Aprenda as dimensões corretas para as bancadas da sua casa

As bancadas são estruturas lineares, que cabem nos mais diversos ambientes. No banheiro e na cozinha, ela costuma abrigar a cuba e servir de apoio para as principais atividades ali exercidas. Além disso, no home office, na sala, no quarto e em cozinhas integradas, ela ainda pode servir como mesa, comportando cadeiras ou banquetas.  “Elas […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 09 janeiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Projeto do escritório Milcent Arquitetura (Foto: Tarso Figueira / Divulgação)

As bancadas são estruturas lineares, que cabem nos mais diversos ambientes. No banheiro e na cozinha, ela costuma abrigar a cuba e servir de apoio para as principais atividades ali exercidas. Além disso, no home office, na sala, no quarto e em cozinhas integradas, ela ainda pode servir como mesa, comportando cadeiras ou banquetas. 

“Elas podem ocupar um espaço pequeno para refeições mais rápidas ou servir como uma pequena mesa de jantar para a família. Tudo depende da metragem disponível no imóvel”, sugere a arquiteta Claudia Yamada, sócia de Monike Lafuente no escritório Studio Tan-gram.  

Principalmente em ambientes pequenos, é fundamental a medição correta da bancada para que ela não comprometa a circulação ou prejudique abertura de armários e gavetas. É importante salientar também que as medidas de altura podem variar de acordo com o tamanho e a necessidade dos moradores da casa. “Para pessoas mais altas, por exemplo, há a necessidade de elevar um pouquinho a altura. Com os mais baixos, o caminho é inverso. Assim, todos podem utilizar a bancada confortavelmente”, pontua Claudia.

 

Confira a seguir as principais medidas para cada ambiente da casa! 

 

Bancada para cozinha 

Projeto do escritório Rawi Arquitetura (Foto: Juliana Deeke / Divulgação)

 

Na cozinha, a bancada principal costuma servir de apoio para a preparação dos alimentos. O ideal é que ela tenha uma altura de 92 cm, podendo chegar até 1,10 m. Essa é uma medida padrão que se ajusta bem para adultos de estatura média e não impede que quem é um pouco mais baixo alcance e use a bancada.

CONFIRA: COMO ESCOLHER O REVESTIMENTO PARA A BANCADA DA COZINHA

Já a profundidade da bancada pode variar entre 50 cm e 65 cm, sendo esta última a medida padrão para ter uma área de tampo espaçosa e confortável. É necessário levar em consideração também as dimensões da cuba e do cooktop. Já o comprimento da bancada vai depender do espaço disponível na sua cozinha.

 

Bancadas para refeições

Cozinha com parede de tijolinhos branco, eletrodoméstico preto e de inox, piso em tom neutro, bancada alta para refeição com banqueta marrom estofado

Projeto da arquiteta Andrea Balastreire (Foto: Rafael Renzo⁠ / Divulgação⁠)

Com no mínimo 40 cm de profundidade para acomodar com perfeição o prato, a bancada alta, comum em cozinhas integradas e áreas gourmet, deve ter entre 1 e 1,15 m de altura e devem ser acompanhadas por banquetas, que por sua vez devem apresentar de 70 e 80 cm para acomodar a todos de forma confortável. Outra dica valiosa é não se esquecer de considerar o espaço livre para as pernas. 

Para bancadas baixas, a altura é semelhante à de uma mesa tradicional, podendo variar entre 75 e 80 cm, demandando o emprego de cadeiras ou banquetas em alturas convencionais. “Nesses casos, as bancadas mais baixas são indicadas para aqueles que pretendem realizar todas as refeições por ali, oferecendo mais conforto aos moradores”, afirma a arquiteta Monike Lafuente. 

 

Bancada para banheiro

Banheiro com azulejo em meia parede na cor neutra vertical, e outra metade pintada de branco, espelho redondo, bancada pia em cor neutra com cuba branca

Projeto do escritório Rawi Arquitetura (Foto: Juliana Deeke / Divulgação)

A bancada do banheiro deve ter uma profundidade mínima de 50 cm, assim, irá comportar a maioria das cubas. Quanto à largura, reserve uma área de sobra de 40 a 50 cm na bancada em relação à cuba. Já a altura deve ser de 90 cm. 

Leve em consideração que, dependendo do tamanho da sua bancada, pode ser necessário fazer uma ou mais emendas. Essas juntas são mínimas e a colagem é feita com massa plástica. E se a mão de obra for boa, ficam imperceptíveis – pode ficar tranquilo! 

 

Bancada para home office

Cantinho de home office com marcenaria marrom com nichos, escrivaninha e gavetas

Projeto do escritório Farah+ Arquitetura e Interiores (Foto: Inés Antich / Divulgação⁠)

Para decidir a bancada a dimensão ideal do home office, é necessário analisar os equipamentos de trabalho. Pensando nos moradores que trabalham apenas com notebook, uma versão mais compacta é mais do que suficiente. Todavia, nas profissões em que se faz necessário o uso de mais de um monitor, o projeto precisa considerar uma área compatível para uma funcionalidade efetiva. 

De acordo com a dupla do Studio Tan-gram, a recomendação é executar a marcenaria com 75 a 80 cm de altura, assegurando assim uma ergonomia eficaz para um expediente de 8 horas. No que se refere à profundidade, o parâmetro entre 60 e 70 cm funciona efetivamente. Caso não haja tanto espaço disponível, as arquitetas explicam que é possível reduzir a profundidade para até 50 cm. 

Quanto à largura, considere 1,20 m sempre que possível. “É importante que as pessoas tenham 80 cm livres para conseguirem se movimentar. Com os 40 cm restantes, podemos fazer um gaveteiro que será super útil no dia a dia”, destaca Monike. 

 

Bancada para quarto

Quarto com cantinho de home office, com bancada de madeira, metade da parede revestida com madeira ripada, outra metade pintada de cinza, espelho redondo com duas luminárias ao lado.

(Projeto da arquiteta Paula Muller Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

 

A bancada no quarto é fundamental para quem busca um espaço multifuncional. A peça pode servir como aparador para a TV, mesa de estudos, bancada de trabalho e até mesmo como penteadeira. Aqui o padrão de altura utilizado também é de 75 cm com uma média de 80 cm de extensão. 

Para quartos infantis, bancadas com aproximadamente 60 cm de altura são bem-vindas. “Uma outra opção é investir em mesas com altura regulável, assim ela irá acompanhar o crescimento da criança começando com 50cm de altura e chegando até os 75cm”, sugere Claudia. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 09 janeiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais