BBB 21: A casa mais vigiada e cenográfica do Brasil!

Bastou virar o ano e um dos assuntos mais comentados foi sobre quem estaria na vigésima edição do BBB, já que na última, o reality deu o que falar, por evidenciar famosos, abordar temáticas necessárias e também foi uma das formas de se entreter na tv, por conta do isolamento nessa pandemia. Mas, a ansiedade […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 26 janeiro 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Bastou virar o ano e um dos assuntos mais comentados foi sobre quem estaria na vigésima edição do BBB, já que na última, o reality deu o que falar, por evidenciar famosos, abordar temáticas necessárias e também foi uma das formas de se entreter na tv, por conta do isolamento nessa pandemia. Mas, a ansiedade e a espera não é só pelo elenco formado por famosos e anônimos, não! A cenografia/decoração da casa do BBB e todo seu layout sempre é algo aguardado, afinal, é quase um spoiler do que imaginamos do que poderá acontecer.

Esse ano o próprio programa já começou pautando alguns temas que já deveriam ser abordados há algum tempo, como a presença de mais pessoas pretas, diversidade na orientação sexual, cancelados ganhando novas oportunidades… O que é um avanço e, claro, reflete muito na decoração da casa do BBB e em toda a sua composição que carrega muitas cores, revestimentos, histórias e principalmente modernidade, algo marcante no programa.

CONFIRA: CASTELO RA TIM BUM – SAIBA MAIS SOBRE A CENOGRAFIA DO PROGRAMA

A sala, por exemplo, ponto de encontro onde todos se reúnem – única ponte com o mundo fora do confinamento –, traz a vibração dos grafites urbanos que compõem ao tapete e almofadas o que traz ainda mais conforto para o espaço que vai da treta a grandes emoções. A madeira também presente ameniza as cores juntamente aos perfis de led, algo que tem virado tendência no mundo da arquitetura e que traz esse ar mais contemporâneo pro ambiente.

Sala com tapete coloridos, mesinha de centro de vidro, parede com grafite urbano colorido, sofá cinza com almofadas coloridas e mesinhas de centro com luminárias pendentes.
Sofá ponto de encontro dos participantes com o mundo externo – Fonte: Gshow
Outro ângulo da sala com vista para telão onde o apresentador se comunica, paredes com madeira e led, vasinhos de plantas pretos no chão e piso em tom cinza.
Telão onde o apresentador Tiago Leifert se comunica com os participantes – Fonte: Gshow

Outro espaço muito marcante na decoração da casa do BBB é o banheiro, um grandioso e exuberante camarim rosa foi criado com muito brilho, espelhos em formatos diferentes também tendência na decoração, trazendo essa proposta do mundo das celebridades que linka muito com o novo formato do programa, que inclui no seu elenco alguns famosos do mundo da música, artes cênicas, e da internet. Acreditamos que o Banheiro Instagramavel é uma forma de fazer com que nas festas e no dia a dia os participantes tirem fotos e gravem vídeos, já que desde a última edição eles podiam registrar esses momentos no “selfiebbb”. 

Banheiro em formato de camarim com em tom de cor neutra e rosa, com espelhos quadrados e retangular com luz de led.
Banheiro Camarim – Fonte: Gshow
Área de circulação do banheiro com espelhos em formatos diferentes, bancos com estofado de pelúcia.
Circulação Banheiro | Despensa | Quarto – Fonte: Gshow

E se o BBB faz história nas suas edições, tem que contar também! Um dos quartos homenageia a Literatura de Cordel nordestina , o que além de remeter uma das obras da emissora, fortalece toda forma de expressão artística e de valorização do povo nordestino.

quarto com decoração de literatura de cordel nordestina em preto e branco, com desenhos em 3D na parede e edredons com o tema.
Quarto-  Toda a parede com desenhos em 3d com edredons com o tema – Fonte: Gshow
Hall de entrada do quarto com desenhos em 3D na parede.
Entrada Quarto – Fonte: Gshow
Cozinha com cobogó amarelo, armários azuis, revestimentos retrôs e mesa retangular amarela de 8 lugares.
Cozinha Xepa – Fonte: Gshow
Cozinha vip possui ares industriais, que é possível identificar na marcenaria e revestimentos metalizados, piso no cimento queimado e a presença de detalhes com led, mesa redonda metalizada com cadeiras azuis.
Cozinha Vip – Fonte: Gshow

CONFIRA: REAPROVEITAR É PRECISO!

Já as cozinhas dessa temporada ficam lado a lado, grupo xepa e vip agora vão ficar próximos, não podendo usar os utensílios, louças e eletrodomésticos do outro, tampouco dividir a mesma comida. Será que vai ter treta? A decoração vai de encontro entre a modernidade e a tradição: a  Vip tem ares industriais, que é possível identificar na marcenaria e revestimentos metalizados, piso no cimento queimado e a presença de detalhes com led, enquanto a da Xepa, tem inspiração na decoração de uma cozinha de vó. A presença de revestimentos retrôs e cores claras presente na marcenaria e mobílias traz essa características. Saindo da parte interna e indo pra externa, vemos janelas arqueadas e pergolados com predominância nas cores azul e branca que transporta todos diretamente para a Grécia, completando com um castelo medieval onde ficará o quarto do líder!   

Área externa da casa com janelas arqueadas e pergolados com predominância nas cores azul e branca que transporta todos diretamente para a Grécia, piscina retangular, completando com um castelo medieval onde ficará o quarto do líder.
Área Externa da Casa bbb21 – Fonte: Gshow

“Toda a concepção do projeto da casa, é bem semelhante a um projeto de interiores, onde a Cenógrafa responsável pelo projeto, que é a minha chefe, pega o Briefing com a direção,  para criar cada cenário. Apesar de ser uma obra pra tv, toda a estrutura é construída com materiais e revestimentos reais, muitas vezes as marcas parceiras apostam nos seus produtos novos pra lançamento.

O mesmo acontece com o mobiliário, como são ambientes criados para serem dinâmicos, é bastante comum a explosão de cores e texturas. “Mesmo não tendo trabalhado diretamente no projeto da casa desse ano, trabalhei mais de perto no bbb20, adorei o conceito por trás de cada ambiente, toda psicologia nas entrelinhas ajudam a dar movimento no jogo, mas a minha opinião enquanto arquiteto é que a casa do bbb funciona como o lançamento de uma coleção de roupas, onde as extravagâncias mostram o conceito por trás de cada detalhe que pode ser facilmente usado fora da tv.” – Nos conta Rodrigo Lima, arquiteto de formação e cenógrafo na rede globo.

 Agora que já conhecemos a casa, vamos esperar pra ver o que vai acontecer nesses 100 dias de confinamento e ficar ligado nas decorações e temáticas das festas que a gente amaaa!

Rafael Bittencourt é Baiano, nascido e criado em Salvador/BA, apaixonado por toda forma de arte.
Escolhi ser Arquiteto pela diversidade que essa profissão me proporciona, que envolve pessoas, sonhos e realizações. Sempre quis e quero envolver essas diversidades em algo que faço. A cenografia veio como um plus a mais no meu conhecimento e no meu modo de ver o contexto em que me encontro, seja ele urbano, residencial, comercial ou até a própria cena de eventos e espetáculos…
Além de executar projetos de Arquitetura e Cenografia, Rafa é criador do projeto #Deuinsight e da pagina @rb_studiooficial, ambas tem o intuito de valorizar profissionais de arquitetura, cenografia e artes no geral.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 26 janeiro 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais