Como descobrir qual estilo de decoração combina mais com você?

Confira dicas para descobrir qual estilo de decoração combina com você! Você já deve ter notado que o universo da decoração e do design de interiores está sempre se reinventando, em uma eterna sucessão de tendências. Na hora de reformar ou construir uma casa, identificar o estilo do morador pode facilitar a escolha para um […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 23 agosto 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Confira dicas para descobrir qual estilo de decoração combina com você!

Como descobrir qual estilo de decoração combina mais com você?

Loft projetado pelo escritório Síol Studios tem estilo industrial (Foto: Joe Fletcher/Divulgação)

Você já deve ter notado que o universo da decoração e do design de interiores está sempre se reinventando, em uma eterna sucessão de tendências. Na hora de reformar ou construir uma casa, identificar o estilo do morador pode facilitar a escolha para um entre tantas opções disponíveis no mercado. 

É natural que a maioria das pessoas não tenha parado para refletir sobre o estilo de decoração até estar diante de um momento crucial como a construção de um lar. Se este é o seu caso, algumas dicas podem ajudá-lo a definir o que mais combina com você!

CONFIRA: COMO USAR CÍRCULO CROMÁTICO NA DECORAÇÃO

  1. Mergulhe no universo da decoração

Revistas, redes sociais e plataformas como o Revestindo a Casa são excelentes formas de se familiarizar com os diferentes estilos de decoração. Comece a salvar as referências que você gosta e, ao reuni-las, certamente irá perceber que alguns itens sempre se repetem. A reunião destes elementos pode ser um indicativo de qual estilo combina mais com você. 

  1. Observe o mundo real 

Não fique preso apenas às fotos. Afinal, elas enganam! Comece a reparar nos ambientes que você frequenta: de hotéis a restaurantes, escritórios, bares, casas de amigos e familiares. Dê uma atenção especial àqueles ambientes onde se sente bem e acolhido: eles podem ser um indicativo do que lhe agrada e faz bem. 

Como descobrir qual estilo de decoração combina mais com você?

Loft com estilo escandinavo projetado pela arquiteta Jenn Chang (Foto: Bungalow 5 / Reprodução)

  1. Anote quais materiais captam o seu olhar

Neste processo de pesquisa e exploração, procure sempre anotar o que capta o seu olhar. Esteja atento tanto aos revestimentos (azulejos, pisos, porcelanatos, ladrilhos que recobre paredes e pisos) quanto aos móveis, tapetes, cortinas e objetos de decoração que você por acaso se identifique no decorrer do caminho.

CONFIRA: 10 REVESTIMENTOS PARA TETO QUE PODEM RENOVAR A DECORAÇÃO

  1. Defina a paleta de cores

Muitos estilos estão associados a determinadas paletas de cores e materiais. A preferência por ambientes claros, escuros ou coloridos depende muito da percepção individual de cada um e saber o que lhe agrada pode ser um ponto de partida para a definição do estilo. 

Como descobrir qual estilo de decoração combina mais com você?

Cozinha com estilo retrô projetada pelo escritório americano Design, Bitches (Fotos: Laure Joliet / Divulgação)

  1. Considere o seu perfil e a sensação que deseja sentir em casa

Escolher um estilo para sua casa vai muito além de achar algo bonito. Diz respeito à conexão criada naquele determinado espaço, que deve sempre acolhê-lo. Além de cores e materiais, procure levar em consideração quais sensações, lembranças e memórias você deseja despertar dentro do seu lar. 

Criar um verdadeiro refúgio exige que o projeto de interiores esteja em harmonia com a personalidade das pessoas que viverão ali. A casa precisa ser uma extensão de si mesmo, portanto, não deixe de levar em conta aquilo que é importante para você. 

  1. Entenda como o estilo da decoração pode impactar no seu dia a dia

De um ponto de vista prático, procure entender também como aquele estilo de decoração irá se alinhar à sua rotina e seus hábitos. Você pode amar o estilo industrial e querer apostar em serralheria por toda a sala, mas se não for uma pessoa organizada, isso será pouco prático no seu dia a dia. 

Ainda não sabe por onde começar? Baixe gratuitamente o meu Guia de Estilos para o Banheiro e conheça os principais estilos de decoração, incluindo recomendações de revestimentos. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 23 agosto 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais