Wabi-sabi: o que é e como aplicar em sua casa

Você já ouviu falar em wabi-sabi? Se a resposta for não, nessa matéria você vai entender um pouco sobre o que é e como utilizar em sua casa.  O wabi-sabi se trata de um conceito de aceitação do imperfeito. Originário do Japão, o estilo valoriza a beleza da simplicidade. A palavra “wabi” remete ao que […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 18 abril 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Quarto em estilo rústico com cama de casal, parede e piso de cimento queimado, luminária de palha, tapete redondo imitando palha, banco de madeira, criado mudo e abajur de madeira e ventilador de teto.

Você já ouviu falar em wabi-sabi? Se a resposta for não, nessa matéria você vai entender um pouco sobre o que é e como utilizar em sua casa. 

O wabi-sabi se trata de um conceito de aceitação do imperfeito. Originário do Japão, o estilo valoriza a beleza da simplicidade. A palavra “wabi” remete ao que é rústico, simples e natural, e a palavra “sabi” se refere à beleza do desgaste do tempo. A junção dessas duas palavras traz uma filosofia de aceitação do que é imperfeito. 

CONFIRA: FENG SHUI – COMO HARMONIZAR OS ESPAÇOS E RENOVAR A ENERGIA DE SEUS AMBIENTES

Algumas características do estilo são as ranhuras sobre um piso de madeira antiga, o desgaste natural do uso de uma peça ou um metal já oxidado. Essas características mantém as marcas do tempo e de certo modo, contam uma história particular. 

Ambiente com escada, móvel rústico de madeira, banquetas de madeira e piso de madeira
Casa com uma decoração estilo wabi-sabi, com piso de madeira antigo e móveis decorativos rústicos e desgastados.
Foto: Marianna Beltramini  
Ambiente com cores claras e elementos naturais como galho de arvore, cadeira de madeira.
Ambiente com cores claras e elementos naturais, típico do estilo wabi-sabi. 
Foto: Pinterest 

Muitas marcas têm apostado nessa tendência e fizeram revestimentos com esse estilo mais descontruído, destacando a beleza natural. 

O porcelanato que reproduz um cimento com design rústico, que dá a impressão que ficou muitos anos exposto ao sol e chuva, é uma ótima opção para ser inserido em áreas externas e internas. 

Cozinha com piso porcelanato cimentício, armários amadeirados, mesa de madeira com banco, luminárias pendentes de palha e objetos decorativos rústicos.
Porcelanato cimentício usado para compor o ambiente com um estilo mais rústico e descontruído.
Foto: Pinterest  

Porcelanato em tons terrosos também tem sido uma aposta das marcas para utilizar em decoração wabi-sabi. A superfície do produto remete perfeitamente à terra crua, com textura semelhante. 

Além desses revestimentos, o estilo wabi-sabi conta com elementos orgânicos, como a madeira e flores, trazendo a ideia de mutação. Objetos rústicos também é uma forte característica desse estilo. Peças em estado bruto, como madeira e pedras, com cortes grosseiros e feito à mão, são perfeitos para serem usados na decoração. 

Parede de cimento queimado e decoração com banco de madeira rústico e vaso cinza com galho.
Parede de cimento queimado e decoração antiga traz o estilo wabi-sabi.
Foto: Pinterest 
 
Ambiente com peças de madeira, rack amadeirado cinza, piso de madeira com tapete cinza e quadro decorativo grande rústico.
Peças de madeira e elementos da natureza harmonizam para uma decoração em estilo wabi-sabi 
Foto: Pinterest 

Essas são algumas das formas que se constrói um ambiente em estilo wabi-sabi, rústico e descontruído. O importante é lembrar sempre de usar revestimentos que reproduzem elementos da natureza e ousar na decoração com cores em tons claros e terrosos, inserindo elementos que tenham vida. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 18 abril 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais