De porcelanato, granito, mármore, quartzito ou superfícies ultracompactas? Confira um guia para escolher a melhor opção para o seu projeto
A área gourmet é um espaço voltado para a gastronomia, onde se reúne a família para momentos especiais (nestes tempos atuais, respeitando a quarentena, claro!). É preciso, portanto, pensar em um projeto que seja acolhedor, com materiais adequados ao seu estilo de decoração e características técnicas que vão atender às suas demandas. Quando vamos reformar esse tipo de espaço, que geralmente é acompanhado da churrasqueira, forno de pizza e frigobar, um item que pede bastante atenção na hora da escolha do material são as bancada de cozinha.
CONFIRA: QUAL A MELHOR BANCADA DE COZINHA?
A grande maioria das áreas gourmets ficam em lugares que tem mais contato com o sol. E é importante pensar em materiais que sejam resistentes às intempéries, com alta durabilidade e resistência.
“Ter um espaço para compartilhar momentos em família tem ganhado cada vez mais importância. E uma área gourmet é ideal para integrar, unir a família e proporcionar lazer, principalmente durante as refeições e comemorações. A loucura do nosso dia a dia nos últimos tempos já estava fazendo a gente repensar um pouco sobre o valor da nossa casa, do afeto e do presente que é estar nela. Por isso, esse ambiente é o grande destaque de muitos projetos!”, comenta a arquiteta Juliana Fabrizzi.
As particularidades de cada material
Bancada de mármore
Os mármores são considerados um dos materiais mais sofisticados do mercado. Mas na área gourmet é importante pensar como essa bancada será usada para fazer a especificação correta. A pesquisa de qual tipo de mármore usar na cozinha deve ser minuciosa, pois o material apresenta um alto nível de porosidade e acaba absorvendo líquidos e manchando com mais facilidade.
Caso opte por este material, redobre o cuidado na hora de manusear alimentos e bebidas mais pigmentadas, que podem manchar com facilidade. As pedras naturais, aplicadas em áreas externas com incidência de sol, exigem uma atenção ainda maior com a manutenção.
Há empresas especializadas em tratamento de mármores e granitos, que podem dar um diagnóstico e aplicar um tratamento específico que ajude na diminuição da porosidade.
Bancada de granito
Granitos clássicos são resistentes e tem um bom custo-benefício. Ele tem uma aparência mais pigmentada, e está disponível em diversas cores, de neutras a coloridas. Por ser considerado mais “duro” do que o mármore, é mais tolerante com manchas e riscos. É recomendável fazer impermeabilização uma vez por ano para prolongar a durabilidade da bancada.
E outra dica importante para bancada de cozinha: bancadas de rochas naturais com acabamentos polidos perdem o brilho no decorrer do tempo se expostas ao sol direto. É possível restaurar depois, porém uma boa dica é optar por acabamentos mais foscos, como o escovado.
“Para uma análise correta de quais mármores ou granitos podem ser aplicados na sua varanda gourmet é importante uma avaliação pontual, a fim de descobrir a variação de dureza, de porosidade e de resistência ao sol (intempéries) da pedra escolhida. Também deve-se avaliar como será o uso dessa bancada, para a indicação do produto que mais se adeque à sua necessidade”, explica Carlos Vida, diretor comercial da Pedras Armani.