Os três incríveis teatros dos brasileiros

No último dia 27 de março foi comemorado o dia mundial do teatro, coincidentemente se comemora também o dia do circo, afinal toda essa expressão circense surgiu através dessa expressão artística que vem desde a pré história com os primitivos imitando os animais para ajudar na caça. O “THEATRON” palavra de origem grega, tem como […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 maio 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

No último dia 27 de março foi comemorado o dia mundial do teatro, coincidentemente se comemora também o dia do circo, afinal toda essa expressão circense surgiu através dessa expressão artística que vem desde a pré história com os primitivos imitando os animais para ajudar na caça. O “THEATRON” palavra de origem grega, tem como significado “Lugar para ver” traz uma importância não só nos tempos antigos, mas nos tempos atuais. São comemorados ao longo do ano três datas, dia 27 de março dia mundial, dia 21 universal e 19 de setembro o dia nacional, as datas tem marcas na história de processos e barreiras vividas por quem fez e quem faz esse grande contexto que além de levar arte nos ensina! No Brasil existe aproximadamente 1.200 teatros de vários estilos e formatos, todos eles com uma arquitetura bastante peculiar, mas sem perder o conceito principalmente dos palcos que são:

Arena – Formato triangular situada no fundo da plateia, onde geralmente são bem pequenos, de modo que os atores e o público mantêm uma relação mais estreita.

CONFIRA: CASTELO RA TIM BUM – SAIBA MAIS SOBRE A CENOGRAFIA DO PROGRAMA

Elizabetano: Tem a característica de um palco misto. É um espaço fechado, retangular, com uma grande ampliação de proscênio (em formato retangular ou circular).

Italiano: Onde os espectadores ficam apenas de frente. Geralmente situa-se mais distante da plateia. Todos esses trazem características marcantes para os teatros!

Formato de palcos italianos
Formatos de Palcos Italianos
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/588071663831470252/

ÓPERA DE ARAME
Impossível falar de teatro brasileiro e não falar sobre a ópera de arame, sabemos que a maioria dos teatros são sim importantes e que na sua grande maioria são incríveis, mas o ópera foi desenvolvido pelo arquiteto Domingos Bongestabs, ele tem na sua arquitetura encantos que deixam as obras teatrais mais emocionantes. Localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná o nome deriva do seu estilo construtivo, feito de tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame. Uma curiosidade nesse projeto, ele foi montado em apenas 75 dias e inaugurada em 18 de março de 1992, em meados de 2006 passou por uma reforma para manutenção e melhorias na segurança. A opera de arame está Entre os lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, fazendo parte do Parque das Pedreiras juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, o que torna um dos pontos turísticos mais ricos de Curitiba.

Teatro Opera de Arame
Teatro Opera de Arame – Entrada
Fonte: http://chapinhanamala.com.br/opera-de-arame/
Teatro Opera de Arame
Teatro Opera de Arame – Interno
Fonte: http://chapinhanamala.com.br/opera-de-arame/

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR
Outro teatro que nos surpreende com sua arquitetura é o José de Alencar, localizado na cidade de Fortaleza Ceará, uma homenagem ao romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro, que era um dos maiores representantes da corrente literária indianista. O projeto tem uma característica muito forte por ser bastante eclético trazendo a arquitetura brasileira, mesclando com os estilos neoclássicas e art nouveau. Além de ser uma obra de arte nos estilos o teatro se torna ainda mais interessante por seus desenhos geométricos que refletem a luz do sol durante o dia e a noite as gambiarras que ilumina os espectadores. O espaço ainda tem como complemento um jardim, projetado pelo paisagista Burle Marx, com plantas brasileiras como o Pau-Brasil e Oitis, além de algumas espécies nativas do Ceará como os Jucás e Macaúbas. Um show de Arte, Arquitetura e Entretenimento.

TEATRO CASTRO ALVES
Fruto das ideias desenvolvimentistas do governador Antônio Balbino, a história do Teatro Castro Alves, que homenageia o “Poeta dos Escravos”, possui grande momentos na sua trajetória de execução. O projeto original foi feito pelos arquitetos Alcides da Rocha Miranda e José de Souza Reis, em 1948; Porém, antes mesmo de sua inauguração oficial, o Teatro foi vítima de um incêndio na madrugada do dia 12 de julho, o destruindo quase por completo, tendo escapado apenas o seu vestíbulo ou foyer, logo após essa tragédia o prédio passou a ser desenvolvido pelo arquiteto José Bina Fonyat Filho e o pelo engenheiro Humberto Lemos Lopes, tendo início em 2 de julho de 1957 e foi concluída um ano depois. Com uma arquitetura vanguardista, o Teatro Castro Alves era a casa de espetáculos mais completa das Américas, dispondo dos mais modernos equipamentos e por sempre chamar atenção pela sua arquitetura “ousada” na época, suas formas variadas e ligação com as principais salas de espetáculo traz uma identidade única desse grande monumento localizado na Praça Dois de Julho, no Campo Grande – Salvador,
Bahia.

O que diferencia esses três teatros dos outros, são as formas de como foram conduzidos e de como chamam atenção não só no período que foram executados, mas ate nos dias de hoje. Que tudo isso logo passe e a gente possa visitar os teatros da nossa região e que também possamos conhecer de outros estados. Por enquanto podemos continuar sim valorizando as artes cênicas dentro de casa, vai essa dica: https://espetaculosonline.com/teatro-adulto, espetáculos incríveis e que nos ensinam muito!
Ahh pra conferir mais curiosidades sobre os teatros, é só acessar: https://www.instagram.com/p/CM5XUVkAttm/ .

Rafael Bittencourt é Baiano, nascido e criado em Salvador/BA, apaixonado por toda forma de arte.
Escolhi ser Arquiteto pela diversidade que essa profissão me proporciona, que envolve pessoas, sonhos e realizações. Sempre quis e quero envolver essas diversidades em algo que faço. A cenografia veio como um plus a mais no meu conhecimento e no meu modo de ver o contexto em que me encontro, seja ele urbano, residencial, comercial ou até a própria cena de eventos e espetáculos…
Além de executar projetos de Arquitetura e Cenografia, Rafa é criador do projeto #Deuinsight e da pagina @rb_studiooficial, ambas tem o intuito de valorizar profissionais de arquitetura, cenografia e artes no geral.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 maio 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais