Por muito tempo, o teto branco foi praticamente regra em casas e apartamentos. Contudo, nos últimos anos assistimos este elemento tornar-se o centro das atenções em diversos projetos. Seja em ambientes monocromáticos, coloridos ou até mais neutros, tetos coloridos podem ser uma estratégia criativa e interessante para renovar o décor.
A pintura é sempre a alternativa mais simples e barata, mas não a única. Revestimentos cerâmicos, papel de parede e pastilhas são outras opções para quem busca aderir à tendência. O importante é focar na paleta de cores e escolher um tom alinhado ao estilo da decoração.
CONFIRA: ANO NOVO, CORES NOVAS: COMO COMBINAR TENDÊNCIAS E TRANSFORMAR A CASA PARA 2022
Ainda tem dúvidas de como empregar cor no teto? Confira a seguir 26 ideias com tetos coloridos para se inspirar!
- No apê do designer André Bastos, o rosa é dominante: ele cobre todas as paredes, passa pelas poltronas e chega ao teto, dando a sensação de que a cor abraça todo o ambiente.
- O arquiteto Thiago Manarelli escolheu a cor Canela da Suvinil para o teto. A cor rouba a atenção do ambiente, enquanto nas paredes o tom Banana com Canela, também da Suvinil, deixa a sala mais viva.
- A decoração alegre do apê de Ju Ferraz foi toda pensada em blocos de cor pelo escritório Triart Arquitetura. Na sala de jantar, um azul esverdeado domina as paredes e o teto, destacando as fotos em preto e branco de Kiolo.
- Esta sala de estar vintage, da ilustradora Carol Maxwell, combinou o azul das paredes com o rosa do teto. O contraste é uma estratégia interessante para quem não tem medo de ousar.
- Em um apartamento renovado por Diego Revollo, um vão aberto acomoda o escritório. O azul é usado para seccionar a região, que teve o forro do teto rebaixado. A cadeira de escritório laranja contrasta com a tinta escolhida.
- Se prefere algo mais clean, Matheus Ilt sugere um tom de verde delicado, como o utilizado ao redecorar este ambiente com tonalidades mais neutras.
- Neste apartamento em Paris, assinado pelo GCG Architectes, o teto pintado de azul-turquesa, semelhante ao tom do papel de parede, destaca os detalhes rebuscados do rodateto e das molduras de gesso.
- Esta sala de jantar com estilo clássico, projetada pela marca Freistil Rolf Benz, ganhou um teto em verde escuro, que acrescentou personalidade na medida certa ao projeto.
- Em Copenhague, o apê que funciona como showroom da Ferm Living vai do rosa queimado na parede ao marrom no teto, que cobriu até a moldura de gesso. O tom escuro no alto aproxima e cria a sensação de conforto.
- O toque divertido do projeto assinado por Crystal Sinclair, da plataforma americana Homepolish, ficou por conta do papel de parede de folhagens.
- Fã de cores, a estilista Patricia Bonaldi escolheu o verde como base para seu apartamento repleto de objetos garimpados. A cor Azeite Português, da Eucatex, recobre tetos e paredes no projeto da arquiteta Juliana Vasconcellos.
- Em um edifício dos anos 1950, uma família vive entre design e muitas fotos, com um estilo de vida urbano e particular. No projeto do SuperLimão Studio, é o contraste perfeito para as paredes descascadas e tubulações aparentes.
- O teto pintado de laranja é o elemento forte do projeto e que, segundo o escritório OHMA , veio num tom mais fechado para deixar o ambiente acolhedor sem tirar a alegria.
- Nesta sala de estar, Caroline Lee, juntamente com a estilista e blogueira Anne Sage, ousou ao combinar um papel de parede rosado com cores diversas no teto, em um padrão quadriculado.
- No projeto de Mauricio Arruda, o teto parece um céu azul. A tonalidade é perfeita para complementar o paisagismo, fugindo do verde.
- No piso deste apartamento do estúdio Ohma Design, o efeito granilite equilibra os diferentes tons que colorem paredes, portas e até o teto do apartamento. O resultado é um décor afetivo que exala criatividade.
- Este home office é tudo, menos tedioso. O projeto do escritório ARQTAB ganhou a atmosfera de ateliê devido ao mural colorido, que ocupa parte da sala. Além dele, o teto rosa confere mais descontração ao espaço.
- Neste projeto, o arquiteto Paulo Tonin e o engenheiro Márcio Fonseca usaram referências da cultura inglesa e norte-americana, como pubs e speakeasy bars. Por isso, a paleta transita pelo marrom, dourado, terracota e verde-escuro, que aparece no teto.
- A designer Ana Strumpf criou uma decoração digna de Pinterest. Na cozinha os azulejos da Lurca complementam o teto na cor millennial pink, que traz aconchego e um toque feminino ao espaço.
- O projeto da designer de interiores Sasha Bikoff, traz um acabamento diferente para essa tendência de tetos coloridos: o dourado. O tom brilhante e metálico traz sofisticação e luxo ao ambiente que abusa das formas arredondadas.
- Este ambiente, criado pela designer Elisa Ossino, reúne cores da paleta modernista: o verde militar das paredes contrasta com o rosa terroso no teto.
- O décor pensado pela H&M Home enaltece a arquitetura do apartamento com o millennial pink na parede principal e o teto em um marrom esverdeado.
- Esta sala de estar decorada pela Ferm Living mostra como aplicar uma tonalidade escura e terrosa no teto, sem deixar o espaço pesado. Isso porque, na composição, predominam cores mais sóbrias, como tons de cinza, verde e azul.
- O teto colorido não precisa ser necessariamente pintado. Neste projeto do escritório Studio 92, as paredes foram revestidas com textura de granilite no tom rosa, da Portobello, que sobem até o teto.
- No apartamento do designer Lucas Alves e do estilista francês François Schultz, a pintura da porta e de parte do teto na cor verde Doce de Mamão, da Suvinil, ajuda a delimitar o espaço do hall de entrada.
- No apê multicolorido de Magá Moura, a área reservada ao closet destaca-se pelas portas de madeira pintadas de cores diferentes. Para harmonizar, o teto recebeu um tom mais suave de rosa.