Feng Shui – Como harmonizar os espaços e renovar a energia de seus ambientes

  • Home
  • Colunistas
  • Feng Shui – Como harmonizar os espaços e renovar a energia de seus ambientes

Se você é uma pessoa que acredita na influencia das energias, com certeza já ouviu falar sobre feng shui. Mas afinal, você sabe em que consiste essa técnica e de que forma pode aplicá-la em seus ambientes?

O Feng Shui, se refere ao vento e água respectivamente, e trata-se de uma técnica chinesa, com o objetivo de renovar a energia vital da casa. Essa energia, é conhecida como CHI, ela entra através da porta principal da casa e percorre por todos os ambientes, levando consigo todo astral que encontra durante seu percurso, seja ele positivo ou negativo. 

Fonte preta de agua
Fonte: Pinterest

Apesar desta técnica ser bastante aplicada em residências, o feng shui também pode ser utilizado em ambientes comerciais e empresas, com o intuito de deixar os ambientes mais saudáveis, transformar as energias negativas em positivas, atrair prosperidade, criatividade e sucesso aos usuários. 

CONFIRA: COMO A ARQUITETURA PODE CONTRIBUIR NO COMBATE À ANSIEDADE?

Por mais que pareça simples, para que seja feita uma análise minuciosa, é necessário o auxílio do Baguá. Este elemento, trata-se de mapa com formato de um octógono que é aplicado sobre a planta do ambiente e serve como uma espécie de bússola. O Baguá, é responsável por dividir a planta em diversas áreas que contém funções e significados distintos, essenciais na aplicação do feng shui.  São elas: Prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade, amigos, trabalho, espiritualidade, família e saúde.  

Mapa baguá

Significados das áreas do baguá:

  1. Prosperidade: É responsável pela relação do ser humano com o dinheiro e viver em plenitude.  É representada pela cor roxa e pelo elemento madeira.
  2. Sucesso: Está ligado a auto imagem, é a visão que o mundo tem de você, reconhecimento e fama. É representada pela cor vermelha e pelo elemento fogo.
  3. Relacionamento: É responsável por como você se relaciona consigo e com os demais. É representado pela cor vermelha e pelo elemento terra.
  4. Criatividade: Está ligada à sua visão aberta para soluções de problemas no futuro. É representada pela cor branca e pelo elemento metal.
  5. Amigos: Está associado aos amigos físicos e espirituais. É representado pela cor cinza pelo elemento metal.
  6. Trabalho: Simboliza a profissão e a missão de vida. É representada pela cor preta e pelo elemento água. De preferência, deve estar alinhado com a porta de entrada do ambiente.
  7. Espiritualidade: Trata-se do seu conhecimento e paz interior. É representada pela cor azul e o elemento madeira.
  8. Família: Simboliza a relação com seus pais e com seu passado. É representada pela cor verde e pelo elemento madeira.
  9. Saúde: É o centro do baguá. Representa a saúde física, o equilíbrio mental, espiritual e emocional.

Dicas de como aplicar o feng shui de forma simples.

Posição da cama: O quarto, é o ambiente que deve transmitir paz, tranquilidade e ser capaz de recarregar nossas energias, mais que qualquer outro ambiente. Para auxiliar estas sensações, a cama é o elemento principal. Ela de preferência, não deve estar de costas para a entrada, nem a cabeceira deve estar embaixo da janela. Por falar em cabeceira, a mesma traz sensação de segurança a quem dorme, por isso também é importante na composição do quarto. Evite nichos e prateleiras em cima da cama, pois isso estimula a ansiedade em seu subconsciente. 

Quarto de casal com móveis em tons neutros, cabeceira de madeira na largura da parede, puff no pé da cama, cortina longa cinza e quadros deocrativos.
Fonte: Imóvel Magazine

Mantenha a porta do banheiro fechada: O banheiro, é um ambiente de descarga de energias. Por conta disto, é essencial manter os ralos fechados (quando não estiverem em uso) tampas abaixadas e portas fechadas. Desta forma, você evita que as energias positivas se percam e que as negativas saiam de lá.

Iluminação: Invista em uma boa iluminação, caso não seja possível a natural, trabalhe com o auxílio da artificial. A luz natural, possui grande poder energético, portanto, sempre que possível deixe o sol entrar nos ambientes.

Sala de jantar com mesa e cadeiras de madeira, luminárias pendentes de palha, lounge com sofá de madeira com estofado branco, poltronas de madeira e mesinha de centro pedaço de tronco, piso porcelanato branco, paredes de vidro com luz natural.
Fonte: Casa Abril

Uso correto de espelhos: O espelho no quarto, não deve refletir a cama em sua totalidade, pois pode causar insônia em seu usuário. Já na sala de jantar, é importante que o espelho reflita a mesa para atrair e duplicar a prosperidade. Os ambientes que contém espelhos, devem ser sempre organizados.

Sala com parede inteira espelhada, mesa de jantar branca com cadeiras estofada branca, lustre de cristal e piso porcelanato branco
Fonte: Viva decora

Fonte de água: Água em movimento, significa fartura. Ao optar por uma fonte, o lugar ideal para a mesma, é a entrada da casa ou em qualquer outro lugar em que se deseja criar um fluxo energético. 

CONFIRA: DESIGN BIOFÍLICO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE INTEGRAR A NATUREZA NOS PROJETOS

Fonte de água com recipiente branco
Fonte: Pinterest

Organização: Parece clichê, mas manter os ambientes organizados é de extrema importância, principalmente aqueles em que você precisa relaxar como quarto, por exemplo. Evite acumular objetos embaixo da cama.

Agora que você já sabe o que é o feng shui, seus benefícios e algumas dicas para melhorar a energia de seus ambientes, é só colocar em prática. Ah, e não se esqueça, para uma análise completa, é essencial buscar o auxílio de um profissional da área. Aproveite o início de mais um ano e renove suas energias.

Me chamo Thaíssa, sou arquiteta e urbanista formada pela universidade Anhembi Morumbi e pós graduanda em Design de Interiores. Decidi qual seria minha profissão ainda no ensino fundamental e no momento de ingressar em uma universidade, não tive dúvidas de que estava fazendo a escolha certa, aquela que meu coração sempre pediu e até hoje não me vejo fazendo outra coisa. Acredito que a escrita, assim como a arquitetura nos permite expressar nossos sentimentos e eterniza-los.
Minha função como arquiteta, é projetar através de sensações e desmitificar a história de que arquitetura trata-se apenas de estética. Por conta disto, iremos falar sobre diversos assuntos relacionados a área e claro, aprender um pouco mais a cada dia. Espero que gostem!

Avatar

Lilian Santos

Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing, trabalhou durante 07 anos em lojas especializadas em revestimentos, fez diversos cursos e treinamentos do segmento e resolveu pegar todo o seu conhecimento e criar o Revestindo a Casa para compartilhar dicas técnicas, que hoje ajuda milhares de pessoas. Ela desenvolve conteúdos para o digital, treinamentos para empresas do segmento, palestras e consultorias. Ah ela adora dar boas risadas, sempre tenta ver o lado bom das coisas e ama viajar.

Leave a Comment