Cuidados com o piso ao cultivar plantas dentro de casa

Quem não amaria ter uma casa repleta de plantas? A lista de benefícios é longa: elas trazem vida à decoração, melhoram a qualidade do ar, diminuem os níveis de estresse, contribuem para o conforto térmico e acústico… Mas como bons seres-vivos, também requerem cuidados e dão trabalho! Se você imagina que é só garantir água […]

Lilian Santos
Calendario 12 novembro 2021 Lilian Santos
Compartilhe:
Projeto de Nildo José e Bia Abreu (Foto: Denilson Machado / MCA / Divulgação)

Quem não amaria ter uma casa repleta de plantas? A lista de benefícios é longa: elas trazem vida à decoração, melhoram a qualidade do ar, diminuem os níveis de estresse, contribuem para o conforto térmico e acústico… Mas como bons seres-vivos, também requerem cuidados e dão trabalho!

Se você imagina que é só garantir água e luz natural, nunca parou para pensar que o cultivo de plantas em ambientes internos é um dos maiores riscos à durabilidade do seu piso. Vai dizer que nunca se deparou com um piso de madeira manchado pela água das regas? Ou mesmo com riscos no porcelanato após mover um vaso muito pesado? 

Estou aqui para solucionar este impasse. Confira a seguir alguns pontos para estar atento e garantir a saúde das suas plantinhas e do seu revestimento!

Atente-se à montagem do vaso

Projeto do Marcozero Estúdio (Foto: Victor Affaro / Ediora Globo)

Os vasos com furos são os mais recomendados para o bem-estar das plantas. Sendo assim, é preciso montá-los de uma forma que a terra molhada não escorra. Para isso, coloque uma camada drenante no fundo, como argila expandida, brita ou seixo rolado. Depois, uma camada de proteção, manta de TNT ou feltro garden; a terra com matéria orgânica; e, por fim, uma cobertura, como lascas de pínus tratado, pedriscos ou alguma planta de forração.

Não exagere nas regas

Projeto da designer de interiores Shirlei Proença (Foto: Divulgação / Renato Navarro / Produção / Tiago Cappi e Black Angel)

A água é fundamental para a sobrevivência das plantas, mas cuidado para não afogar sua plantinha por amor em excesso rs. Este erro muito comum entre os jardineiros de primeira viagem é um pesadelo para o seu piso, pois fará com que a água fique empoçada, causando danos também ao revestimento. 

CONFIRA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A COSTELA-DE-ADÃO, ESPÉCIE TROPICAL QUERIDINHA DOS BRASILEIROS

Uma dica para conferir se já é hora de regar é utilizar o seu dedo para sentir a umidade da terra. A maioria das espécies só irão precisar de mais água quando a terra estiver seca para além da superfície. 

Se possível, escolha pisos menos porosos

Projeto de Nildo José e Bia Abreu (Foto: Denilson Machado / MCA / Divulgação)

Você sabe que ama plantas e ainda está na fase de escolher os revestimentos? Dê preferência aos pisos menos porosos. A porosidade é avaliada conforme o grau de absorção de água. Além de ser um aspecto fundamental para áreas molhadas e molháveis, a porosidade influencia diretamente na resistência mecânica daquele revestimento. 

Os porcelanatos lideram a lista de materiais menos porosos, enquanto as demais peças cerâmicas são divididas em Grês, Semi-Grês, Semi-porosos e porosos. Os mais indicados para banheiros são os com menor grau de absorção de água, tanto para paredes como para pisos, mas principalmente, para a área do boxe. 

Porcelanatos: baixa absorção – resistência mecânica alta (BI a – de 0 a 0,5 %);

Grês: baixa absorção – resistência mecânica alta (BI b – de 0,5 a 3%);

Semi-Grês: média absorção – resistência mecânica média (BII a – de 3 a 6%);

Semi-Porosos: alta absorção – resistência mecânica baixa (BII b – de 6 a 10%);

Porosos: alta absorção – resistência mecânica baixa (BIII – acima de 10%). 

Pisos de madeira: e agora?

Projeto da arquiteta Vivi Cirello (Foto: Renato Navarro / Divulgação)

O piso de madeira não precisa ser um impeditivo para o cultivo de plantas em casa, mas é um dificultador. É importante entender que a maioria dos pisos de madeira ou vinílicos são impermeabilizados em sua superfície, ou seja, o problema não são algumas gotas de água provenientes do cuidado diário com a espécie. 

O que pode causar manchas e até o descolamento do piso é o empoçamento da água, resultante de uma rega excessiva ou da ausência do pratinho como forma de conter o líquido que escoa do vaso. Se essa umidade penetra na madeira, isso será, sim, um problema que exigirá restauração ou a troca completa do revestimento. 

Invista em acessórios

Projeto do Estúdio Minke (Foto: Maíra Acayaba / Divulgação)

Como citei anteriormente, aquele pratinho que muita gente não gosta e vê com maus olhos pode ser o diferencial na manutenção do seu piso. Eles garantem uma boa drenagem, facilitam a manutenção e evitam danos ao revestimento. Opte por modelos no mesmo material do vaso para um resultado mais discreto. 

Hoje, já existem vasos com pratos embutidos, que tiram um pouco desta estética improvisada que incomoda muita gente. Além disso, eles são opções mais seguras para o piso, evitando respingos ou que a água transborde sem você perceber. 

Outro acessório muito útil para vasos pesados, que precisam ser transportados devido às condições de iluminação, são os rodízios. Eles permitem o deslocamento sem que você corra o risco de riscar o piso. 

Evite sobrecarregar o piso

Projeto da designer de interiores Tássia Pereira (Foto: Renato Navarro / Divulgação e Produção Juliana Corvacho / Divulgação)

Sim, a maioria dos revestimentos que utilizamos em casas e apartamentos deve resistir ao seu cantinho verde, mas tudo tem limites! Espécies enormes requerem maior profundidade de terra e, consequentemente, vasos maiores. Se você escolher um material pesado como o cimento e enchê-lo de terra para cultivar uma árvore, você pode não só provocar rachaduras no piso, como sobrecarregar a laje em apartamentos. Vale sempre o bom senso! Em caso de dúvidas, consulte a resistência do piso e da laje antes mesmo de dar início ao jardim.

Lilian Santos
Calendario 12 novembro 2021 Lilian Santos

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais