5 tendências de revestimentos para 2024

Neste ano, nós da ColorNEXT estivemos nas Feira Revestir e Haus Decor com um olhar aguçado, focadas em observar como o mercado brasileiro incorporou as macrotendências – importantes motores das soluções do design – em seus produtos, conceitos e lançamentos. As macrotendências são estudos realizados periodicamente que nos permitem antecipar movimentos e mudanças de comportamento […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 30 março 2024 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Neste ano, nós da ColorNEXT estivemos nas Feira Revestir e Haus Decor com um olhar aguçado, focadas em observar como o mercado brasileiro incorporou as macrotendências – importantes motores das soluções do design – em seus produtos, conceitos e lançamentos.

ColorNEXT é um bureau de inteligência cromática que tem à frente as color designers Felicitas Piñeiro, Danni Couto e Rosa Guimarães.

As macrotendências são estudos realizados periodicamente que nos permitem antecipar movimentos e mudanças de comportamento e consumo que se projetam no futuro, para oferecer a empresas e indústrias estratégias criativas conectadas com o espírito do nosso tempo.

Para além de formular hipóteses sobre o que está por vir, as macrotendências capturam os nossos sistemas culturais interligados. Como nós vivemos, pensamos, agimos, nos relacionamos e consumimos, e, naturalmente, como vemos, entendemos e usamos as cores em diferentes contextos de design.

Essas relações mudam ao longo do tempo e nos mostram os caminhos que as soluções de design contemporâneo precisarão trilhar para permanecer relevantes a longo prazo, norteando a nossa inteligência de projeção de futuros do uso da cor e expressão do design.

ColorNEXT é um bureau de inteligência cromática que tem à frente as color designers Felicitas Piñeiro, Danni Couto e Rosa Guimarães.

Para 2024, o nosso Bureau de inteligência cromática mapeou grandes temas influentes nas soluções de design de revestimentos e acabamentos, que convergiram em lançamentos e conceitos que pudemos conferir na Expo Revestir, uma das três maiores feiras do segmento no mundo e principal ponto de encontro de profissionais de revendas, construtoras, arquitetura e design de interiores.

 

O autêntico é imperfeito

Vivemos uma era de avanços acelerados e significativos no campo da tecnologia, de digitalização acelerada, globalização e progressos no campo da inovação de processos e produtos. Um mundo que desafia tradicionalismos, sistemas, status e padrões e em que as incertezas são encaradas como oportunidades de evolução e transformação.

Novos estilos de vida, de convívio, de trabalho, emergentes do trauma pós-pandemia, nos oferecem um novo olhar sobre o que é adequado, possível e desafiam noções fixas e narrativas antiquadas. O imperfeito, mutável, exsurge como uma expressão de autenticidade, um impulso de liberdade que, finalmente, encontra eco na realidade.

Nesse contexto, explica-se porque vimos tantas soluções de design que privilegiam contornos irregulares, padrões fractais, que trazem a aparência de algo que foi quebrado naturalmente e, exatamente por isso, permitem diversas possibilidades de paginações.

Várias foram as marcas que exploraram texturas e materiais com efeitos de movimento e estruturas realistas e imperfeitas – ainda que fabricadas com interfaces de inteligência artificial – que nos conduzem a essa sensação de algo novo, autêntico.

Cansados de tudo que é liso, plano e pasteurizado em referências, aspiramos por uma organicidade de processos e formas, por jogos de luz e sombra e contrastes de acabamentos, que nos convidem a abraçar todas as nossas facetas e imperfeições.

ColorNEXT é um bureau de inteligência cromática que tem à frente as color designers Felicitas Piñeiro, Danni Couto e Rosa Guimarães.

Destaque para a coleção Bordas, da Portobello, assinada pelo icônico arquiteto paulista Isay Weinfeld, de placas cimentícias de superfície e contornos irregulares e diversas dimensões, que evocam essa atmosfera do imperfeito que está na essência das manualidades artesanais. Uma aposta inusitada – e bem certeira – da marca.

O natural é luxo

 Texturas, relevos, saliências, veios bem marcados, linhas sinuosas, cores, volumes e brilhos que são próprios de materiais naturais. O natural reinou absoluto nos lançamentos apresentados em 2024, como a representação do que há de mais especial e exclusivo, em formas, composições e conceitos.

Muitas foram as referências à fauna e à flora apresentadas como narrativas de uma beleza atemporal e, por conseguinte, apostas para designs de interiores elegantes e longevos.

CONFIRA: 20 LANÇAMENTOS DA EXPO REVESTIR 2024 PARA FICAR DE OLHO!

As soluções exploraram, muito além do visual, a experiência do toque, da tatilidade. Acabamentos aveludados, rústicos, tramas, canelados, maiolicados. A multissensorialidade do design é reflexo da nossa busca por conexão com a natureza e com experiências que aguçam nossos sentidos, após longo período pandêmico privados de contato com as pessoas e o mundo.

Além disso, em uma era de catástrofes naturais, cataclisma climático e debates de pautas urgentes de sustentabilidade, a natureza que nos rodeia e faz parte do nosso cotidiano assume um papel de protagonismo no universo do luxo. Ela é a fonte de reconexão com aquilo que nos torna essencialmente humanos: instinto, emoção, criatividade, curiosidade.

ColorNEXT é um bureau de inteligência cromática que tem à frente as color designers Felicitas Piñeiro, Danni Couto e Rosa Guimarães.

Revestimento Eucatex / foto site

Destacam-se, nesse ponto, os revestimentos e acabamentos produzidos com matérias-primas de reaproveitamento e sintéticos que mimetizam a natureza, em propostas sustentáveis e de alta performance e durabilidade, como o acabamento laminado Poro Supermatt da Eucatex, que imita madeira natural.

ColorNEXT é um bureau de inteligência cromática que tem à frente as color designers Felicitas Piñeiro, Danni Couto e Rosa Guimarães.

Cubas Roca

Também ponto alto a coleção de cubas assinada por Rodrigo Ohtake, arquiteto, designer e herdeiro projetual de Ruy Ohtake, para a Roca. Inspiradas na delicadeza e simplicidade das formas da flor copo de leite, as cubas, lançadas em opções de cores interessantes, ganharam o prêmio Best in Show da categoria.

 

O inédito é ancestral e o artesanal, valioso

 Outra macrotendência relevante, que teve forte expressão nos lançamentos de 2024, foi a da diversidade, que se expressa em correntes de ação e de mudança para valorização da multiculturalidade. O esforço de inclusão de minorias, de reconexão com as nossas origens, de revelar as camadas que compõem a nossa identidade, em suas múltiplas formas de expressão.

Afinal, em um cenário de policrise, conflitos aguçados, revoltas sociais e ativismo, escassez de recursos e grandes desafios ambientais, abrir espaço e dar voz ao diferente é requisito para a nossa evolução como espécie.

Nas coleções e conceitos da Revestir e da Haus Decor, diversas foram as  referências à história de nossos ancestrais, a ícones da brasilidade, a padronagens, grafismos, formas, cores e detalhes que refletem a essência, a memória afetiva e as belezas naturais do Brasil.

De porcelanatos a MDFs, de artigos de decoração a tintas, nossa riqueza cultural foi homenageada, revelando as múltiplas camadas que compõem a nossa identidade e suas formas de expressão.

ColorNEXT é um bureau de inteligência cromática que tem à frente as color designers Felicitas Piñeiro, Danni Couto e Rosa Guimarães.

ColorNEXT é um bureau de inteligência cromática que tem à frente as color designers Felicitas Piñeiro, Danni Couto e Rosa Guimarães.

Revestimento Folia da Portobello

Indiscutivelmente marcante, aparece a linha Folia da Portobello, também assinada por Isay Weinfeld, e o porcelanato da coleção Dinda, da Ceusa, ambos explorando um colorido irreverente e elegantemente sutil, com um atmosfera lúdica e festiva, que transpira brasilidade na estética e no conceito.

Revestimento Portinari / foto site

Revestimento Dinda, Ceusa / foto site

E, na mesma direção, destaca-se a coleção Caminho, da Portinari, inspirada no famoso poema do nosso mineiro de Itabira Carlos Drummond de Andrade, que explora a estética da pedra italiana Ceppo di Gré em mosaicos decorativos que se unem em paginações diversas e de aspecto dinâmico.

A valorização da nossa ancestralidade, da sabedoria do nosso povo, das habilidades manuais e referências do artesanato brasileiro são um respiro de humanidade e originalidade, em um mundo caótico e desconectado de suas origens e raízes.

E mais, nos relembram de histórias de ousadia e diferenciação que nos convidam à expressão da nossa individualidade, do nosso estilo, para transformação do nosso lar em um ambiente singular e verdadeiramente conectado com a nossa essência.

Sustentabilidade

 Transversalmente às tendências visualizadas nas soluções de design dos lançamentos de 2024, um aspecto de cunho prático mostrou-se relevante em praticamente todos os setores produtivos e indústrias: a questão da sustentabilidade e, sobretudo, da resistência e performance dos materiais e acabamentos.

Alto desempenho, resistência à absorção de água e danos físicos, maior durabilidade e resistência a coesão, tecnologias de isolamento térmico para redução do calor: soluções que antecipam preocupações que se tornarão cada vez mais rotineiras em um mundo à beira de um cataclisma climático.

Aqui destacamos o Fita da Portobello, produzido com conchas do sururu e AIRMAX é mais um revestimento da linha Trisoft.

Varanda na casa Portobello na Revestir

 

ColorNEXT é um bureau de inteligência cromática que tem à frente as color designers Felicitas Piñeiro, Danni Couto e Rosa Guimarães.

AirMax Trisoft / foto site

Tragédias ambientais e os impactos das condições meteorológicas extremas, sem precedentes na história, no nosso cotidiano, estão no topo das pautas nos fóruns internacionais e, naturalmente, não passam despercebidas pelas empresas e indústrias que serão cruciais no desenvolvimento de tecnologias que garantam segurança e conforto para as habitações.

 

Cor destaque

No quesito cor destaque, de antemão, é preciso relembrar que vivemos em uma era de dualidade emocional que reverbera em estéticas ora conectadas com o senso de equilíbrio e paz interior, ora instigadas pelo motor da autenticidade como expressão estética.

Revestimentos Revestir 2024

Portanto, cores claras e escuras, intensas e suaves, mostraram-se presentes e relevantes nas soluções apresentadas para 2024. Todavia, uma em especial mostrou-se destaque como uma cor que foge dos terrosos e turquesas (já tão bem aceitos e ancorados no mercado brasileiro), tanto em revestimentos de pedras, cerâmicos, materiais estruturais e detalhes de acabamentos:

 Um verde sutil que segue a projeção do nosso Areia que Canta. Este é um verde claro, levemente azulado, esbranquiçado e luminoso. Uma nuance que cria uma atmosfera espirituosa e caminha com relevância nas direções de cores de 2025, nos lembrando da nossa força interior, necessária em momentos complexos como os que estamos vivendo.

ColorNEXT é um bureau de inteligência cromática que tem à frente as color designers Felicitas Piñeiro, Danni Couto e Rosa Guimarães.

ColorNEXT é um bureau de inteligência cromática que tem à frente as color designers Felicitas Piñeiro, Danni Couto e Rosa Guimarães.

Cores, formas e texturas para revestir a casa, a mente e a alma.

ColorNEXT é um bureau de inteligência cromática que tem à frente as color designers Felicitas Piñeiro, Danni Couto e Rosa Guimarães.

O propósito do escritório é desenvolver uma direção cromática estratégica para projetos de design e desenvolvimento em áreas criativas que buscam diferencial e relevância.  

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 30 março 2024 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais