Mineral Lab: conheça a tecnologia de impressão mineral para porcelanatos

Você já notou como os porcelanatos que reproduzem pedras naturais e madeiras evoluíram nos últimos anos? Graças às novas tecnologias de impressão, as imitações duvidosas deram lugar a padrões cada vez mais realistas, que surpreendem pela riqueza de detalhes, com veios bem marcados e peças únicas.  CONFIRA: SUPERFORMATOS – 8 LANÇAMENTOS DA ROCA CERÁMICA NA […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 07 junho 2024 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Mineral Lab: conheça a tecnologia de impressão mineral para porcelanatos

Os porcelanatos da série Silver River, da Roca Cerámica, demonstram a precisão na impressão de padrões naturais (Foto: Roca / Divulgação)

Você já notou como os porcelanatos que reproduzem pedras naturais e madeiras evoluíram nos últimos anos? Graças às novas tecnologias de impressão, as imitações duvidosas deram lugar a padrões cada vez mais realistas, que surpreendem pela riqueza de detalhes, com veios bem marcados e peças únicas. 

CONFIRA: SUPERFORMATOS – 8 LANÇAMENTOS DA ROCA CERÁMICA NA EXPO REVESTIR 2024

Mineral Lab: conheça a tecnologia de impressão mineral para porcelanatos

A série Fusion, da Roca Cerámica, recria a textura do metal em lâminas de Superformato 120 x 250 (Foto: Casacor / Divulgação)

Um divisor de águas na fabricação de porcelanatos foi a adoção da tecnologia DDG (Digital Decoration & Glazing), trazida da Itália. A Roca Cerámica foi pioneira neste processo com o lançamento do Mineral Lab, em 2022. 

A tecnologia consiste na aplicação de um agregado de minerais nobres sobre a superfície do porcelanato, em equipamentos italianos que encontram-se no parque fabril da Roca em Campo Largo, no Paraná. Quando a placa cerâmica é submetida à queima, a fusão desses minerais resulta em um efeito 3D surpreendente, instigante e convidativo ao toque. 

Mineral Lab: conheça a tecnologia de impressão mineral para porcelanatos

A tecnologia Mineral Lab, da Roca Cerámica, permitiu reproduzir pedras naturais com maior precisão (Foto: Roca / Divulgação)

Mas toda a tecnologia do mundo não seria suficiente para reproduzir a singularidade dos materiais naturais. É a precisão milimétrica da aplicação que possibilita criar estampas ricas em detalhes, representando um verdadeiro resgate da história milenar da cerâmica feita à mão. A união entre arte e tecnologia resulta em peças exclusivas. 

Porcelanato Patagônia 120 x 250 cm da Roca Cerámica com tecnologia Mineral Lab (Foto: Roca / Divulgação)

É o caso da série Patagônia, inspirada no quartzito exótico brasileiro que possui, em uma mesma placa, blocos de cristais translúcidos, áreas brancas, pequenos veios dourados e pontos pretos. Dá para imaginar a quantidade de camadas necessárias para criar um porcelanato como este? 

A tecnologia Mineral LAB é a responsável pelos efeitos gráficos extraordinários, encontrados no Superformato 120 x 250 cm. As peças podem compor pisos e paredes, inclusive em áreas internas molhadas, garantindo um efeito amplo e integrado. Com juntas de 2 mm e disponível no acabamento mate, a naturalidade do revestimento Patagônia também é perfeita para revestir tampos, bancadas ou elementos como lareiras e painéis.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 07 junho 2024 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais