Porcelanato ripado: conheça as vantagens e desvantagens do revestimento

O porcelanato ripado surgiu como uma alternativa para os famosos painéis ripados: superfícies de madeira com ripas dispostas lado a lado, criando um efeito 3D. Versátil e moderno, este revestimento traz aconchego e graça a diversos ambientes, como sala de jantar, estar e quartos.  Mas quando falamos em banheiros, cozinhas, áreas externas e fachadas, o […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Porcelanato ripado: conheça as vantagens e desvantagens do revestimento

O porcelanato ripado pode reproduzir diferentes padrões e tipos de madeira, como neste banheiro (Foto: Portobello / Divulgação)

O porcelanato ripado surgiu como uma alternativa para os famosos painéis ripados: superfícies de madeira com ripas dispostas lado a lado, criando um efeito 3D. Versátil e moderno, este revestimento traz aconchego e graça a diversos ambientes, como sala de jantar, estar e quartos. 

Mas quando falamos em banheiros, cozinhas, áreas externas e fachadas, o painel ripado pode facilmente transformar-se em um problema. Tradicionalmente feito com madeira natural, este é um material que requer muita cautela quando aplicado em ambientes em contato com água ou umidade constante, pois tende a absorvê-la, comprometendo sua aparência e estrutura. 

Uma solução muito indicada por arquitetos e designers de interiores é aplicar materiais que imitam a madeira natural, como os porcelanatos. 

Porcelanato ripado: conheça as vantagens e desvantagens do revestimento

Exemplo de aplicação do Porcelanato Externo Acetinado Frisado, da Ceusa (Foto: Ceusa / Divulgação)

Vantagens do porcelanato 

Feito a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros materiais, o porcelanato é submetido a uma temperatura de mais de 1300 ºC em seu processo de fabricação. O resultado é uma peça compacta, rígida e homogênea, que leva um corte totalmente reto.

CONFIRA: 30 FORMAS E IDEIAS DE USAR PAINÉIS RIPADOS

Em termos de absorção e resistência, é considerado um dos melhores materiais que existe para a sua casa, sendo possível utilizá-lo tanto em áreas internas, como externas. Devido às tecnologias de fabricação, é possível reproduzir com perfeição quase qualquer superfície, incluindo ripados de madeira. 

Porcelanato ripado: conheça as vantagens e desvantagens do revestimento

O porcelanato ripado também é uma alternativa com bom custo-benefício para o painel da televisão (Foto: Portobello / Divulgação)

 

Prós e contras do porcelanato ripado

Para quem aprecia o efeito do painel ripado, o porcelanato dificilmente deixará a desejar: em 3D, ele reproduz fielmente as ripas de madeira, exceto pelo conforto térmico do material natural. Afinal, estamos falando de um revestimento frio. Mas se a ideia é deixar um ambiente visualmente aconchegante, a peça cumpre bem a função. 

A principal vantagem do porcelanato ripado sobre o ripado de madeira natural é a porosidade do material. Enquanto a absorção de água do porcelanato é praticamente nula, a madeira pode manchar e até rachar com o excesso de umidade, caso não seja impermeabilizada com frequência. Esta manutenção do material pode ser custosa. 

Falando em orçamento, hoje, é possível revestir uma parede de porcelanato por um preço menor do que um painel ripado sob medida. Quando comparamos o trabalho artesanal de um marceneiro ao valor de um revestimento produzido em larga escala e a mão de obra para aplicá-lo, é bem possível que o porcelanato ripado saia na frente. 

Além disso, o porcelanato é um revestimento mais fácil de limpar do que a madeira, bastando um pano com água e detergente neutro para devolver o brilho à peça. A remoção da poeira entre as ripas promete ser muito mais simples. 

Porcelanato ripado: conheça as vantagens e desvantagens do revestimento

O porcelanato ripado é uma ótima opção para aplicação em banheiros, onde a umidade pode comprometer a madeira natural (Foto: Ceusa / Divulgação)

Mas é como eu sempre digo: toda escolha tem seus prós e contras. Sou a primeira a defender que não existe material no mundo como a madeira. Este é um material ímpar quando falamos em conforto térmico, aconchego e reconexão com a natureza. E, mesmo que o porcelanato reproduza fielmente sua aparência, dificilmente conseguirá reunir todas essas sensações. 

Outro ponto de atenção é na contratação da mão de obra. Para um resultado alinhado e idêntico ao painel de marcenaria, é necessário instalar o porcelanato ripado com maestria. Por isso, invista sempre em uma mão de obra especializada para assentá-lo.  

Por último, uma dica que vale tanto para o ripado natural, como para o porcelanato ripado, é não exagerar na superfície de aplicação. Isso porque este é um revestimento que chama bastante atenção e pode facilmente pesar o ambiente. Escolha uma ou duas paredes no máximo para um resultado elegante na medida!

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais