30 ideias de porcelanatos que imitam granilite

Repleto de história, o granilite está atrelado a muitas memórias de infância e, provavelmente, você se lembrará dele como o piso da casa da sua avó. Isso porque ele foi um material muito comum na década de 40, revestindo prédios, halls e casas. Mas a sua história começou muito antes, lá no século 17, em […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 19 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Repleto de história, o granilite está atrelado a muitas memórias de infância e, provavelmente, você se lembrará dele como o piso da casa da sua avó. Isso porque ele foi um material muito comum na década de 40, revestindo prédios, halls e casas. Mas a sua história começou muito antes, lá no século 17, em Veneza, onde sobras e retalhos de mármore eram adicionados ao cimento por artesãos. 

O granilite tradicional é feito a partir de uma mistura de cimento branco ou comum, areia e água, e pedras de diferentes tamanhos – como granito, mármore, quartzo e outros minerais. Mas assim como a maioria dos revestimentos, é possível encontrar réplicas convincentes no mercado. O mais famoso é o porcelanato, tradicionalmente, um curinga na decoração. 

Optar por porcelanatos que imitam granilite é uma ótima forma de adotar a tendência, com todos os benefícios de um revestimento que você já conhece: resistência a manchas, baixa absorção de água, quase nenhuma manutenção e facilidade na limpeza. Para explorar esta possibilidade e se inspirar, selecionamos alguns produtos e ideias de aplicação! 

1. A área externa com pergolado e decoração moderna em tons neutros pedia porcelanatos que imitam granilite para revestir o piso.

Ambiente com piso de granilite, sofá, puff e poltronas cinzas, mesinha de centro de madeira, bancada realizando a divisão do ambiente com a cozinha que possui armários cinza e teto de madeira aberta.
Foto: Projeto Rocca

2. Este quarto contemporâneo com porcelanato de granilite cinza ganhou um clima despojado com muitas plantas.

Quarto com piso e uma parede revestida de granilite, parede de fundo da cama revestida de madeira, quarto com banheira.
Foto: Projeto Monique Pampolha e Hannah Cabral Piso: Iseo da Inalco

3. Nesta cozinha clean, onde predominam tons claros, a cor fica por conta de pisos porcelanatos que imitam granilite, com tamanhos e cores diversas.

cozinha com porcelanato de granilite colorido, armários marrom e paredes brancas
Foto: Projeto Casa da Valentina

4. Com meia parede em porcelanatos que imitam granilite, este banheiro verde ganha ainda mais destaque graças à iluminação em LED.

Banheiro com granilite revestindo piso e meia parede, outra metade pintada de azul, louças pretas e porta de vidro para acessar área do chuveiro
Foto: Projeto Behance  

5.  Combinando duas tendências de longa data, este banheiro foi revestido de subway tiles em formato de espinha de peixe e o porcelanato de granilite da Eliane Revestimentos. 

Banheiro com piso de granilite, armário de madeira com bancada branca com duas cubas, torneiras pretas, revestimento subway tiles em meia parede e outra metade pintada de branco
Foto: Eliane porcelanato de granilite branco 60×60 cm no Projeto apartamento 203 

6. O porcelanato que imita granilite reforça a decoração praiana, simulando areia neste projeto com vista para o mar. 

ambiente com vista para o mar com decoração praiana com sofás de madeira com estofado branco com almofadas azuis e verde, mesinha de centro d emadeira e granilite no piso imitando areia
Foto: Projeto Biancogres

7. Bem iluminada e com armários azuis, esta cozinha ganhou ainda mais charme com o piso porcelanato de granilite. 

CONFIRA: 35 INSPIRAÇÕES COM GRANILITE PARA O SEU PROJETO

Cozinha com piso de granilite, armários azuis com bancada e parede da pia revestidos de mármore branco e duas banquetas pretas
Foto: Projeto Flack Studio 

8. O granilite também pode ser adaptado a uma decoração industrial! Prova disso é este projeto que utiliza uma versão do porcelanato mais cinza, que se assemelha ao cimento queimado.

Cozinha com piso e parede revestidos de granilite, mesa de madeira com quatro cadeiras, bancada preta da pia com armário amadeirado
Foto: Projeto Superfície Revestimentos

9. Enquanto o piso tem padrões geométricos, as paredes deste ambiente foram revestidas com porcelanato que imita granilite. O preto e branco consegue dar um aspecto minimalista à composição ousada.

Ambiente de lanchonete com piso de ladrilhos hidráulicos, paredes revestidas com granilite, mesas redondas com bancos e plantas suspensa no teto.
Foto: Projeto Rocca Cerâmica Linha Uno Venice 20 x 20 cm

10. Perfeito para o uso em banheiros, o porcelanato que imita granilite é uma opção muito mais resistente à umidade que o granilite original. 

Banheiro com piso e parede revestidos de granilite, box de vidro, gabinete grande de madeira com bancada e cuba branca.
Foto: Projeto Patrícia Martinez 

11. O porcelanato com padrão minimalista de granilite foi a escolha perfeita para realçar o painel com padrões geométricos. .

Ambiente com parede com revestimento em preto e branco, piso de porcelanato imitando granilite, poltrona e banquinho de ferro pretos.
Foto: Eliane Porcelanatos Linha Palladio Branco  90x90cm

12. Esta área externa foi praticamente toda revestida com um porcelanato que imita granilite. O padrão é realçado com a luz do sol. 

Área externa com piso de granilite, com jardim pequeno no centro, parede com revestimento de madeira e demais paredes revestidas de tijolinhos.
Foto: Rocca Cerâmicas Linha Hangar 120 x 120 cm

13. Se você prefere um granilite mais sutil, o porcelanato da linha Venezia Be Nat é uma opção que pode ser aplicada até em banheiros e cozinhas. 

Peça de granilite em tom claro
Foto: Linha Venezia Be Nat- Portinari

14. Já este piso de porcelanato da Eliane Revestimento traz referência aos tradicionais fragmentos coloridos do granilite, perfeito para uma decoração mais divertida.

Porcelanato de granilite
Foto: Porcelanato Natural Eliane Granilite Branco 60×60 cm

15. Apesar de geralmente utilizar como liga o cimento branco, o granilite também pode ter um fundo colorido. É isso que simula este porcelanato da Linha Confete.

Banheiro revestido de granilite rosa nas paredes e piso, e fora do box uma parede e uma parte do piso revestida de porcelanato branco, acessórios pretos e armário de madeira
Foto: Ceusa porcelanato de granilite Linha Confete no Projeto Donna arquitetura

16. Neste banheiro, o porcelanato de granilite cinza foi utilizado em todo o ambiente, incluindo a área do box. 

Banheiro com gabinete de madeira com cuba branca, piso e azulejos de granilite, box de vidro e espelho retangular.
Foto: Projeto Lider Interiores, a Herman Miller e a arquiteta Patricia Martinez.

17. Toda trabalhada em tons escuros, esta sala de jantar preta com porcelanato de granilite preto e branco ganhou um visual sofisticado. 

Foto: Pinterest

18. Valorizando a sensação de amplitude, este porcelanato que imita granilite tem grandes dimensões e o rejunte é praticamente imperceptível. 

Sala com sofá em L grande com almofadas coloridas, piso de granilite, paredes com grandes janelas de vidros
Foto: Eliane Porcelanatos Linha Palladio Cinza  90x90cm

19. Fundamental para o resultado delicado, o porcelanato de granilite com padrão colorido é o perfeito casamento com a marcenaria clara. 

banheiro com piso e parede da pia revestidos de granilites, demais paredes com revestimento branco, gabinete amadeirado em tom claro com cuba branca, na parede espelho redondo com led de fundo e luminária pendente.
Foto: Pinterest

20. Quando utilizado no piso e nas paredes, o porcelanato que imita granilite pode ser uma base neutra, mas ainda repleta de personalidade. 

banheiro com piso e parede revestidos de granilite, espelhos ovais com cuba rose, vasos de plantas roses, vasos de plantas pendurados e banheira branca
Foto: Ceusa Linha Porcelanato Confete 100×100 cm

21. O uso em área externa também não é um dos mais indicados para o granilite, o que pode ser driblado com o porcelanato 

área externa com piso de granilite, árvore com banco em volta e plantas
Foto: Portinari Linha Battuto Veneziano cinza 100×100cm

22. Nesta cozinha, o estilo industrial é suavizado graças ao porcelanato que imita granilite.

Bancada de lanchonete preta com armários e bancos pretos, luminárias pendentes dourado e piso granilite por todo espaço.
Foto: Portobello Linha Twist ash Art 60X60cm

23.  O porcelanato de granilite da linha Terazzo tem cores tradicionais e simula pequenos fragmentos. 

Peça de granilite
Foto: Biancogres Linha Terazzo 60X60 cm

24. Já o porcelanato de granilite tradicional da Pointer, tem alguns pontos mais escuros e reforça o efeito nostálgico do revestimento. 

Porcelanato de granilite preto e branco
Foto: Pointer Branco Arabesco 71×71 cm

25. Para quem não tem medo de ousar, o amarelo é sempre um toque especial em porcelanatos que imitam granilite. 

Ambiente com mesa de madeira, duas cadeiras amarelas e piso de granilite
Foto: Projeto Amoedo Design

26. Este pequeno lavabo foi revestido por um porcelanato que imita granilite no piso e em uma das paredes, criando a impressão de uma caixa. 

Lavabo com revestimento de madeira na parede que sobe até o teto, demais paredes e piso revestidos de granilite e pia branca.
Foto: Projeto Studio Drummond

27. Além do piso, o porcelanato que imita granilite pode ser utilizado em bancadas de cozinha, já que é uma opção bem mais resistente que o granilite tradicional. 

Cozinha com bancada da pia revestida de granilite, bancos pretos, armários pretos, piso em cimento queimado e paredes em tons rosa.
Foto: Projeto Taylor Whalen

28. O que era para ser um banheiro branco minimalista foi completamente transformado pelo piso colorido de porcelanato de granilite, aplicado inclusive na área do box. 

Banheiro com piso de granilite, meia parede revestida de subway tiles branca e outra metade pintada de branca, cuba branca da pia com gabinete de madeira, box de vidro preto, espelho redondo.
Foto: Projeto Hût Architecture

29. Bastante realista, o piso de porcelanato de granilite tradicional da linha Flake apresenta variação de tamanhos e cores bem convencionais. 

Peça de granilite
Foto: Roca Linha Flake 20×20 cm

30.  Em uma proposta mais vibrante, nesta cozinha, o revestimento de porcelanato que imita granilite foi utilizado no backsplash, conferindo um ar leve e descontraído ao ambiente. 

Cozinha com armário verde musgo, eletrodoméstico pretos, parede da pia com porcelanato de granilite em tom vermelho e piso porcelanato em tom neutro
Foto: Projeto Signorino

O que você achou dessas ideias e produtos? Conta pra gente!

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 19 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais