O porcelanato é um dos revestimentos com maior durabilidade, resistência a impactos e altas temperaturas, e menor absorção do mercado. Essas características o tornam um forte candidato para bancadas de cozinha. Se você já ouviu uma marmoraria refutar este uso, minha resposta é: não aceite o primeiro não como resposta!
O preconceito com este material para a execução de bancadas costuma indicar uma falta de conhecimento técnico sobre o material. Porcelanatos são muito diferentes de pedras naturais, como o mármore e o granito, portanto, a mão de obra especializada em um dificilmente se sentirá à vontade com o outro.
Além disso, muitos profissionais ainda acreditam erroneamente que a bancada de porcelanato é feita de alvenaria e apenas revestida com porcelanato. Na realidade, o porcelanato e o reforço são suficientes para manter a estrutura de pé.
Geralmente, a fixação na parede é feita por mão-francesa ou grapas engastadas. Em cozinhas é muito comum que as bancadas sejam sustentadas pelos próprios armários. Mas, se a bancada for muito extensa ou pesada, é fundamental ter uma estrutura metálica para apoiá-la, além da marcenaria.
A alta resistência mecânica do porcelanato permite que ele seja cortado na máquina, com quinas perfeitas em meia esquadria. Isso é importante na hora de estruturar a bancada, garantindo o melhor acabamento possível. Para evitar lascas, é ideal que a massa tenha a mesma cor da superfície, sendo possível dar acabamento biselado na borda.
Importante: não são todos os porcelanatos que são indicados para bancadas, principalmente na cozinha, que é recomendado porcelanato de massa única e de preferência com espessura acima de 12mm. Ao decidir pela bancada em porcelanato, verifique as características técnicas e indicação de uso do fornecedor.
A seguir, confira 25 projetos com bancada de porcelanato na cozinha para se inspirar!
- Para combinar com os azulejos estampados da área gourmet, o escritório ACF Arquitetura optou pela bancada de porcelanato cinza.
- Na cozinha projetada pela designer de interiores Lu Boschi, a bancada e o nicho foram feitos em porcelanato, com veios bem marcados, somando sofisticação ao ambiente.
- No projeto do escritório Mirá Arquitetura, a escolha pelo porcelanato na parede acima da bancada do fogão e da pia reflete, além de um ideal estético, a preocupação com a limpeza e a funcionalidade.
- A cozinha integrada do escritório Eloy e Freitas Arquitetura possui conceito clean e minimalista, com paleta cinza. Bancada, balcão e frontão foram executados em porcelanato.
- Os tons de marrom do porcelanato marmorizado aplicado na bancada tornam esta cozinha elegante e marcante. Destaque para a mesa quadrada integrada à bancada, uma solução cada vez mais comum nos projetos.
- Neste projeto de Daniel Bolson, a bancada de porcelanato marmorizado serve tanto ao ato de cozinhar como às refeições, juntos ao cooktop, churrasqueira e bar.
- Na cozinha do escritório Arquiteto em Casa, os armários com molduras e a bancada em porcelanato marmorizado compõem um estilo clássico.
- Integrada à sala de jantar, a cozinha projetada pela arquiteta Marcela Wandenkolk recebeu uma bancada de porcelanato em tonalidade neutra, puxada para o cinza, a fim de complementar os armários e o revestimento do frontão, ambos azuis.
- A arquiteta Flavia Franco escolheu o formato península para ter um espaço extra de bancada, feita de porcelanato.
- O projeto da Doma Arquitetura tem bancada de porcelanato e cuba de semi-encaixe preta. A tonalidade da bancada foi escolhida para complementar os veios do porcelanato aplicado no frontão.
- A arquiteta Shirlei Proença criou um projeto funcional, elegante e integrado, como desejavam os moradores. O principal destaque é a grande bancada, revestida com o mesmo porcelanato marmorizado do frontão.
- A área gourmet é um dos destaques do projeto desta cobertura dúplex de 280 m², assinada pelo escritório Beta Arquitetura, com todas as bancadas de porcelanato.
- No projeto da arquiteta Amanda Miranda, a área da churrasqueira apresenta uma combinação de cores bem-sucedida: o toque de rosa nos revestimentos está em perfeito equilíbrio com a bancada de porcelanato marmorizado e piso cinza.
- A cozinha projetada pelo escritório Fa.Z Arquitetura precisava ser discreta. A escolha foi uma bancada de porcelanato escuro, combinada à marcenaria com laca cinza chumbo.
- No projeto da arquiteta Amanda Miranda, o porcelanato prevalece em quase todos os ambientes. Na cozinha, aparece nas bancadas, no piso e nas paredes.
- Projetado pelo arquiteto Raphael Assaf e reformado pela construtora Help Reforma e Construção, este apartamento ganhou uma cozinha escura. Para complementar os armários pretos, uma bancada em porcelanato cinza.
- Para organizar melhor a cozinha e somar funcionalidade, o escritório Sotaque Arquitetura criou uma bancada em L e uma grande ilha, ambas em porcelanato com efeito marmorizado.
- Na cozinha completamente aberta ao living, projetada pela arquiteta Shelley Roberts, a bancada de 3 m de comprimento é feita de aço e recebe tampo de porcelanato de alta resistência.
- Na cozinha de Juliana Torres Carrera Staszewski, o mesmo porcelanato foi aplicado na bancada e no frontão. Essa é uma excelente opção para áreas molhadas ou molháveis, uma vez que o revestimento possui um baixo grau de absorção.
- No projeto da designer de interiores Júlia Otaga, o porcelanato preto com grandes veios brancos domina a cozinha, revestindo frontão, bancada e ilha de refeições.
- O projeto do Estúdio Maré prioriza tons de cinza, incluindo a bancada de porcelanato, que ainda abraça a máquina de lavar louças.
- Na cozinha da arquiteta Amanda Miranda, os azulejos foram instalados na paginação de estilo espinha de peixe, trazendo maior dinamismo para a bancada em porcelanato branco com veios cinzas sutis.
- No projeto da arquiteta Paola Neubauer, a bancada em L foi executada com porcelanato na mesma tonalidade dos azulejos aplicados no frontão. O destaque fica para os armários verdes com puxadores dourados.
- Inspirado nos mármores verdes do Valle d’Aosta, localizado nos Alpes Ocidentais, este porcelanato possui um fundo verde com veios brancos bem marcantes e acabamento polido. Disponível em grande formato, ele é perfeito para a execução de bancadas exclusivas.
- As bancadas de porcelanato também podem ser utilizadas para promover a sensação de amplitude e continuidade, como nesta sugestão da Roca Cerámica, onde o mesmo padrão marmorizado foi aplicado no piso, na parede, na ilha e nos armários.