Por Marcela Neri
Com a pandemia e a necessidade de ficarmos mais em nossas casas, nós podemos observar o quanto temos a necessidade de que ela nos acolha, nos atenda e tenha traços de nossa personalidade e não é por um acaso que houve um aumento significativo nas reformas internas nas casas brasileiras. Mudamos nossa relação com o lar e sentimos a carência de trazer lembranças afetivas aos ambientes, o design afetivo está ai para mostrar a todos o quanto nossa casa pode ter lembranças de momentos bons que acolhem e nos transmitem boas sensações, assim como traços de nossa individualidade.
Existem formas criativas e fáceis de trazer lembranças afetivas aos ambientes, alguns elementos podem fazer total diferença e carregar significados importantes para nós. É necessário que a gente se pergunte “Quais lembranças eu quero ter por perto?” “Qual sensação eu quero ter no ambiente?”.
CONFIRA: MACRAMÊ: A ARTE DO NEOLÍTICO NA ATUALIDADE
Abaixo darei um exemplo pessoal meu, uma arte em linhas que formam o contorno de uma foto muito especial para mim. A minha formatura em que tirei, esta foto com meu pai e foi um dia muito especial para mim, me trás boas lembranças e um sentimento genuinamente feliz.
Moldurei este pente garfo que foi de meu pai e é dos únicos objetos que tenho e guardo de recordação dele. Além de representar minha história é uma forma de ter doces lembranças de alguém que sempre amei.
No quesito afeto ele pode ir além de objetos, uma folha seca de uma árvore da casa de onde você morava, conchas da sua praia favorita, sementes de alguma planta que lhe remete alguma história, moldurar uma carta que você ama. Uma flor seca de um momento especial em sua vida, escrever a data na moldura e colocar como parte de sua decoração. O hall é um boa pedida para esses quadros que contam histórias seja ele no de entrada principal ou rall para os quadros, selecione uma parede de seu agrado para que ela seja especial e visualizada com mais carinho.
Bordado é algo que tem voltado a fazer parte da decoração e com o design afetivo ela tem feito um papel muito carinhoso, ela pode ser usada como informativo, trazer letras de músicas e até formas que represente pessoas.
Um aviso de forma delicada e afetiva é um bom exemplo de utilizar o bordado, esta foto abaixo é um projeto meu nomeado como Ana Tropicália no Neri Interiores. Utilizando o bordado conseguimos de forma carinhosa passar uma informação necessária do local.
Marcela Neri, Design de Interiores e apaixonada pelos detalhes da vida. Escolheu seguir a linha do Design Afetivo no Neri Interiores e colocar sentimentos bons nos espaços, ela acredita que os ambientes precisam transmitir sensações e lembranças. Ama fotografia e utiliza a câmera para exercita a criatividade além de melhorar percepção da vida. Carrega como sua marca o NERI, que é seu sobrenome e para ela tem um significado cheio de afeto. Aqui ela irá compartilhar assuntos cheios de valor afetivo e explicativo, então pode entrar e se aconchegar, pois lugar bom é o que nos faz se sentir bem.