Reforma de banheiro: veja como escolher os produtos certos

A hora do banho é um dos principais momentos do dia, onde podemos ter um momento relaxante após um dia cansativo. Seja na ducha, com um jato gostoso caindo sobre as costas ou curtindo em uma banheira, esse ambiente merece atenção especial ao ser projetado. Existem infinitas possibilidades de produtos que, se usados com criatividade, permitem projetar um […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 23 julho 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

A hora do banho é um dos principais momentos do dia, onde podemos ter um momento relaxante após um dia cansativo. Seja na ducha, com um jato gostoso caindo sobre as costas ou curtindo em uma banheira, esse ambiente merece atenção especial ao ser projetado. Existem infinitas possibilidades de produtos que, se usados com criatividade, permitem projetar um ambiente que transmita experiências e sensações para você se sentir repaginado. A seguir, confira algumas dicas para reformar o banheiro!

1. Defina a sensação que você quer sentir ao entrar no ambiente

Como você gosta de se sentir no seu banho? Prefere se desconectar de tudo que está ao redor? Para mim, um projeto ideal seria com materiais que remetem à natureza, tais como pedras, seixos, cimento queimado e madeira. Um estilo mais rústico.

Reforma de banheiro: veja como escolher os produtos certos Sala de banho como chuveiros centrais, porcelanato que reproduz madeira, porcelanato polido e box de vidro.
Banheiro com ralo oculto da Linear

Falando em bem estar, se você quer aquela sensação de sofisticação e luxo, que tal usar mármore ou porcelanato que reproduzem esse produto?

E aquele banheiro que transmite um aspecto de extrema limpeza? Existem projetos em que se utiliza o branco e tons neutros, trabalhando apenas as texturas dos revestimentos. O resultado é incrível e remete ao sentimento de pureza e traz amplitude.

Se você é do grupo dos que curtem ambientes mais escuros, relaxe: existem projetos com salas de banho usando apenas o preto no piso e revestimentos. Fica bem aconchegante e esbanja personalidade. 

SAIBA MAIS: 39 banheiros pequenos para você se inspirar

Quando o assunto é decoração de interiores, existe uma gama enorme de opções. O ideal, antes de qualquer reforma, é primeiro definir os aspectos e materiais que você mais se identifica. Depois, o próximo passo será a escolha dos produtos.

2. Qual acabamento usar? Conheça as opções:

Pensar nos prós e contras de cada material é algo a ser levado em conta na hora da especificação. Não adianta o produto ser apenas bonito – ele precisa ter qualidade, com baixa absorção e durabilidade.

 Pisos (porcelanatos, mármores, cerâmicas) polidos: quando em contato com a água, escorregam com mais facilidade. É importante se atentar a esse tipo de acabamento, principalmente quando há crianças e idosos em casa;

– Ladrilhos hidraúlicos: esse tipo de revestimento é bem bonito e por ser artesanal possui várias cores e grafismos. Por ter base cimentícia precisa de manutenção e, quando usado dentro de banheiros, requer cuidados mais frequentes. Não é algo complexo e o resultado estético é tão lindo que compensa;

– Pastilhasvocê as encontra numa grande variedade de formatos e materiais, sendo mármore, vidros, cerâmicas, PET, pedras ou metálicas. Existe uma preocupação quanto aos rejuntes que, com o tempo, vão sujando. Mas aqui vai uma dica: tente usar cores que não sejam tão claras – assim conseguirá “camuflar” as terríveis manchinhas que  aparecem;

– Azulejos: ótima solução para quem gosta de produtos fáceis de manutenção, pois não retém sujeira. Estilos mais básicos têm um bom custo benefício como, por exemplo, os Subway Tiles, inspirados no metrô de Londres. Existem diversas possibilidades de cores e dimensões;

– Porcelanatos: em termos de absorção e resistência é o melhor material que existe. Devido às tecnologias de fabricação, é possível ter diversos acabamentos que reproduzem mármores, madeiras e pedras naturais com perfeição e por vezes, com um excelente custo-benefício;

SAIBA MAIS:Bancada de porcelanato para banheiro: tudo o que você precisa saber

– Mármores e granitos: clássicos e elegantes! Por serem produtos naturais, deixam o ambiente mais bonito porque as peças não são idênticas. É importante ter a consciência que são produtos mais porosos e demandam manutenção, pois mancham com facilidade.

Reforma de banheiro: veja como escolher os produtos certos Banheiro com revestimentos brancos e detalhes rosas.
Projeto de Marília Zimmermann com revestimento Portinari (Reforma de banheiro: veja como escolher os produtos certos)
3. Rejunte: qual o mais indicado para o banheiro?

A escolha do rejunte pode parecer simples, mas é preciso muita atenção. Basicamente, temos três tipos no mercado: epóxi, acrílico e cimentício.

A opção mais recomendada para banheiro é o epóxi. Ele tem uma textura fina, poros fechados e fica com um acabamento perfeito. Mas só pode ser aplicado em produtos que não tem texturas, pois são super difíceis de remover. Muitos profissionais que executam a mão-de-obra não gostam desse produto pela dificuldade na hora da aplicação.

acrílico é o intermediário – a aplicação é mais fácil, tem a textura menos fina e acumula um pouco mais de sujeira.

cimentício é o mais vendido. Ele é o rejunte mais barato, pode ser aplicado em pastilhas, ladrilhos e produtos que tem muita textura, como os antiderrapantes. A instalação é a mais fácil, porém é também o mais poroso superficialmente, manchando com mais facilidade. Na hora da compra de um rejunte cimentício, opte pelo tipo 2, ideal para resistir às áreas molhadas.

Reforma de banheiro: veja como escolher os produtos certos Banheiro pequeno com revestimento que simula tecido.
Projeto das arquitetas Juliana Chaaban e Camila Zaneti (Reforma de banheiro: veja como escolher os produtos certos)
4. Argamassa para assentamento dos produtos

Escolher a argamassa errada causa muitos problemas. No mercado existem opções para vários usos. Para banheiros, é recomendado a ACII que pode ser usada em revestimentos de até 80×80 e a ACIII para grandes formatos de até 120×120. Como existem muitas marcas diferentes, é importante se atentar às informações de cada fabricante, para que em caso de problemas posteriores, você seja respaldado por ter seguido as instruções corretamente

Existem duas cores de argamassas: a branca e a cinza. Quando você for instalar revestimentos com cor clara, sempre use a branca.

Reforma de banheiro: veja como escolher os produtos certos Banheiro com revestimento verde no box.
Revestimento Atol Jade, da Decortiles (Reforma de banheiro: veja como escolher os produtos certos)
5. Ralos ocultos

Sabe aquele produto que veio para ficar? São os ralos ocultos. Eles têm todo um sistema de escoamento de água, e na hora do acabamento, coloca-se um pedaço do mesmo piso, deixando-o quase imperceptível. Existem diversos modelos – de 15×15, com mais de 1 ml, com redinha para não cair cabelo (nós mulheres sofremos com isso!), sistema para não entrar insetos, entre outros.

“Além de proporcionar mais beleza por ser discreto devido ao acabamento, esse produto reduz o mau cheiro, evita recortes no piso e facilita a limpeza. No mercado você encontra diversas opções de tamanho e modelos para seu ambiente”, explica o arquiteto Léo Shehtman.

box com revestimento de mármore e ralo oculto da Linear.
Ralo oculto da Linear (Reforma de banheiro: veja como escolher os produtos certos)
6. Cuidado na escolha do metais

Deve-se levar em consideração o design dos chuveiros e torneiras. Mas um outro fator que muitos se esquecem é a economia de água! A quantidade de água gasta por minuto tem que ser levada em consideração. Existem chuveiros que consomem até 60 litros por minuto. Só para ter ideia, em um banho de 10 minutos em um chuveiro desse tipo, gasta-se o equivalente a lavagem de um prédio de 15 andares! Absurdo, não? Por isso, fiquem atentos na hora de escolher seu modelo de chuveiro – existem diversas opções, basta pesquisar. Dá para tomar um belo banho e ainda contribuir com o planeta de forma sustentável.

Alexandre Rondan, gerente de metais da Mais Revestimentos, dá uma dica importante: verifique a tecnologia usada pelo fabricante ao realizar a cromagem da peça (a pintura que ela recebe) – se for de baixa qualidade, os metais instalados começam a oxidar de dentro para fora.

Banheiro com revestimento de mármore.
Projeto do Studio Janela (Reforma de banheiro: veja como escolher os produtos certos)
Lilian Revestindo a Casa
Calendario 23 julho 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais