Castelo Ra tim bum – Saiba mais sobre a cenografia do programa

Sabemos que na arquitetura e no design existem várias vertentes que podemos seguir, uma delas é a cenografia! Esse mundo que nos faz ir além, não só pela sua Arquitetura efêmera, mas por criações que na maioria das vezes sai do obvio. E por falar em nada obvio quem ai lembra do Castelo Ra tim […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 novembro 2020 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Sabemos que na arquitetura e no design existem várias vertentes que podemos seguir, uma delas é a cenografia! Esse mundo que nos faz ir além, não só pela sua Arquitetura efêmera, mas por criações que na maioria das vezes sai do obvio. E por falar em nada obvio quem ai lembra do Castelo Ra tim Bum? Independente que geração você é ,com certeza já ouviu ou assistiu sobre esse case de grande sucesso para o publico infantil.

Uma das colaboradoras nesse projeto foi a Arquiteta e Cenógrafa Lu Grecco, ela que é Formada em Arquitetura e urbanismo pela instituição de ensino FAUS, e se especializou em cenografia e direção de arte no STUDIO FOR SET DESIGN NY, é a nossa entrevistada que nos conta sobre carreira, processos e esse Case que é o Castelo Ra tim bum.

RB – Quando foi que descobriu a cenografia e como foi entrar no mercado de trabalho?

LU -A cenografia entrou na minha vida através do teatro, que fazia como atriz na infância e adolescência e depois na faculdade de arquitetura que cursei e percebi que havia uma ponte entre o teatro e a arquitetura. Comecei a trabalhar com cenografia em filmes publicitários, fazendo produção de objetos. Depois de um ano, fui para a TV. Cultura trabalhar como assistente de cenografia no Programa O Mundo da Lua e fui efetivada como cenógrafa da emissora, atendendo demandas de todos os gêneros como musicais, infantis, educativos, documentários,etc.

CONFIRA: REAPROVEITAR É PRECISO!

RB – Acredito que seu maior case cenográfico foi o Castelo Ra ti bum, esperava essa visibilidade?

LU– Com certeza o trabalho mais complexo e de maior sucesso foi O Castelo Rá-Tim-Bum e não se esperava que tivesse tanto sucesso, por ser um formato inusitado, com mais de 40 quadros, misturados com o núcleo principal do Castelo, personagens humanos e bonecos de variadas formas de manipulação

 Arquiteta e Cenógrafa Lu Grecco
Arquiteta e Cenógrafa Lu Grecco
Acervo Pessoal Lu Grecco
Hall de entrada do Castelo Ra tim Bum
Hall de entrada do Castelo Ra tim Bum Acervo Pessoal Lu grecco

RB – A gente sabe que existe uma gama de segmentos dentro de uma determinada área, a cenografia não é diferente ..seu foco sempre foi a cenografia televisiva ou o caminho te levou a isso.

LU -Sempre busquei trabalhar com teatro que sempre foi minha paixão, mas acabei indo pra TV Cultura pois me encantei com a forma de trabalho da emissora e seu teor ideológico de educar sem consumismo e também por ser um espaço de muita criação e experimentação.

RB – Acredita que precisamos ter um determinado segmento ou podemos trabalhar no teatro, tv , eventos…? LU – Com certeza dá pra trabalhar nos diversos segmentos, o que eu considero mais estimulante do que ficar fixada em apenas um segmento. Mas isso é muito pessoal, tem gente que prefere ficar apenas num nicho de mercado e ter uma metodologia de trabalho afiada, mais prática e com maior retorno financeiro.

RB – 26 anos de castelo Ra ti bum como você vê a evolução da cenografia, na tv, teatro…?

LU – Houveram muitas mudanças de lá pra cá, principalmente no campo virtual. Acredito que se o Castelo fosse feito hoje, muitas coisas seriam virtuais e não artesanais como foram feitas na época e que promoveram a riqueza da identidade visual do programa.

Marcenaria onde era produzido os cenários
Marcenaria onde era produzido os cenários
Acervo Pessoal Lu Grecco
Cenário Cozinha Castelo Ra tim bum Acervo Pessoal Lu grecco
Cozinha Castelo Ra tim bum Acervo Pessoal Lu grecco

RB – O Castelo foi inspirado nas obras do Arquiteto Antoni Gaudí, o por que e o resultado foi como vocês esperavam?

LU– A escolha do estilo do Gaudí foi devido à riqueza de formas, texturas, cores e principalmente o aspecto orgânico da sua obra

RB – Você que trabalhou e trabalha mais com cenografia infantil, como você esta enxergando isso ao longo do tempo? Sabemos que principalmente na TV se perdeu um pouco esse tipo de conteúdo.

LU – Gosto muito de trabalhar para o público infantil, percebi minha tendência para essa faixa etária, trabalhando com programas infantis na TV. Cultura e gostei muito, porque dá mais liberdade de criação e o público infantil viaja com facilidade, então é muito gostoso pensar o espaço para eles.

RB – Como você vê a cenografia daqui pra frente, e qual a mensagem que você deixa pros que estão no mercado e aqueles que estão começando?

LU – A cenografia está cada vez mais presente em mais áreas, o quê é bom para gerar mais empregos. Por outro lado a cenografia está cada vez mais virtual, o que empobrece a criação do espaço cenográfico e restringe a construção de elementos cenográficos, diminuindo a produção cenotécnica.

Equipe reunida Acervo Pessoal Lu Grecco
Equipe reunida Acervo Pessoal Lu Grecco
Maquete do Castelo Acervo Pessoal Lu grecco
Maquete do Castelo Acervo Pessoal Lu grecco

Desde que saiu da TV Cultura em 2003, trabalhando 12 anos como cenógrafa na emissora, em programas como o Castelo RáTim-Bum, Cocoricó, O Mundo da Lua, Ilha Rá-Tim-Bum, X-Tudo, Bem Brasil, Musikaos, Vitrine, Vestibulando, entre outros,

A Lu montou seu ateliê de cenografia e adereços, atendendo clientes de diversas áreas como publicidade, exposições, peças teatrais, filmes, shows e também começou a dar cursos livres de cenografia para atender a demanda de pessoas querendo aprender cenografia. Atualmente Lu da consultorias e cursos de cenografia on line. Para maiores informações no perfil da @CenografiaLuGrecco

Rafael Bittencourt é Baiano, nascido e criado em Salvador/BA, apaixonado por toda forma de arte.
Escolhi ser Arquiteto pela diversidade que essa profissão me proporciona, que envolve pessoas, sonhos e realizações. Sempre quis e quero envolver essas diversidades em algo que faço. A cenografia veio como um plus a mais no meu conhecimento e no meu modo de ver o contexto em que me encontro, seja ele urbano, residencial, comercial ou até a própria cena de eventos e espetáculos…
Além de executar projetos de Arquitetura e Cenografia, Rafa é criador do projeto #Deuinsight e da pagina @rb_studiooficial, ambas tem o intuito de valorizar profissionais de arquitetura, cenografia e artes no geral.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 novembro 2020 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais