Bancada de cozinha para varandas ou áreas gourmet: qual material usar?

De porcelanato, granito, mármore, quartzito ou superfícies ultracompactas? Confira um guia para escolher a melhor opção para o seu projeto

A área gourmet é um espaço voltado para a gastronomia, onde se reúne a família para momentos especiais (nestes tempos atuais, respeitando a quarentena, claro!). É preciso, portanto, pensar em um projeto que seja acolhedor, com materiais adequados ao seu estilo de decoração e características técnicas que vão atender às suas demandas. Quando vamos reformar esse tipo de espaço, que geralmente é acompanhado da churrasqueira, forno de pizza e frigobar, um item que pede bastante atenção na hora da escolha do material são as bancada de cozinha.

CONFIRA: QUAL A MELHOR BANCADA DE COZINHA?

Cozinha com bancada de mármore, cadeiras verde e acessórios de cozinha.
Bancada de mármore da Michelangelo Mármores do Brasil no projeto de Leandro Garcia (Foto: Divulgação)

A grande maioria das áreas gourmets ficam em lugares que tem mais contato com o sol. E é importante pensar em materiais que sejam resistentes às intempéries, com alta durabilidade e resistência.

“Ter um espaço para compartilhar momentos em família tem ganhado cada vez mais importância. E uma área gourmet é ideal para integrar, unir a família e proporcionar lazer, principalmente durante as refeições e comemorações. A loucura do nosso dia a dia nos últimos tempos já estava fazendo a gente repensar um pouco sobre o valor da nossa casa, do afeto e do presente que é estar nela. Por isso, esse ambiente é o grande destaque de muitos projetos!”, comenta a arquiteta Juliana Fabrizzi.

As particularidades de cada material

Bancada de mármore

Os mármores são considerados um dos materiais mais sofisticados do mercado. Mas na área gourmet é importante pensar como essa bancada será usada para fazer a especificação correta. A pesquisa de qual tipo de mármore usar na cozinha deve ser minuciosa, pois o material apresenta um alto nível de porosidade e acaba absorvendo líquidos e manchando com mais facilidade.

Bancada de mármores, bancos pretos, luminárias e acessórios de cozinha.
Bancada de mármore da Michelangelo Mármores do Brasil no projeto do escritório BST Arquitetura (Foto: Divulgação)

Caso opte por este material, redobre o cuidado na hora de manusear alimentos e bebidas mais pigmentadas, que podem manchar com facilidade. As pedras naturais, aplicadas em áreas externas com incidência de sol, exigem uma atenção ainda maior com a manutenção.

Bancada de mármores, bancos pretos, quadros e prateleira de bebidas.
Bancada de mármore, projeto do arquiteto Caio Bandeira (Foto: Divulgação)

Há empresas especializadas em tratamento de mármores e granitos, que podem dar um diagnóstico e aplicar um tratamento específico que ajude na diminuição da porosidade.

Bancada de granito

Granitos clássicos são resistentes e tem um bom custo-benefício. Ele tem uma aparência mais pigmentada, e está disponível em diversas cores, de neutras a coloridas. Por ser considerado mais “duro” do que o mármore, é mais tolerante com manchas e riscos. É recomendável fazer impermeabilização uma vez por ano para prolongar a durabilidade da bancada.

Bancada de granito preta com bancos e movéis de madeira e acessórios de área gourmet.
Terraço gourmet por Studio 92, com bancada de granito (Foto: Divulgação)

E outra dica importante para bancada de cozinha: bancadas de rochas naturais com acabamentos polidos perdem o brilho no decorrer do tempo se expostas ao sol direto. É possível restaurar depois, porém uma boa dica é optar por acabamentos mais foscos, como o escovado.

Bancada de granito em ambiente de área gourmet.
Bancada de granito por Patrícia Martinez (Foto: Denilson Machado)

“Para uma análise correta de quais mármores ou granitos podem ser aplicados na sua varanda gourmet é importante uma avaliação pontual, a fim de descobrir a variação de dureza, de porosidade e de resistência ao sol (intempéries) da pedra escolhida. Também deve-se avaliar como será o uso dessa bancada, para a indicação do produto que mais se adeque à sua necessidade”, explica Carlos Vida, diretor comercial da Pedras Armani.

Newsletter
Avatar

Lilian Santos

Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing, trabalhou durante 07 anos em lojas especializadas em revestimentos, fez diversos cursos e treinamentos do segmento e resolveu pegar todo o seu conhecimento e criar o Revestindo a Casa para compartilhar dicas técnicas, que hoje ajuda milhares de pessoas. Ela desenvolve conteúdos para o digital, treinamentos para empresas do segmento, palestras e consultorias. Ah ela adora dar boas risadas, sempre tenta ver o lado bom das coisas e ama viajar.

Leave a Comment