Design Biofílico: Conheça os Benefícios de Integrar a Natureza nos projetos

  • Home
  • Colunistas
  • Design Biofílico: Conheça os Benefícios de Integrar a Natureza nos projetos

Por Thaíssa Dias

Design Biofílico, trata-se da criação de ambientes que sejam capazes de conectar o usuário com a natureza e consequentemente, proporcionar saúde e bem estar para os indivíduos que irão frequentá-los. O mundo em que vivemos, encontra-se cada vez mais urbano e tecnológico, o que faz com que diversas vezes, não olhemos ao nosso redor e percamos cada dia mais nossa ligação com a natureza.

Ambiente com jardim vertical, mesa de madeira, iluminação solar.
Projeto de Giovanna Gogosz

A Biofilia, pode ser interpretada como o método natural que faz com que o usuário tenha atenção voltada para a natureza através de diversos elementos, tendo como base, o princípio de que quando temos contato com o meio ambiente de forma direta ou indireta, temos resultados melhores em todos os campos de nossas vidas.

CONFIRA: NEUROARQUITETURA: CONHEÇA COMO OS ESPAÇOS INFLUENCIAM AS NOSSAS VIDAS

Quando incluímos a natureza ao projeto arquitetônico e/ou projeto de interiores, estamos nos reconectando a ela e estimulando nosso cérebro a ter respostas adaptativas ao estresse, incentivando a criatividade, imaginação, o combate à ansiedade, além é claro, de proporcionar uma maior sensação de segurança. Pois um ambiente desprovido de natureza, é mais propício a ter um efeito negativo na saúde, na produtividade e no bem-estar do indivíduo.

Sala de estar com poltronas e sofá brancos com almofadas e tapete em tons de azul, iluminação solar , teto com revestimento de madeira e decoração com plantas.
Projeto de Giovanna Gogosz

Mas afinal, de que forma podemos trazer a natureza para nossos projetos? A resposta é mais simples do que possamos imaginar. Existem diversos fatores que são capazes de nos aproximar da natureza, o mais importante, é estarmos conscientes das inúmeras vantagens que esta prática nos traz no dia a dia. A seguir, veremos alguns elementos que compõem e são essenciais para o Design Biofílico:

Luz natural: Trata-se de um elemento extremamente importante, pois nosso relógio biológico encontra-se programado para funcionar de acordo com a luz solar. Podemos perceber, que ao longo do dia, a luz solar é mais fria e associada a cor branca, isso faz com que estejamos mais ativos e produtivos. Conforme vai chegando o entardecer do dia, a luz solar diminui sua intensidade e consequentemente mais quente e associada a uma cor amarelada. Essa cor mais quente, estimula o relaxamento, o hormônio do sono (melatonina) e faz com que o usuário consiga ter um sono regenerador.

Cozinha com revestimento de madeira no teto e iluminação solar, bancada de madeira branca com cadeira, piso de porcelanato e objetos de cozinha.
Projeto de Giovanna Gogosz

Ventilação natural: Assim como o item anterior, é um elemento essencial que traz a Natureza para perto de nós, proporcionando conforto e boa produtividade. É fundamental que tenhamos em nossos ambientes, janelas que sejam responsáveis por integrar luz natural e a ventilação natural dos espaços.

Cores e formas: Apesar de não termos elementos naturais diretamente ligados a este item, algumas cores e formas nos remetem à natureza. Como por exemplo as formas que lembram montanhas, rochas, as ondas do mar, as cores que lembram o céu, o azul esverdeado da água entre outros elementos.

Banheiro com revestimento de folhas de planta na parede, iluminação solar, louças brancas e espelho redondo.
Projeto de Giovanna Gogosz

Vegetação: Apesar do que muitos pensam, a vegetação não está apenas ligada às plantas. No entanto, é inegável que tê-las por perto, contribui e muito no bem estar do ser humano, visto que elas auxiliam na purificação do ar e redução do nível de ruídos. Apesar das plantas naturais terem algumas vantagens, as plantas artificiais também fazem com que nosso íntimo esteja ligado à natureza.

Praça da apple com muitas plantas e iluminação, mesas com computadores e bancos.
PRAÇA DA APLLE EM MACAU FOTO E PROJETO POR FOSTER E PARTNERS

São inúmeros os elementos capazes de nos conectar com a natureza, do chão ao teto, temos opções que facilitam essa interação do homem com o meio ambiente. Apesar desta facilidade, é importante lembrar que tais elementos devem ser integrados ao projeto de forma harmônica, para que tudo possa funcionar bem.

Fontes:

https://www.archdaily.com.br/br/tag/design-biofilico

https://ecotelhado.com/voce-sabe-o-que-e-design-biofilico-e-como-influencia-na-nossa-saude-e-bem-estar/


https://www.rsdesign.com.br/espaco_arquiteto/design-biofilico-muito-mais-complexo-que-apenas-inclusao-da-natureza/


https://archtrends.com/blog/entenda-o-que-e-design-biofilico-e-como-essa-tendencia-vai-influenciar-os-seus-projetos-2/

Me chamo Thaíssa, sou arquiteta e urbanista formada pela universidade Anhembi Morumbi e pós graduanda em Design de Interiores. Decidi qual seria minha profissão ainda no ensino fundamental e no momento de ingressar em uma universidade, não tive dúvidas de que estava fazendo a escolha certa, aquela que meu coração sempre pediu e até hoje não me vejo fazendo outra coisa. Acredito que a escrita, assim como a arquitetura nos permite expressar nossos sentimentos e eterniza-los.
Minha função como arquiteta, é projetar através de sensações e desmitificar a história de que arquitetura trata-se apenas de estética. Por conta disto, iremos falar sobre diversos assuntos relacionados a área e claro, aprender um pouco mais a cada dia. Espero que gostem!

Newsletter
Avatar

Lilian Santos

Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing, trabalhou durante 07 anos em lojas especializadas em revestimentos, fez diversos cursos e treinamentos do segmento e resolveu pegar todo o seu conhecimento e criar o Revestindo a Casa para compartilhar dicas técnicas, que hoje ajuda milhares de pessoas. Ela desenvolve conteúdos para o digital, treinamentos para empresas do segmento, palestras e consultorias. Ah ela adora dar boas risadas, sempre tenta ver o lado bom das coisas e ama viajar.

Leave a Comment