Decoração com personalidade: inspire-se nos projetos e dicas da arquiteta Cristiane Schiavoni

Ousar nas cores e nas combinações pode transformar os ambientes da casa Parece óbvio, mas cada detalhe do projeto de arquitetura de interiores deve seguir os gostos e, acima de tudo, a personalidade dos moradores. Afinal, as pessoas precisam sentir que a casa é o seu lar e os ambientes devem refletir, por meio das escolhas, […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 26 fevereiro 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Ousar nas cores e nas combinações pode transformar os ambientes da casa

Sala com poltronas branca personalizada com desenhos geométricos coloridos, sofá curvo amarelo e tapete azul, paredes brancas e mesinha de centro redonda branca.
A decoração deve refletir a personalidade dos moradores. No projeto assinado por Cristiane Schiavoni, elementos como as poltronas, o sofá curvo amarelo e o tapete azul declaram o desejo de emanar a vivacidade e o jeito dos moradores | Foto: Carlos Piratininga

Parece óbvio, mas cada detalhe do projeto de arquitetura de interiores deve seguir os gostos e, acima de tudo, a personalidade dos moradores. Afinal, as pessoas precisam sentir que a casa é o seu lar e os ambientes devem refletir, por meio das escolhas, suas histórias, lembranças e o estilo. Assim, para uma decoração com personalidade a seleção do mobiliário e dos itens decorativos carregam a missão de representar o senso de pertencimento e a tão esperada sensação de aconchego.

CONFIRA: COR DO ANO 2021 PANTONE: INSPIRE-SE COM AMBIENTES E PRODUTOS NOS TONS ILLUMINATING E ULTIMATE GRAY

Nesse sentido, o emprego de cores vibrantes tem o poder de transformar, combinando com personalidades marcantes. Porém, antes de sair colocando esses tons em todos os lugares, é importante ter algumas questões em mente. “As tonalidades se equilibram? De que forma? Existem outras cores no espaço? O que o morador quer transmitir? A intenção é destacar ou camuflar?”, são algumas listadas pela arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome.

Antes de especificar essas tonalidades em projetos, a profissional afirma que passa pela etapa de conhecer muito bem os seus clientes. “No dia a dia vou percebendo as preferências dos futuros moradores. Nas projeções 3D insiro algumas cores e observo as reações. É essencial compreender o jeito de cada um”, explica.

Porém como conseguir o equilíbrio para uma decoração com personalidade? A resposta pode parecer complicada, mas com a utilização do círculo cromático tudo fica mais simples. Ele apresenta 12 cores dispostas lado a lado e divididas seguindo a tonalidade. A classificação mostra como podem ser misturadas: cores primárias, secundárias, terciárias, análogas, complementares, frias e quentes, neutras e monocromia. “O material está disponível na internet e pode ser consultado na hora de escolher os elementos”, diz Cristiane Schiavoni.

CONFIRA: 36 INSPIRAÇÕES DE PINTURAS PARA SUA CASA
+ IDEIAS DE PROJETOS COM PORTAS COLORIDAS

Outra técnica para balancear é usar componentes que, muitas vezes, são considerados neutros como madeira, tecidos e até mesmo o branco. Esse último, dependendo da situação, funcionará mais como um meio de destacar os tons vibrantes do que os suavizar.

Dessa forma, se o objetivo é ousar nas tonalidades, sem esquecer da harmonia no cômodo, a arquiteta reuniu inspirações de seus projetos para ajudar nessa missão.

Confira a seguir:

1) Quarto azul: 

Quarto de casal decoração azul, paredes azul e objetos decorativos azuis.
Casal de moradores com personalidade alegre rendeu inspiração para um quarto todo azul | Foto: Carlos Piratininga

Apesar de ser uma cor de bastante originalidade, o azul é associado à calma e tranquilidade, encaixando perfeitamente em um dormitório. Assim, ao observar o modo animado dos moradores, a profissional escolheu usá-lo em quase todas as paredes. Os quadros, a cortina, a estrutura de metal da cabeceira, o cinza e a madeira no banheiro foram empregados como forma de dosar a intensidade da cor.

2) Sala de estar com toques de amarelo: 

Sala de estar com estante de nichos amarela, sofá cinza, mesinha de centro e piso cinzas, paredes brancas e detalhes na casa com luminárias e armários amarelos.
O amarelo e o cinza, cores de 2021 da Pantone, marcam presença no projeto da sala de estar com atmosfera de décor industrial| Foto: Carlos Piratininga

A sala de estar pertence aos mesmos moradores do quarto azul. “É interessante ressaltar que os elementos amarelos desse ambiente já pertenciam ao casal, que nos trouxe a possibilidade de compor a partir deles”, conta a profissional. Para destacar, uma base neutra com cimento queimado, tijolinhos e cinza foi a melhor opção. Os tons combinados realçaram a integração do projeto.

3) Sofá vermelho: 

Sala com sofá vermelho, paredes brancas com quadros decorativos coloridos, vasinhos de plantas, mesinha de canto de madeira, mesinha de centro branca, piso de madeira com tapete cinza.
No contraponto ao sofá vermelho e os quadros coloridos, elementos brancos, como a mesa de centro em laca brilhante, a parede e o cinza claro do tapete | Foto: Carlos Piratininga

Os quadros pertenciam à moradora, porém estavam espalhados pela sala de estar. Além disso, apesar de ser uma casa em um estilo clássico, a profissional percebeu o jeito marcante da cliente. Portanto, para enaltecer esse lado animado, foi criado uma exposição com todas as obras de arte na mesma parede.

Nesse sentido, o sofá vermelho faz parte do painel, acrescentando alguns toques sutis de verde e roxo. Os demais itens são neutros, criando um fundo ideal para a composição.

4) Geladeira amarela: 

Cozinha com armários e piso cinza, eletrodomésticos de inox e geladeira e nicho do armário amarelos.
A combinação entre amarelo e cinza aparece novamente, dessa vez na cozinha | Foto: Carlos Piratininga

Após a cliente ter comprado a geladeira errada, a arquiteta resolveu o problema propondo usar pontos de amarelo na peça e no nicho ao lado. A solução coube perfeitamente no ambiente com predomínio do cinza. “O amarelo chegou para trazer alegria para o local onde os alimentos são preparados. A cozinha demanda cores mais vibrantes, animando os dias”, conta a profissional.

5) Obras de arte: 

Decoração com personalidade: sala de TV com sofá azul, tapete colorido verde e azul, obra de arte amarela na parede, rack e prateleira acima da TV amadeirada e mesinha de canto estofada
Quando a obra de arte dá o tom para o restante da decoração em uma sala de TV cheia de estilo | Foto: Carlos Piratininga

Nesse projeto, a arquiteta percebeu, desde o início, que os moradores eram apaixonados pelas cores, afinal o sofá azul foi comprado por eles. “A ideia principal foi trazer esse estilo, equilibrando as tonalidades de azul, amarelo e verde”, conta. A escultura da artista plástica Rosana Ciotta e o tapete entraram na composição, tendo o móvel como protagonista.

Nesse caso, as paredes foram pintadas em um tom neutro, porém isso não é uma regra. É possível misturar cores vibrantes em um mesmo ambiente, sem ficar incômodo. Se for usar o branco, por exemplo, é importante entender que ele tem a função de destacar ainda mais o elemento colorido. Logo, se a intenção for diminuir a intensidade, o recomendado é escolher tonalidades próximas e colocá-las lado a lado.  

6) O roxo toma conta: 

Sala com decoração com personalidade roxa, poltronas roxas, painel de fundo com tons de roxo, sofá preto com almofadas roxas e piso branco
Usando o painel como inspiração, o roxo ganhou os móveis da sala | Foto: Carlos Piratininga

A decoração dessa sala de estar teve como principal inspiração o painel ao fundo que traz uma foto significativa para a proprietária. Dessa forma, o mesmo roxo da imagem foi usado para as cadeiras ao centro. No projeto, o branco foi escolhido para realçar o tom forte.

7) Combinação clássica: 

Banheiro com decoração com personalidade com mármore preto aplicado na parede da pia e pia, revestimento branco  aplicado nas demais paredes, piso porcelanato branco e armários em tom grafite
A combinação clássica ofereceu elegância ao banheiro | Foto: Carlos Piratininga

Apesar de ser uma cor clássica, o preto ainda assusta algumas pessoas. Nesse banheiro, a proposta foi trazer elegância e sofisticação, entretanto, a tonalidade também pode estar em projetos mais modernos. O preto marmorizado foi aplicado na parede, contrapondo com o branco. A combinação transformou a atmosfera, complementado pelo armário em grafite.

8) Cozinha vermelha: 

cozinha com decoração de personalidade, armários e mesa vermelhos, piso de granito preto, eletrodomésticos de inox, luminárias pendentes amarelas e bancada de mármore preto.
A cozinha ganhou ares ousados com a combinação cromática | Foto: Carlos Piratininga

Partindo do piso de granito preto, Cristiane Schiavoni criou uma proposta arrojada. Assim, nasceu o projeto de uma cozinha retrô, reforçada pelos armários em vermelho coral. Para uma decoração de personalidade, o aspecto forte da moradora ainda foi reforçada nos pendentes em amarelo e nas cadeiras padronizadas.

“Quando falamos de cores vibrantes e decoração com personalidade, é essencial seguir seu estilo, sem esquecer da harmonia cromática nos ambientes. Eu sempre digo que não existe feio ou bonito, brega ou chique, mas sim projeto coerente ou incoerente”, finaliza a profissional.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 26 fevereiro 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais