Casa Vogue: Pisos e revestimentos em maxi formatos : saiba como usar

Pisos e revestimentos em grandes formatos, que têm a partir de um metro de comprimento, podem ser muito inovadores. Além de práticos, eles deixam os ambientes mais atuais. Porém, é normal ter certo receio na hora da compra: será que vai ficar bom? Para ajudar você a escolher maxi revestimentos sem medo, reunimos algumas dicas valiosas. Confira! […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 31 maio 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Pisos e revestimentos em grandes formatos, que têm a partir de um metro de comprimento, podem ser muito inovadores. Além de práticos, eles deixam os ambientes mais atuais. Porém, é normal ter certo receio na hora da compra: será que vai ficar bom? Para ajudar você a escolher maxi revestimentos sem medo, reunimos algumas dicas valiosas. Confira!

Criadores dos primeiros porcelanatos, Itália e Espanha também desenvolveram os maxi formatos. A repercussão positiva, devido à estética e aos benefícios do revestimento, fez com que essa tendência logo pegasse no Brasil. Em 2001, a Portinari lançou o formato 1,20 x 0,60 m, considerado um grande formato e, em 2005, a Eliane foi a primeira empresa que comercializou o porcelanato 1,2 x 1,2 m. Inicialmente os maxi formatos eram comercializados apenas em boutiques ou lojas especializadas em revestimentos e hoje também são encontrados em grandes home centers.

LEIA MAIS: Pedra portuguesa: um símbolo em risco no centro de São Paulo

Quando instalados em pisos e paredes, os maxi formatos criam um efeito de amplitude. Como as peças são grandes, acabam diminuindo a quantidade  de  linhas de rejuntes e de peças usadas, comparadas a um produto com formato menor, criando um ambiente mais contemporâneo e minimalista. Vejam o exemplo dessa paginação, da Oficina 11.11 Escritório de Arquitetura e Design, em que podemos comparar uma sala com um piso de 80 x 80 cm e outro de 2,5 x 1 m.

Casa Vogue: Pisos e revestimentos em maxi formatos : saiba como usar Planta com piso 80 x 80 cm do escritório Oficina 11:11

Planta com piso 80 x 80 cm do escritório Oficina 11:11
Casa Vogue: Pisos e revestimentos em maxi formatos : saiba como usar Planta com piso 2,5 x 1 m do escritório Oficina 11:11

Planta com piso 2,5 x 1 m do escritório Oficina 11:11

Outro benefício dos Maxi Formatos é que a grande maioria é slim – quando um produto tem de 3 mm a 7 mm de espessura. Isso permite a aplicação de piso sobre piso e facilita o transporte e o manuseio.

LEIA MAIS: Bancada de porcelanato para banheiro: tudo o que você precisa saber

Com porcelanatos grandes e slim é possível personalizar produtos. Devido à alta resistência a riscos e manchas, é uma tendência usá-los em bancadas de banheiros, cozinhas, revestindo mobiliários e até para fazer mesas como esta da foto abaixo, que foi produzida pela empresa Mais Revestimentos. O resultado é um visual clean e com alta durabilidade.

Casa Vogue: Pisos e revestimentos em maxi formatos : saiba como usar

Projeto da empresa Mais Revestimentos

A tendência dos grandes formatos começou inicialmente com os porcelanatos e se estendeu para os outros tipos de pisos. Quando falamos em pisos laminados, a maior largura de régua que existe no Brasil é a Gran Elegance da Eucafloor. Os pisos laminados já têm uma instalação rápida; com uma régua maior, esse processo se torna ainda mais veloz. É possível ter ambientes inteiros prontos para pisar no mesmo dia.

Casa Vogue: Pisos e revestimentos em maxi formatos : saiba como usar

Piso da Eucafloor

Os mármores e granitos, por serem um produto natural, têm uma espessura maior e são extremamentes pesados. Os maxi formatos podem ser usados para revestir pisos e paredes também mas, pela dificuldade de manuseio, são mais usados para painéis.

A tendência dos maxi formatos também chegou aos revestimentos vinílicos. Uma das maiores réguas do mercado é a da Tarkett, coleção Design XL com formato de 0,2 x 1,83 m. Para se ter uma ideia, o maior porcelanato que existe no Brasil hoje tem 1,6 x 3,2 m. É gigante! E o mais interessante é que esses porcelanatos reproduzem com muita perfeição materiais como cimento, mármores, madeiras e até pedras.

Revestimentos da Eliane

Em relação aos cuidados que se devem tomar, para os vinílicos e laminados, a recomendação é investir em mão de obra especializada. A mesma que instala os formatos convencionais instala os maiores. Porém, quando falamos em porcelanatos, mármores e granitos, alguns cuidados importantes têm de ser observados antes da compra.

Como as peças são grandes, muitos cuidados técnicos têm que ser tomados, como a dupla colagem na hora de assentamento, que é quando a argamassa é aplicada no contrapiso e na peça.

Taisa Magnani, gerente de obras da Construsan, especializada em porcelanatos de maxi formatos, afirma que “é importante utilizar bons equipamentos de corte e ferramentas que auxiliam na estabilidade das peças para corte e transporte durante a obra, além de sempre seguir rigorosamente os manuais de instalação dos fornecedores, o que facilita a execução e evita a perda de peças.”

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 31 maio 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais