Os primeiros passos para quem quer reformar

Seja no aluguel ou compra de um imóvel, uma coisa é certa: você sempre vai querer mudar alguma coisa! Seja a bancada da cozinha, a louça horrível do banheiro ou mesmo o layout nada funcional do apartamento, na maioria das vezes, para deixar o lar com a sua cara, alguma reforma será necessária.  CONFIRA: 7 […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Homem fazendo planejamento com painel contendo desenho de uma planta
O planejamento é fundamental para que uma reforma transcorra sem imprevistos (Foto: Freepik / Creative Commons)

Seja no aluguel ou compra de um imóvel, uma coisa é certa: você sempre vai querer mudar alguma coisa! Seja a bancada da cozinha, a louça horrível do banheiro ou mesmo o layout nada funcional do apartamento, na maioria das vezes, para deixar o lar com a sua cara, alguma reforma será necessária. 

CONFIRA: 7 DICAS PARA UMA REFORMA ORGANIZADA

Há quem fique de cabelo em pé só de ouvir a palavra reforma, e não é para menos. Quando feitas sem planejamento e organização, as obras podem ser traumatizantes mesmo. Afinal, é muita coisa para decidir ao mesmo tempo. Por isso, é fundamental ter um profissional de confiança ao seu lado. 

“Principalmente no caso dos moradores mais jovens, sabemos como é complicado se familiarizar com o volume de decisões que envolvem uma reforma. Nosso trabalho é facilitar as escolhas, abrir possibilidades e resolver questões. Esse suporte é essencial”, enfatiza a arquiteta Juliana Rinaldi, sócia de Fernanda Hardt no escritório Mirá Arquitetura

Escolher o profissional certo para coordenar a sua reforma é um dos primeiros passos para o sucesso. A seguir, elencamos os principais para que você se organize e faça desta experiência um simples meio para um fim: o lar perfeito para você! 

Contrate profissionais experientes

Rolo de pintura com tinta azul
Uma obra envolve muitos profissionais, como pintores, pedreiros, marceneiros, entre outros (Foto: Freepik / Creative Commons) 

Ter um profissional habilitado, como um engenheiro civil ou arquiteto, será fundamental para antecipar transtornos, evitar erros e atrasos. Além disso, ele poderá dar indicações seguras de pedreiros, eletricistas, gesseiros e marceneiros, entre outros. Economizar na contratação pode ser o maior tiro no pé da sua reforma.  

Você pode investir nos melhores produtos do mercado, se tiver uma mão de obra inexperiente, todo o dinheiro ainda irá por água abaixo. “Por isso, questione-se: você conhece bem a equipe que vai trabalhar na reforma da sua residência? Tem indicações positivas da empresa? Já viu algum trabalho que foi executado? Se você quer realmente ter uma obra segura, é essencial que contrate profissionais qualificados”, afirma o arquiteto Bruno Moraes. 

Defina suas prioridades

Todo projeto começa ou deveria começar, com uma conversa entre morador e arquiteto/engenheiro para estabelecer as necessidades e desejos do cliente. Este é o famoso briefing. 

“Dependendo do layout e das exigências dos proprietários, a prioridade é começar a obra pela parte pesada, como a troca do revestimento, passagem da infraestrutura do ar-condicionado, demolição e construção, iluminação, forro, marmoraria e a marcenaria principal, que compreende cozinha e dormitório”, diz Fernanda. 

Em outros casos, é possível evitar a reforma estrutural e partir para a decoração, encontrando soluções agradáveis sem que seja necessário quebrar paredes ou trocar revestimentos. Tudo dependerá das suas prioridades. 

Seja realista com o seu orçamento

Definido o projeto, é hora de orçar os materiais de construção necessários para a reforma. Neste momento, é fundamental que o profissional saiba quanto você está disposto a gastar e até onde vai a sua margem de erro. Para tomar a melhor decisão, é fundamental que o morador esteja envolvido, pelo menos, na cotação dos itens mais caros. 

“Nunca feche uma reforma sem ter a planilha de custos correta, atualizada e detalhada, item por item. Afinal, com a informação de quanto você vai gastar em mãos, será bem mais fácil sua família se planejar financeiramente, verificar se há recursos suficientes ou até mesmo se será necessária a realização de algumas mudanças no projeto”, aconselha o arquiteto. 

Faça um bom planejamento

Amostra de tintas, bloco de anotações, lápis, teclado de computador e um cafézinho
O planejamento deve levar em conta suas prioridades na reforma e o orçamento disponível (Foto: Freepik / Creative Commons)

É muito comum ver obras paralisadas, atrasadas ou sendo realizadas parcialmente devido à falta dos projetos essenciais, de um orçamento consistente ou de materiais de construção. Por isso, certifique-se de ter um projeto redondinho em mãos, encomende os materiais com antecedência e alinhe a equipe em torno dos prazos previstos. 

Para que a obra siga conforme o planejado, será necessário acompanhar de perto os fornecedores, as entregas de materiais e os funcionários, garantindo que não haja atrasos.

Alinhe expectativas

Muitas vezes entramos em uma reforma já sonhando que ela acabe. Por isso, é fundamental ser muito realista quanto aos prazos. “Para que o trabalho ocorra de forma ágil, um cronograma bem feito é de total importância. Peça para o seu arquiteto ou engenheiro listar e fiscalizar cada passo da obra”, ensina Bruno. 

As arquitetas Juliana e Fernanda frisam ainda que é papel do profissional fazer com que a reforma caiba no bolso do morador e, ao mesmo tempo, não fique aquele sentimento de frustração pelo resultado ter sido “o que deu para fazer”, ao invés do que era planejado.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais