Tudo o que você precisa saber sobre a Costela-de-adão, espécie tropical queridinha dos brasileiros

O paisagista Luciano Zanardo considera a planta como uma excelente opção para quem deseja começar a ter plantas dentro de casa, uma vez que exige pouca manutenção e se adapta facilmente aos ambientes Procurando uma planta para inserir na decoração de interiores? A Monstera deliciosa, popularmente conhecida como Costela-de-adão e presente na memória afetiva dos brasileiros, é uma […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 29 outubro 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

O paisagista Luciano Zanardo considera a planta como uma excelente opção para quem deseja começar a ter plantas dentro de casa, uma vez que exige pouca manutenção e se adapta facilmente aos ambientes

Hall de entrada do ambiente de Luciano Zanardo na Casacor, decorado com costela-de-adão e troncos de madeira
Na CASACOR São Paulo 2021, que acontece até a segunda quinzena de novembro, o paisagista Luciano Zanardo optou pela costela-de-adão para decorar o hall de entrada do seu ambiente | Foto: Evelyn Muller

Procurando uma planta para inserir na decoração de interiores? A Monstera deliciosapopularmente conhecida como Costela-de-adão e presente na memória afetiva dos brasileiros, é uma das mais procuradas quando o assunto é ter um urban jungle dentro de casa ou para quem quer começar a cultivar plantas, já que demanda fácil manutenção e é adaptável. Com lindas folhas recortadas, que fazem referência a imagem de uma costela, é uma planta com estética delicada para o décor.

Por serem nativas da América Central, são propícias para serem cultivadas em climas tropicais e podem ser inseridas no décor de diferentes maneiras. “A forma mais comum é o plantio em vasos, preferencialmente em algum cantinho no chão, já que elas crescem bastante”, explica o paisagista Luciano Zanardo, à frente do escritório Zanardo Paisagismo. Porém, também existe a possibilidade de usar apenas uma ou duas folhas em um vaso de vidro solitário com água.

CONFIRA: INSPIRAÇÕES DO NOVO VIVER EM AMBIENTES DA CASACOR SÃO PAULO

A seguir, o paisagista disserta sobre quais são os cuidados ideais para o cultivo da costela-de-adão. Confira!

Cuidados gerais:

  1. Lugar ideal para o plantio

A costela-de-adão é uma planta adaptável, ou seja, pode ser cultivada em diferentes espaços. Porém, é necessário avaliar a incidência de luz sobre o local escolhido, afinal, é uma espécie que gosta de luz, mas sem exageros. Ela sobrevive bem, por exemplo, em lugares com meia sombra e com incidência de luz indireta. Quando expostas ao sol forte, as folhas começam a amarelar, podendo até começar a aparecer alguns buracos na folha, prejudicando, assim, a sua vida útil e crescimento.

Em relação ao solo, a planta precisa algo fresco e com boa drenagem para crescer. “Eu sempre recomendo trocar de vaso todo ano para prolongar a vida da espécie”, explica Zanardo. “O ideal é que o tamanho do vaso escolhido seja ligeiramente maior do que a planta”, completa. Na hora do plantio, é bom evitar que a costela-de-adão não seja cultivada com nenhuma outra espécie no mesmo vaso, uma vez que pode eliminar substâncias químicas através das raízes, inibindo o desenvolvimento das demais.

Varanda de suíte com vasos de costela-de-adão decorando o ambiente
Na varanda desta suíte, a costela-de-adão (a segunda da direita para a esquerda) faz uma composição com outras três espécies de planta que possuem características de cultivo semelhantes. O projeto de paisagismo foi assinado por Luciano Zanardo | Foto: JP Image

2. Água

A rega da costela-de-adão pode ser feita duas vezes na semana, visto que, por conta das folhas mais largas, tem mais campo para a evaporação da água. Porém, no inverno, a frequência pode cair para uma vez na semana ou a cada 15 dias. “Uma dica para saber se a planta está precisando de água ou não, é verificar o solo: coloque o dedo na terra: se ele sair sujo, é sinal de que ainda não precisa de rega”, sugere Luciano.

3)     Limpeza
Uma dica valiosa que coopera para o desenvolvimento é fazer a limpeza das folhas com uma esponja umedecida com água. Um pano úmido também pode ser utilizado na higienização. “Além de retirar o pó das folhas, conseguimos evitar que fiquem completamente secas”, discorre o paisagista.

Sobre Zanardo Paisagismo 
Luciano Zanardo, que comanda a Zanardo Paisagismo, atua no mercado de paisagismo corporativo e residencial, cuidando pessoalmente de cada projeto, imprimindo seu toque em todas as suas obras. A paixão pelo paisagismo surgiu quando cursou Biologia em Bauru no interior de São Paulo. Já na capital paulista, estudou na Escola Panamericana de Artes e no IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo), onde aperfeiçoou seus conhecimentos na área. Atualmente, seu escritório conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais e também parceiros nas áreas de arquitetura e design de interiores, oferecendo estrutura necessária para garantir a qualidade de cada projeto executado. 

Seu trabalho tem como característica essencial a simplicidade, sem deixar de lado a sofisticação, fazendo melhor uso dos recursos naturais, o que resulta num paisagismo de bom gosto e com características sustentáveis. Some-se a isso tudo, um atendimento ágil e extremamente focado, buscando sempre trazer inovações para atender às necessidades de seus clientes. Seus projetos inspiradores, pautados pela brasilidade, denotam a importância dos jardins e a forma pela qual eles tornam nossas vidas mais prazerosas e harmônicas. 
 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 29 outubro 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais