10 revestimentos para teto que podem renovar a decoração

Dicas para renovar a decoração do seu ambiente utilizando apenas revestimentos para o teto. Confira: Esqueça que todo teto precisa ser branco, neutro e sem graça. Esta superfície pode ajudar a compor a decoração, como uma extensão das paredes ou mesmo um contraponto vibrante. Recentemente, os olhares têm se voltado cada vez mais para o […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 26 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Dicas para renovar a decoração do seu ambiente utilizando apenas revestimentos para o teto. Confira:

10 revestimentos para teto que podem renovar a decoração

Projeto da arquiteta Lais Galvão com teto de madeira (Foto: Gabriela Daltro / Divulgação)

Esqueça que todo teto precisa ser branco, neutro e sem graça. Esta superfície pode ajudar a compor a decoração, como uma extensão das paredes ou mesmo um contraponto vibrante. Recentemente, os olhares têm se voltado cada vez mais para o alto, com o uso de revestimentos para teto coloridos e descontraídos nos projetos contemporâneos. 

A escolha dos revestimentos para teto é relativamente simples, afinal, praticamente qualquer revestimento pode ser aplicado em paredes e tetos. A distinção mais comum no mercado é para pisos, pois estas peças, sim, precisarão demonstrar maior resistência ao peso e ao tráfego. Ainda assim, no Brasil, a forma mais comum de revestir tetos é com tintas ou forro de gesso. 

Confira a seguir 10 revestimentos para teto para quem deseja renovar o ambiente!

Azulejos cerâmicos

10 revestimentos para teto que podem renovar a decoração

Projeto da designer de interiores Andrea West tem azulejos hexagonais no teto (Foto: Divulgação)

A cerâmica é a base para a maioria dos revestimentos que utilizamos na arquitetura e construção civil. Produzidas a partir da mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, as placas cerâmicas mais comuns em tetos são os azulejos, principalmente, em banheiros e cozinhas. 

Ótima solução para quem gosta de produtos fáceis de manutenção, eles não retém sujeira. Os azulejos costumam apresentar bom custo-benefício. Além de ser fácil de instalar, o tem boa durabilidade, é resistente a fungos e pode ser encontrado em várias cores e modelos. 

Cimento queimado

10 revestimentos para teto que podem renovar a decoração

Projeto do escritório AS Design+Arquitetura com teto de cimento queimado (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

Criado a partir da queima do cimento em pó sobre a argamassa ainda fresca, este se tornou um ícone da decoração industrial. É um revestimento resistente, versátil, de fácil limpeza, mas precisa ser executado por um profissional qualificado para criar superfícies contínuas e uniformes. 

Concreto arquitetônico

10 revestimentos para teto que podem renovar a decoração

Projeto do escritório Arquitetando Ideias com concreto arquitetônico no teto (Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação)

O concreto arquitetônico refere-se ao concreto que proporciona, além de suas funções estruturais, uma estética agradável. Entre as principais vantagens estão a facilidade no assentamento e no manuseio, e a durabilidade. É um material muito versátil para tetos, permitindo criar uma uma superfície completamente lisa ou com variados tons, rugosidades e texturas. As marcas que trabalham com este revestimento conseguem reproduzir cores e texturas com uma verossimilhança surpreendente, quando comparado a pedras, mármores e madeiras. 

CONFIRA: 26 IDEIAS DE TETOS COLORIDOS PARA SE INSPIRAR

Gesso 

10 revestimentos para teto que podem renovar a decoração

Projeto do Voilà Studio com forro de gesso no teto (Foto: Divulgação / Roberta Gewehr)

O forro de gesso é muito comum em novos imóveis e apartamentos. Trata-se de um revestimento que promove o isolamento térmico entre o telhado e o piso. Além desta função estrutural, ele permite a instalação de diversas luminárias embutidas. Vale a pena ficar atento à altura do pé-direito: se for maior que 2,60 m, é possível criar um forro de gesso de 13 cm para embutir a iluminação. Se a altura for mais baixa, esqueça o forro. 

Madeira 

Projeto do escritório Rua 141 Arquitetura e Zalc Arquitetura (Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação)

São muitas as qualidades do uso da madeira no forro: ela ajuda a esconder as instalações elétricas e hidráulicas, é um ótimo isolante térmico, é fácil de instalar e ainda deixa qualquer ambiente mais elegante e aconchegante. Este é um revestimento que, no geral, demanda maior manutenção, mas no teto costuma sofrer menor desgaste do que no piso, bastando a impermeabilização frequente em ambientes mais úmidos. 

Mármores e granitos

Suíte Master projetada por Ivan Wodzinski para a Casa Cor Paraná 2019 (Foto: Samuel Berger / Divulgação)

Clássicos e elegantes, eles nunca saem de moda! Por serem produtos naturais, deixam o ambiente mais bonito porque cada peça é única. a A aplicação destes revestimentos para teto permite a criação de ambientes monolíticos, mas requer certo cuidado para que não resulte em uma estética fria demais. 

 

Papel de parede 

Banheiro com pastilhas no teto (Foto: Pinterest / Reprodução)

Não tem jeito: renovações rápidas e sem sujeira, só mesmo usando papel de parede. Para maior durabilidade, principalmente, em ambientes úmidos, recomendo investir nos modelos vinílicos. Eles apresentam maior resistência e durabilidade quando houver, momentaneamente, o contato com a água ou alguma sujeira. Isso é importante quando falamos de revestimentos para teto, pois a limpeza dessa superfície é naturalmente dificultada. 

Pastilhas

Banheiro com pastilhas no teto (Foto: Pinterest / Reprodução)

Esse é mais um tipo de revestimento cerâmico, mas vale lembrar que também existem pastilhas de vidro, mármore, pedras e metálicas. Sua principal diferença para os azulejos está nas dimensões: as pastilhas são bem menores! O amplo mix de cores, acabamentos e materiais permite a aplicação nas mais variadas superfícies, incluindo o teto. 

Este uso é mais comum em banheiros, acompanhando paredes e pisos de boxe. Existe uma válida preocupação quanto aos rejuntes que, com o tempo, vão escurecendo. Uma dica é apostar em cores que não sejam tão claras – assim conseguirá “camuflar” as terríveis manchinhas que aparecem. 

Porcelanato

Projeto de Patricia Pomerantzeff com lastras no teto (Foto: Portobello / Divulgação)

O porcelanato é um dos revestimentos mais utilizados em projetos residenciais e comerciais, conhecido por ser uma alternativa a pedras mais nobres. Trata-se de uma peça cerâmica que passa por um processo de prensagem que a torna ainda mais resistente, podendo ser esmaltada ou não esmaltada, polida ou natural, retificada ou não retificada. 

Sua base é rígida e tem cerca de 1 cm de espessura, podendo ser aplicado no teto. Os grandes formatos são uma tendência e possuem dimensões a partir de 60 x 60 cm. Como as peças são grandes, acabam diminuindo a quantidade de  linhas de rejuntes e de peças usadas, comparadas a um produto com formato menor, criando um ambiente mais contemporâneo e minimalista. Quando instalados no teto, valorizam a sensação de amplitude. 

Tintas

Projeto do designer André Bastos (Foto: Carol Spercel / Editora Globo)

A tinta ainda é o principal revestimento, para tetos brancos ou coloridos. Pintar o teto, certamente, é a alternativa mais rápida e barata de renovar a superfície. Existem muitas tintas disponíveis no mercado e conhecê-las ajudará a definir o que você precisa. 

A mais comum para tetos é a tinta acrílica. Feita à base de água, ela possui secagem rápida e é impermeabilizante, facilitando a limpeza, que pode ser feita com um pano úmido. A tinta látex é outra opção, com secagem rápida e pouco odor. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 26 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais