23 ideias de bancadas de mármore para cozinhas e banheiros

Bancada de mármore: Dicas e ideias para se inspirar!   A bancada de mármore é um dos desejos mais queridos para instalar em cozinhas e banheiros. O mármore por ser uma das pedras naturais mais porosos, ou seja, que mais absorvem água e outros líquidos, seu uso não é mais tão indicado nestes ambientes, mas […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 maio 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Bancada de mármore: Dicas e ideias para se inspirar!

Bancada de mármore

Projeto do escritório Juliana Loffi Arquitetura (Foto: Fábio Severo / Divulgação)

 

A bancada de mármore é um dos desejos mais queridos para instalar em cozinhas e banheiros. O mármore por ser uma das pedras naturais mais porosos, ou seja, que mais absorvem água e outros líquidos, seu uso não é mais tão indicado nestes ambientes, mas há quem não abra mão de sua elegância. 

Ele possui uma aparência mais homogênea que o granito, com veios expostos, que lhe conferem o ar sofisticado que o fez famoso. Além das manchas causadas pela umidade, na cozinha, alimentos com cores fortes como a beterraba também podem causar um verdadeiro estrago no mármore. 

Por este motivo, o mármore é recomendado apenas para quem faz pouquíssimo uso da cozinha, em bancadas de refeições, que não envolvem o preparo dos alimentos, ou em lavabos e banheiros com a devida impermeabilização. 

 

Confira a seguir 23 ideias de bancadas de mármore para se inspirar! 

 

  1. Enquanto a madeira traz o aconchego para a cozinha projetada pelo escritório Juliana Loffi Arquitetura, materiais mais frios, como o mármore, trazem um contraponto interessante. A bancada permite que os moradores façam refeições rápidas ou a usem como apoio no preparo de refeições. 
Bancada de mármore

Projeto do escritório Juliana Loffi Arquitetura (Foto: Fábio Severo / Divulgação)

 

  1. No projeto da arquiteta Bianca Duarte, sócia do escritório Asenne Arquitetura, valorizar a iluminação natural foi uma das premissas da reforma. O uso do mármore na bancada potencializa a luz e traz elegância à composição. 
Bancada de mármore

Projeto do escritório Asenne Arquitetura (Foto: Fran Parente / Divulgação)

 

  1. Para combinar com a pia de mármore, a bancada de refeições deste apartamento de 66 m² recebeu o mesmo revestimento de mármore Branco Siena. Para trazer cor ao ambiente, o escritório Doob Arquitetura aplicou uma faixa de azulejos de metrô verde.
Bancada de mármore

Projeto do escritório Doob Arquitetura (Foto: Julia Ribeiro/Divulgação)

 

  1. Nesse apartamento projetado pelo escritório LDM Arquitetura, os moradores faziam questão de ter um bar como extensão do living. O espaço, com um quê art déco, ficou marcado, sobretudo, pelo bloco de mármore verde-alpe que serve de bancada. 

CONFIRA: APRENDA AS DIMENSÕES CORRETAS PARA AS BANCADAS DA SUA CASA

Projeto do escritório LDM Arquitetura (Foto Gui Morelli/Divulgação)

 

  1. Na cozinha projetada pelo escritório Arquitetura Nacional, o mármore Calacatta é o centro das atenções: ele aparece no piso, na parede que divide os ambientes, em metade da bancada de refeições e no nicho criado pelos armários na bancada da cozinha. 
Bancada de mármore

Projeto do escritório Arquitetura Nacional (Foto Gabriel Carpes/Divulgação)

 

  1. O projeto do escritório BC Arquitetos explora os materiais naturais. Os armários foram executados em lâmina de freijó e destacam a bancada em mármore branco Paraná, com frontão e cobertura na mesma pedra. 
Bancada de mármore

Projeto do escritório BC Arquitetos (Foto: Salvador Cordaro / Divulgação)

 

  1. Com pouca metragem disponível, o escritório Bia Guedes Arquitetura optou pelo mármore para um resultado leve e elegante. O material foi utilizado na bancada e no frontão da cozinha, com iluminação em LED. 

Projeto do escritório Bia Guedes Arquitetura (Foto: Filipe Augusto/Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Barbara Ramos Arquitetura, uma bancada de mármore se estende do estar até a cozinha e serve de apoio tanto para a decoração, quanto para uma refeição rápida ou mais espaço para cozinhar.

Projeto do escritório Barbara Ramos Arquitetura (Foto: Divulgação / Fabio Jr. Severo)

 

  1. Bancadas de mármore em dois tons, feitas à mão, e inspiradas na troca entre as culturas italiana e sueca, foram os lançamentos da marca Very Simple Kitchen para a Semana de Design de Milão 2021. 

Projeto da marca Very Simple Kitchen (Foto: Fredrik Bengtsson / Divulgação)

 

  1. A cozinha aberta pensada pela dupla Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, da Beta Arquitetura, ganhou muito mármore e vidro, este último usado nos armários superiores, o que proporciona leveza ao bloco. 

Projeto do escritório Beta Arquitetura (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

 

  1. O projeto de reforma, assinado pelo escritório Bettiol Arquitetura, foi pautado no mármore Rosa Bahia, paixão à primeira vista dos moradores. Assim, o cor-de-rosa predomina na bancada, com traços de branco, cinza, preto e brilhos. 

Projeto do escritório Bettiol Arquitetura (Foto: Eik Sorgi / Editora Globo)

 

  1. A varanda gourmet projetada pelo escritório Compondo Arquitetura foi pensada para receber melhor amigos e família, sem comprometer a vista. A bancada foi uma excelente alternativa, feita de mármore, assim como o frontão da churrasqueira. 
Bancada de mármore

Projeto do escritório Compondo Arquitetura (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Manarelli Guimarães Arquitetura, os móveis têm desenho simples e cores neutras para enfatizar, entre outros itens, o mármore nuvolato empregado em diferentes partes, como a bancada e parte da parede da varanda gourmet. 
Bancada de mármore

Projeto do escritório Manarelli Guimarães Arquitetura (Foto: Gabriela Daltro / Divulgação)

 

  1. No projeto do arquiteto Renato Mendonça, a porta de entrada é na cozinha, que recebeu acabamentos e eletrodomésticos brancos, formando uma caixa que se integra à sala de jantar, graças à bancada e frontão de mármore Calacata Paraná.

Projeto do arquiteto Renato Mendonça (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

 

  1. No banheiro projetado pela arquiteta Kika Tiengo, uma bancada de mármore com iluminação favorecida por arandelas pode ser usada para a moradora se maquiar. O contraste vem dos azulejos em tons terrosos. 

CONFIRA: PEDRAS NATURAIS: PATRICIA PENNA DÁ DICAS PARA INCLUIR O MÁRMORE E O GRANITO NA DECORAÇÃO

Bancada de mármore

Projeto da arquiteta Kika Tiengo (Foto: Renato Navarro / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório FGMF, a grande bancada de mármore ocupa quase todo o comprimento do ambiente com cuba esculpida do mesmo material. Suspensos do piso, armários complementam a estrutura elegante.
Bancada de mármore

Projeto do escritório FGMF (Foto: Fran Parente / Divulgação)

 

  1. A rusticidade permeia o apartamento do arquiteto Rogério Gurgel. O banheiro é tomado por tons de verde, que combinam perfeitamente com o mármore escuro utilizado na bancada.

Projeto do arquiteto Rogério Gurgel (Foto: Divulgação)

 

  1. Espelhos laterais se revelam armários versáteis e leves acima da bancada de mármore carrarinha no apartamento projetado pelo arquiteto francês Jean de Just.
Bancada de mármore

Projeto do arquiteto Jean de Just (Foto: Sambacine / Editora Globo)

 

  1. Neste banheiro, assinado pela arquiteta Maria Magalhaes, a bancada une mármore, madeira e serralheria tem apoio abaixo da cuba permite deixar à vista as toalhas limpas. 
Bancada de mármore

Projeto da arquiteta Maria Magalhaes (Foto: Fran Parente/ Divulgação)

  1. No banheiro projetado pela arquiteta Renata Gaia e pelo escritório Vapor Arquitetura, foi escolhida uma pia esculpida de mármore Carrara e pastilhas cerâmicas que revestem a área do boxe, com desenhos hexagonais brancos e contorno preto.
Bancada de mármore

Projeto da arquiteta Renata Gaia e do escritório Vapor Arquitetura (Foto: Lufe Gomes / Divulgação)

 

  1. No banheiro projetado pelo arquiteto Nildo José, a bancada de mármore Carrara Venatino é o destaque da área externa ao box, com gabinete de folha de nogueira.

Projeto do arquiteto Nildo José (Foto: Evelyn Muller / Divulgação)

 

  1. O mármore também pode trazer um ar fresh à casa. Prova disso é esta pia externa do lavabo, que fica sobre uma bancada de mármore Bege Bahia, no projeto do arquiteto Leo Romano. 
Bancada de mármore

Projeto do arquiteto Leo Romano (Foto: Marcus Camargo / Divulgação)

 

  1. Neste projeto minimalista do arquiteto David Bastos, o banheiro é todo revestido de mármore branco, com banheira e uma bancada comprida para acomodar os objetos pessoais dos moradores. 
Bancada de mármore

Projeto do arquiteto David Bastos (Foto: Tuca Réines / Divulgação)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 maio 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais