Manteiga de Cacau é eleita a Cor de 2021 pela Tintas Eucatex

Unir os significados e sensações transmitidos pelo rosa e o amarelo, ou seja, destacar aspectos de suavidade e prosperidade, trazendo delicadeza e calma para os ambientes interiores, e a elegância para os exteriores. Esse é o intuito da tonalidade Manteiga de Cacau 2696E, eleita pela Tintas Eucatex como Cor de 2021, em estudo desenvolvido com […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 novembro 2020 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Unir os significados e sensações transmitidos pelo rosa e o amarelo, ou seja, destacar aspectos de suavidade e prosperidade, trazendo delicadeza e calma para os ambientes interiores, e a elegância para os exteriores. Esse é o intuito da tonalidade Manteiga de Cacau 2696E, eleita pela Tintas Eucatex como Cor de 2021, em estudo desenvolvido com a Tendere, consultoria de tendências voltada para o Brasil e hemisfério sul.

Ambiente com parede pintada de Manteiga de Cacau 2696E, eleita pela Tintas Eucatex como Cor de 2021, com objetos de palha na parede, poltronas de palha com estofado verde, móvel em tons neutros e piso de madeira.

A cor de 2021 traz em seu nome uma indicação a algo untuoso, que protege a pele e traz textura aos alimentos. Um tom que tem a capacidade de nos aquecer e vitalizar quando perdemos as energias, ideal para o momento conturbado que o mundo atravessa, repleto de incertezas. Um amarelo suave que nos remete a experiências de deleite e prazer.

CONFIRA: EUCATEX DÁ DICAS DE COMO ORGANIZAR UM HOME OFFICE UTILIZANDO A CHAPA PERFURADA

Ambiente com parede na cor Manteiga de Cacau 2696E, eleita pela Tintas Eucatex como Cor de 2021, escrivaninha e cadeira de madeira em tom claro com estofado neutro, vaso de planta, quadro decorativo e piso de madeira.

Manteiga de Cacau é um tom que se apresenta como um desdobramento da cor Modernismo, escolhida para 2020, que trazia em si um aspecto conciliador e energizante, para acalmar os ânimos em meio a uma crise financeira e política que já começava a ser percebida. Com a chegada da pandemia da Covid-19 estas questões se aceleraram, exigindo mais cautela e calma para lidar com o turbilhão de emoções intensificadas no período.

Quarto de casal com parede pintada na cor Manteiga de Cacau 2696E, eleita pela Tintas Eucatex como Cor de 2021, cama de casal, mesinha de canto de ferro, luminária pendente e quadro decorativo na parede.

Patrícia Sant’Anna, CVO e diretora de pesquisa da Tendere, explica que os tons amanteigados vêm ganhando espaço dentro do segmento de marcas premium e de luxo, mas se adaptam facilmente a propostas populares. “Trata-se de um amarelo suave, que nos fala sobre experiências de deleite e prazer. Uma cor simples e versátil, que consegue se adequar a composições populares e sofisticadas, pois simboliza a vida, a alimentação, proteção, traz a sensação de um leve romantismo e harmonia”, explica.

Em cenários tão incertos e desafiadores que presenciamos, Manteiga de Cacau desperta um sentimento de estabilidade e esperança. Na perspectiva da psicologia das cores, o amarelo tem como característica energizar os espaços de convívio, pois remete à alegria, felicidade e inteligência. É uma cor que traz otimismo ao cotidiano. Já o seu sub tom rosa revela a fragilidade, a doçura e uma visão positiva sobre o futuro.

O estudo coordenado por Argemiro Sanches, gerente de Marketing da Tintas Eucatex, é desenvolvido a partir de quatro grupos de gosto, identificados como perfis comportamentais que mais se destacam dentro da sociedade brasileira. A partir das referências e aspectos que mais se repetem entre essas macrotendências, é definida a cor do ano e suas quatro paletas de cores.

Sanches, que é um grande incentivador do uso das cores como ferramenta de auto expressão, destaca a importância de Manteiga de Cacau como a cor de 2021. “Manteiga de Cacau 2696E é a cor que consegue transitar por todas as quatro macrotendências, trazendo os sentimentos certos para o momento que vivemos no País e no mundo”, finaliza.

Confira as quatro paletas de cores de 2021:

Mix étnico e majestoso

Paletas de cores de 2021 Eucatex - Mix étnico e majestoso

Derivada da macrotendência Pop Tropical, a Paleta Mix Étnico e Majestoso traz inspiração em culturas próximas e distantes. Propondo uma viagem pelos povos e sua materialidade, dando destaque para as texturas, as estampas vivas e complexas, valorizando o fazer manual. As referências deste grupo dialogam com uma profusão de contrastes, provenientes da observação de diferentes culturas do mundo.

Sala inspirada na paleta Mix étnico e majestoso da Eucatex - Sofá e poltrona mostarda com almofadas coloridas, mesinha de centro e móvel de canto de madeira, parede verde com quadro decorativo, demais paredes e tapete em tons neutros.

Um romance com Kurt

Paletas de cores de 2021 Eucatex - Um romance com Kurt

A paleta Um Romance com Kurt apresenta um mix de referências que é contraditório de maneira proposital: romântico, com pitadas de rock e um leve perfume do sportwear. Derivada da macrotendência Latino Urbano, este grupo apresenta um contraponto constante entre o pesado e o leve, que traz em seu nome uma referência ao cantor Kurt Cobain, que marcou a década de 90 com seu estilo grunge.

Paletas de cores de 2021 Eucatex - Um romance com Kurt - Sala com lareira de tijolinhos, sofás cinza com almofadas coloridas, poltronas lilás, mesa de centro branca com dourado, paredes em tons claros.

Nômade Natural

Paletas de cores de 2021 Eucatex - Nômade Natural

As texturas e as formas da natureza são o principal mote de uma paleta que fala sobre viagens, das florestas de eucalipto da Austrália ao semiárido brasileiro. Nômade Natural foi traduzida da macrotendência Karioka e traduz os aspectos de vastidão, simplicidade, trazendo para os ambientes um toque agradável e acolhedor.

Ambiente inspirado na Paletas de cores de 2021 Eucatex - Nômade Natural com parede em tons de azul, mesa branca com cadeiras vermelhas, criado mudo roxo, armários d emadeira, vasos de plantas e luminária pendente de palha e tapete, piso porcelanato branco e tapete rústico

Tradição Fragmentada

Paletas de cores de 2021 Eucatex - Tradição Fragmentada

Que a tradição está ruindo não é novidade, mas e quando as novas tradições já nascem fragmentadas? Derivada da macrotendência Sofisticada, a paleta Tradição Fragmentada traz uma provocação sobre como essa questão é colocada como ponto de partida para propostas que desconstroem as maneiras de pensar a moda e o design.

Sala inspirado na Paletas de cores de 2021 Eucatex - Tradição Fragmentada com sofá roxo, parede manteiga de cacau, piso de madeira, mesinha de centro preta, e quadros decorativos em tons vermelhos e laranja.

TINTAS EUCATEX

www.tintaseucatex.com.br

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 novembro 2020 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais