Azul na Decoração: Confira 4 Formas de Utilizar

Já pensou em usar azul em sua decoração? Começar uma reforma em casa é um processo desafiador e exige determinação. Desde o início pensamos na decoração, em cada cantinho, cada detalhe e queremos mais que tudo que ela seja do nosso jeitinho e muito aconchegante. A definição das cores em nosso lar é uma etapa […]

Heloisa Sabbatini
Calendario 18 agosto 2020 Heloisa Sabbatini
Compartilhe:

Já pensou em usar azul em sua decoração?

Começar uma reforma em casa é um processo desafiador e exige determinação. Desde o início pensamos na decoração, em cada cantinho, cada detalhe e queremos mais que tudo que ela seja do nosso jeitinho e muito aconchegante.

A definição das cores em nosso lar é uma etapa fundamental, pois elas têm o poder de influenciar nossas sensações. Dependendo da cor escolhida, o ambiente se torna mais agradável, os espaços da casa podem parecer mais luminosos, quentes, amplos e alegres.

Desta forma, a escolha das cores em nosso lar não envolve apenas a estética, mas sim os sentimentos que elas causam. Pensando nisso escolhemos a cor azul para apresentar os benefícios de optar por ela em sua casa e mostrar 4 formas de utilizar na decoração.

Além de ser a cor do ano escolhida pela Pantone, responsável por ditar as cores que serão utilizadas pelo universo da moda, arquitetura e design, o azul tem um efeito relaxante e tranquilizador, lembrando o céu e o mar. Ele atua diretamente no sistema nervoso central, desacelerando o metabolismo, reduzindo o ritmo da respiração e ocasionando relaxamento e paz nas pessoas.

A cor azul possui uma variedade de tons, proporcionando com isso, diversos sentimentos e emoções diferentes. Geralmente são mais usados os tons de azul claro, também conhecido como azul bebê, que são encontrados em quartos de crianças, banheiros, trazendo um sentimento de leveza, calmaria. O azul royal é aprovado por boa parte das pessoas e encontrado bastante em acessórios da decoração. Esse tom possui a capacidade de tornar o ambiente mais sereno e tranquilo, mas também tem o descrédito de ser uma cor fria.

SAIBA MAIS: Aprenda Como Usar Cores na Decoração

Confira agora 4 formas de usar o azul na decoração de sua casa e se encantar com essa cor.

Tons de azul em seu banheiro

Já pensou em um banheiro azul? Se a resposta for “não”, talvez seja o momento de pensar a respeito. O azul é uma boa opção para optar no banheiro, por ser uma cor que provoca tranquilidade e paz, ajudando a relaxar no momento do banho. Se não deseja ousar tanto, e prefere algo mais sutil, é legal apostar em objetos de decoração azuis, como uma moldura no espelho, um lixinho, ou até mesmo um conjunto de cerâmica na pia.

Banheiro com armário, plantas na decoração, detalhes de madeira, cuba de sobrepor branca
Fonte: Decor Salteado

Banheiro com azulejo degrade, bancada de madeira e cuba de apoio branca
Fonte: La Cotovie
Banheiro pintado de azul, azulejo degrade branco e cinza, detalhes e piso em madeira
Fonte: Tua Casa

Tons de azul em sua cozinha

O azul permite combinações muito elegantes, apostar a cor na cozinha com certeza será um caminho seguro. É bem comum as pessoas escolherem uma cor para a cozinha toda, comprando louças e eletrodomésticos na mesma cor. Uma boa opção é optar por portas na cor azul, combinadas a outras cores, como um cinza, branco, cores mais neutras.

Cozinha moderna com armário azul e detalhes marrom, bancada com revestimento de madeira e bancos brancos, piso com ladrilhos.
Fonte: Kadu Fotografia
Cozinha moderna com armário azul, detalhes da cozinha na cor dourada, vasos de plantas, prateleiras e bancada de madeira.
Fonte: Viva Decora
Cozinha moderna com armário azul com detalhes brancos, piso de ladrilho hidráulico e mesa de madeira.
Fonte: Casa e Jardim

Tons de azul em sua sala

A sala é o lugar da casa que nós queremos assistir um bom filme, convidar os amigos e familiares para conversar. Então nesse ambiente esperamos que nossas visitas se sintam à vontade, e que seja bem aconchegante. Uma boa opção é apostar em quadros com gravuras azuis, ou um sofá em um tom escuro que seja bem confortável. Lembrando sempre que o exagero de uma cor, principalmente se ela for escura nunca é bem-vindo.

Sala moderna decorada com sofá de couro marrom, piso de cimento queimado, parede azul, almofadas e prateleiras com quadro decorativos.
Fonte: Manual da Obra
Sala de estar com tapete e parede azul, prateleiras com quadros decorativos, sofá cinza com almofadas em tons de azul, mesa de centro branca e preta
Fonte: Casa Vogue
Sala de estar moderna com tapete clean, sofá azul, mesa de centro com vaso de planta, poltrona branca e quadro decorativo na parede.
Fonte: Casa de Valentina

Tons de azul em seu quarto

Uma boa opção para deixar seu quarto com uns toques azuis é optar pela roupa de cama na cor, pois ela é trocada diversas vezes fazendo com que você não se enjoe da decoração. Um tapete na cor azul também é uma boa opção para colocar em seu quarto, deixando-o mais aconchegante e dando aquele toque na cor azul que muda tudo.

Quarto com vasos de plantas, lustre dourado, parede pintada de azul e acessórios rosa.
Fonte: Viva Decora
Quarto com parede azul, almofadas, quadro e piso de madeira
Fonte: Jeito de Casa
Quarto com parede pintada de azul bebê, cama, porta e detalhes brancos, travesseiros brancos e criado mudo azul bebê.
Fonte: Casinha Arrumada
Heloisa Sabbatini
Calendario 18 agosto 2020 Heloisa Sabbatini

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais