Bancadas de granito: O granito é a pedra natural mais utilizada em bancadas de cozinha por ser muito resistente a desgastes, riscos e impactos. Além disso, apresenta baixa porosidade, ou seja, pode ser utilizado tranquilamente próximo à cuba da cozinha. Considerando essas qualidades e o preço justo, o material costuma ter o melhor custo-benefício do mercado.
CONFIRA: APRENDA AS DIMENSÕES CORRETAS PARA AS BANCADAS DA SUA CASA
Vale destacar que as cores mais claras tendem a ser mais porosas, favorecendo o aparecimento de manchas. Existem muitas opções de cores e acabamentos, que vão do branco itaúnas ao preto absoluto. Ao invés do acabamento polido, muitos têm preferido o apicoado ou escovado, que traz um tom sofisticado ao ambiente.
- Na cozinha reformada pelo escritório VAGA, os arquitetos potencializaram a iluminação natural com a bancada de granito clara na cozinha. Ela se integra visualmente ao jardim, graças às grandes janelas.
- No projeto do escritório brasiliense CoDA Arquitetos, a bancada da cozinha ganhou granito branco itaúnas, que faz par com o vão aberto na parede e revestido de concreto.
- O gourmet projetado por Giuliano Marchiorato Studio tem armários revestidos de inox, que somam ao concreto e ao granito preto, presente nas bancadas com acabamento escovado, para trazer textura.
- Neste projeto do escritório Beta Arquitetura, o grande destaque da cozinha é a ilha feita de granito. Sobre ela, uma estrutura metálica preta abriga plantas e objetos.
- No projeto do escritório Lelalo Arquitetura e Design, retalhos de granito preto foram transformados em tacos e avançam cozinha adentro, imitando o padrão de espinha de peixe dos tacos de madeira originais do apartamento. A bancada também toma partido do material.
- Trabalhando com tons mais sóbrios, o arquiteto Diego Revollo revestiu bancada e frontão com chapas de granito São Gabriel.
- O escritório Fantato Nitoli criou, no lugar da antiga parede com um passa-prato para sala, uma ilha de granito preto absoluto – onde, além de banquetas para uma refeição rápida, foram instalados o cooktop e uma coifa.
- Neste outro projeto do escritório Fantato Nitoli, a bancada de granito preto é o complemento perfeito para o revestimento usado na área do backsplash e no piso desta cozinha.
CONFIRA: COMO ESCOLHER O REVESTIMENTO PARA A BANCADA DA COZINHA
- Nesta cozinha de 20 m², a arquiteta Andressa Venturini criou uma extensa ilha, com fogão e espaço para acomodar quatro pessoas. De granito claro, ela se harmoniza com as banquetas Evo, do estúdio Adolini + Simonini.
- No projeto do arquiteto Marcos Villela Fossati, do escritório VS Arquitetura, o granito cinza andorinha serrado foi a escolha para a bancada da área externa, que serve de apoio à churrasqueira.
- Nesta cozinha projetada pelo escritório do arquiteto Gustavo Hadler, a bancada e frontão de granito preto São Gabriel escovado trazem elegância à área de trabalho.
- Neste projeto do escritório FGMF Arquitetura, a bancada de granito branco São Paulo delimita a cozinha. Os pendentes dão um charme moderno ao espaço.
- No projeto do escritório Haus Arquitetos, a cozinha e a lavanderia são integradas. A linearidade é reforçada por uma extensa bancada de Granito Preto Florido, feita no local.
- A cozinha projetada pelo arquiteto David Ito recebeu mobiliário pintado de laca fosca preta. Para combinar, o tampo do gabinete é de granito São Gabriel levigado. Ripas de madeira ebanizada forram o teto e o piso é de granilite verde.
- Na área gourmet projetada pelo escritório Ar.kitekt Associados, a bancada de granito preto absoluto serve de apoio para o forno de pizza e a churrasqueira.
- Encantadora, a cozinha projetada pelo escritório Todos Arquitetura tem ilha orgânica coberta por pastilhas e tampo de granito.
- Nesta cozinha projetada pelo arquiteto Gustavo Palma, predomina o preto. O revestimento da Roca Cerâmica utilizado no frontão é o complemento perfeito para a bancada de granito São Gabriel.
- Na cozinha, o escritório Oliva Arquitetura explorou o granito escovado e impermeabilizado, o que garantiu uma textura com certa rugosidade, que combina com os outros acabamentos mais brutos do apartamento.
- Na marcenaria planejada, o padrão amadeirado contrasta com as bancadas de granito preto e com portas de vidro fumê espelhado. Projeto do escritório MRG Arquitetura.
- No projeto assinado por Erica Salguero, a bancada com área molhada e churrasqueira foi feita de granito preto absoluto e recebe armários com acabamento na cor cinza e um frigobar.
- Na reforma comandada pela arquiteta Ana Sawaia, as pastilhas verdes se mostraram o perfeito complemento para a bancada de granito na cozinha.
- A cozinha projetada pelo escritório Macaxá Arquitetura é repleta de bossa. Os tampos em granito Itaúnas da bancada e da ilha foram combinado ao piso geométrico.