A bancada é um elemento que merece total atenção na escolha dos revestimentos da cozinha. Por ter uso constante, ela precisa ser resistente à água, altas temperaturas, utensílios pesados, riscos e manchas. Muita coisa para pensar, não é mesmo?
Recentemente, temos visto cada vez mais arquitetos e designers de interiores especificando porcelanato para esta estrutura. Sua principal vantagem é a baixa porosidade. Os porcelanatos, e algumas pedras industrializadas (como o dekton, por exemplo) lideram a lista de materiais menos porosos, ou seja, absorvem menos água que seus concorrentes.
Mesmo que todos os porcelanatos sejam pouco porosos, vale considerar que nem todas as peças do mercado são resistentes a altas temperaturas, tensão mecânica ou riscos. Por isso, antes de indicar um porcelanato para a bancada, é fundamental conferir as recomendações do fabricante.
Com a popularidade dos SuperFormatos, que ultrapassam 1 m², ficou ainda mais fácil criar bancadas com porcelanato. Isso porque eles evitam as temidas emendas, que antes costumavam prejudicar o resultado final.
Confira a seguir 8 projetos com estilos completamente diferentes que utilizam porcelanato na bancada da cozinha!
- No projeto do escritório Mirá Arquitetura, a escolha pelo porcelanato na parede acima da bancada do fogão e da pia reflete, além de um ideal estético, a preocupação com a limpeza e a funcionalidade.
- Neste projeto de Daniel Bolson, a bancada de porcelanato marmorizado recebe desde a parte de trabalho da cozinha até o espaço para sentar, junto ao cooktop, churrasqueira e bar.
- Integrada à sala de jantar, a cozinha projetada pela arquiteta Marcela Wandenkolk recebeu uma bancada de porcelanato em tonalidade neutra, puxada para o cinza, a fim de complementar os armários e o revestimento do frontão, ambos azuis.
CONFIRA: 13 IDEIAS DE COZINHAS COM BANCADAS DE QUARTZO
- Na cozinha, a bancada, a parede e a ilha foram feitas de porcelanato branco polido, apostando na unidade conceitual e na sensação de amplitude do espaço, com uso de um único material.
- A arquiteta Shirlei Proença criou um projeto funcional, elegante e integrado, como desejavam os moradores. O principal destaque é a grande bancada, revestida com o mesmo porcelanato marmorizado do frontão.
- O escritório Beta Arquitetura apostou em uma decoração contemporânea e atemporal para esta área externa. A bancada de porcelanato, com banquetas, permite acomodar mais pessoas em torno da churrasqueira.
- A cozinha projetada pelo escritório Fa.Z Arquitetura precisava ser discreta. A escolha foi uma bancada de porcelanato escuro, combinada à marcenaria com laca cinza chumbo.
- Projetado pelo arquiteto Raphael Assaf e reformado pela construtora Help Reforma e Construção, este apartamento ganhou uma cozinha escura. O ambiente ganhou tons de preto e uma bancada em porcelanato cinza.
CONFIRA: 11 COZINHAS COM BANCADAS DE GRANILITE