chave, lembrando sempre de aspirar rodapés e frestas com aspirador de pó, onde as traças costumam depositar seus ovos. Ah, e antes de levar caixas de papelão, livros e jornais antigos para casa, verifique se não estão com sinais de traças. 

O Instituto Biológico ensina ainda uma isca caseira à base de cola e farinha. Basta misturar goma arábica, quatro partes de farinha de trigo, seis partes de açúcar, duas partes de ácido bórico em pó e água para dar liga. Porcione em tampinhas e espalhe pelas áreas infestadas. 

Traça-das-roupas

Traças de parede

A traça-das-roupas é, na realidade, a fase larval da mariposa que se alimenta de queratina (Foto: Divulgação)

A traça-das-roupas nada mais é do que a fase larval da mariposa. Essas lagartas são particularmente fáceis de reconhecer, pois se deslocam pelas paredes protegidas por um envoltório achatado, enquanto se alimentam de queratina. Elas são responsáveis por aqueles pequenos rasgos e furos em roupas esquecidas no fundo do armário. 

Vale enfatizar que os tecidos sintéticos, em geral, não são alvos das traças-das-roupas, já que carecem de queratina, o nutriente de interesse dessas larvas. Os preferidos são lã, peles e casimira. Na fase adulta, as mariposas já não se alimentam da mesma forma, mas a fêmea deposita seus ovos nas roupas e pedaços de tecido, gerando um ciclo de contaminação. 

CONFIRA: GUIA PRÁTICO: EUCAFLOOR TRAZ DICAS PARA LIMPEZA DOS PISOS LAMINADOS E VINILICOS

Neste caso, a melhor forma de preveni-las é garantir que as roupas sejam guardadas em locais limpos, arejados e secos. Quando precisar guardar roupas e cobertores por longos períodos, armazene-os em sacos plásticos selados. Já os ternos e vestidos delicados devem ser armazenados em sacos específicos. Além disso, lembre-se de limpar e aspirar os armários com relativa frequências. 

Roupas atacadas podem ser colocadas em sacos plásticos e depois no congelador por alguns dias, para matar ovos e lagartas. Para manter as traças longe, você pode distribuir folhas de louro ou sachês de cravo-da-índia pelos armários e gavetas. O extrato de neem e o terpeno limoneno também podem ser utilizados como inseticidas naturais. 

Contudo, em infestações persistentes e significativas, será necessária a contratação de uma empresa especializada em controle de pragas. Embora as estratégias anteriores possam afetar larvas adultas, dificilmente elas vencerão larvas e ovos espalhados por toda a casa.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 15 fevereiro 2024 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais