Rochas exóticas: conheça 9 opções para trazer cor aos revestimentos

Cada vez mais comuns nos projetos brasileiros, as rochas exóticas vieram para ficar. Se você já ama o uso de pedras naturais como revestimentos, assim como eu, espere só até conhecer esses padrões coloridos e completamente únicos.  O principal critério para a classificação de uma rocha como exótica é a sua formação, que impacta visualmente […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 31 agosto 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Cada vez mais comuns nos projetos brasileiros, as rochas exóticas vieram para ficar. Se você já ama o uso de pedras naturais como revestimentos, assim como eu, espere só até conhecer esses padrões coloridos e completamente únicos. 

O principal critério para a classificação de uma rocha como exótica é a sua formação, que impacta visualmente nos seus desenhos e movimentos. Naturalmente, a formação de mármores, granitos e quartzitos seguem um padrão. Quando este padrão é alterado, por atividade vulcânica, ação do vento, sol e chuva, por exemplo, temos as rochas exóticas. 

Esses mecanismos externos interferem na composição das pedras, alterando cores e veios. Assim, surgem aqueles mármores impressionantes azuis e vermelhos. Por serem fenômenos que estão fora do controle humano, essas pedras são tidas como raras. 

Entre as variadas categorias de rochas exóticas, as pedras mais comuns na arquitetura e design de interiores são os quartzitos, mármores e granitos. A seguir, confira 9 opções para trazer mais cor à casa! 

Quartzito Santorini

Quartzito Santorini (Foto: Reprodução)

O quartzito é uma rocha composta essencialmente por grãos de quartzo. Dentre as pedras é a que apresenta maior resistência à abrasão e ao ataque de produtos quimicamente reativos. Uma de suas vantagens é possuir características visuais sofisticadas como a do mármore, mas também a resistência elevada do granito. 

O Santorini, em especial, possui tonalidade natural vinho em veios organizados e suaves. Considerada uma rocha superexótica, seu tom naturalmente vinho com nuances acinzentadas é bastante atraente tanto na versão polida como na sem brilho. O melhor de tudo: ela é encontrada no Brasil! 

Quartzito Emerald Green

Quartzito Emerald Green, da Guidoni (Foto: Reprodução)

Já este quartzito verde possui variações de tonalidades que chegam ao cinza em áreas quase translúcidas. Sua estrutura irregular abrange formações mais ou menos arredondadas em dimensões variáveis, uma característica bastante especial e única. Também considerada uma rocha superexótica, é no aspecto polido que tem realçadas suas melhores propriedades estéticas. Pela alta resistência e dureza, pode ser usada tanto em ambientes internos como externos.

Quartzito Cocada Blue

Quartzito Cocada Blue (Foto: SuperClassico / Reprodução)

A pedra apresenta elementos em tonalidades suaves – como bege, creme e dourado – que parecem esculpidos sobre a base em tom suave de azul acinzentado. A estética natural parece emprestada de um movimento artístico. 

Granito Patagonia

Granito Patagonia, da MG2 (Foto: Reprodução)

É uma rocha natural composta essencialmente de quartzo, mica e feldspato. Tem baixo índice de porosidade e demonstra alta resistência a desgastes, riscos e impactos. É uma ótima opção para ambientes internos e externos, considerando qualidade, custo-benefício e fácil manutenção. 

CONFIRA: CONHEÇA AS PRINCIPAIS PEDRAS NATURAIS UTILIZADAS COMO REVESTIMENTO

O granito Patagonia é uma pedra incrível extraída no Brasil. Em uma mesma chapa, encontramos áreas de cristais totalmente translúcidos, áreas brancas, pequenos veios e pontos pretos. Os diferentes grãos vistos em um bloco de granito da Patagônia incluem quartzo, feldspato, anfibólios, mica, óxido de ferro e vários outros minerais. 

Como tantas outras, esta rocha primeiro chamou atenção no mercado externo e hoje é um dos tampos da mesa Lago, da famosa marca italiana Baxter. 

Granito Azul Bahia

Granito Azul Bahia, da Gramarcal (Foto: Reprodução)

O mármore exótico Azul Bahia, é uma rocha natural que possui um acabamento manchado e bem pigmentado. É um material de altíssima resistência e tem uma beleza diferente, rica em detalhes. Perfeita para quem busca trazer mais brilho e sofisticação a áreas internas e externas, sem abrir mão de uma cor vibrante. 

Granito Red Revolution

Granito Red Revolution, da Cimino Granitos e Mármores (Foto: Reprodução)

As pedras vermelhas estão super em alta e aparecem desde o piso às paredes e bancadas. O granito Red Revolution é uma das opções que conferem tamanha versatilidade. Por ser muito resistente a desgastes, riscos e impactos, este tipo de rocha é muito utilizado em bancadas de cozinha, por exemplo. Além disso, apresenta baixa porosidade, ou seja, pode ser utilizado tranquilamente próximo à cuba. 

A versão Red Revolution traz um tom vivo e intenso, que se alterna nos matizes do vermelho. As nuances e veios esculpidos pela natureza conferem movimento à superfície, com traços em branco e cinza que percorrem toda a pedra. 

Mármore Blue Damasco

Mármore Blue Damasco, da Marina Mármores e Granitos (Foto: Reprodução)

Rocha natural originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão, o mármore tem aparência mais homogênea que o granito, com veios expostos, e pode ser encontrado em muitas variações de cores e texturas. Com conotação sofisticada, o material deve ser usado preferencialmente em ambientes internos, já que em áreas externas pode apresentar alterações de cor graças à ação do tempo, dos raios solares e da poluição. 

O Blue Damasco é um mármore notável, com base cinza misturada a um azul suave e veios brancos por toda a peça. Esta tonalidade mais clara o torna perfeito para banheiros e cozinhas. 

Mármore Paraná Milano Macchiato

Mármore Paraná Milano Macchiato, da Gramarcal (Foto: Gramarcal / Divulgação)

É o caso da pedra Paraná Milano Macchiato, da Gramarcal, que apresenta uma base branca com veios em tons de verde, dourado, cinza e marrom. Caracterizada como exótica, é produzida na região metropolitana de Curitiba e é uma peça considerada exclusiva. 

Mármore Rosso Lepanto

Mármore Rosso Lepanto, da Magma Mármores (Foto: Reprodução)

O Mármore Rosso Lepanto é uma rocha extraída na Turquia. Possui um fundo vermelho cereja profundo e intenso que contrasta com veios brancos marcantes. É um dos mármores mais raros encontrados na natureza, característica que o torna exótico e desejado. Recentemente, o padrão foi reproduzido pela Roca Cerâmica em um porcelanato, o que facilitou seu uso nos lares brasileiros.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 31 agosto 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais