7 dicas para uma reforma organizada

Não canso de repetir, a organização é o segredo para uma reforma tranquila. Isso não significa que seu cronograma será seguido à risca e que não haverá imprevistos, mas ao menos, você estará preparado para eles e não lidará com atrasos gigantescos. A seguir, listei 7 dicas para uma reforma organizada sem (tanta) dor de […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 18 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Não canso de repetir, a organização é o segredo para uma reforma tranquila. Isso não significa que seu cronograma será seguido à risca e que não haverá imprevistos, mas ao menos, você estará preparado para eles e não lidará com atrasos gigantescos. A seguir, listei 7 dicas para uma reforma organizada sem (tanta) dor de cabeça!  

1 – Cronograma realista

É verdade que já entramos em uma reforma sonhando que ela acabe, mas precisamos ser realistas quanto aos prazos para evitar frustrações! Verifique todos os prazos de entrega dos materiais e liste cada passo da obra. A partir disso, alinhe sua equipe de trabalho em torno das tarefas necessárias e monte um cronograma. Assim, mesmo que haja algum atraso de fornecedor ou imprevisto na obra, você conseguirá prever o impacto disso na data de finalização. 

2 – Faça os pedidos com antecedência

É muito comum ver obras paralisadas ou sendo realizadas parcialmente devido à falta ou atraso de materiais de construção. Por isso, pedir tudo com antecedência é a solução. “Aqui, no meu escritório, temos um processo bem organizado. O coordenador fica com a responsabilidade de solicitar a lista de materiais antecipadamente, com base na fiscalização diária dos estoques. Este pedido então vai para o nosso setor de compras, que tem até 3 dias para organizar, comprar e formalizar a entrega”, explica o arquiteto Bruno Moraes. 

CONFIRA: CONFIRA 10 DICAS PARA REALIZAR UMA REFORMA RÁPIDA E EFICIENTE!

3 – Tenha a documentação necessária

Outro motivo comum de interrupção na reforma é a falta de documentação. O arquiteto ou engenheiro é o responsável por emitir o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), indispensável para obras em apartamentos. O documento é necessário em função da nova Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280), que estabelece a atuação de um profissional responsável pelo projeto e que fiscalize a execução da obra, garantindo a segurança de todos. 

4 – Atente-se ao pontos críticos

Sala de jantar integrada a sala de estar com armário e aparador de madeira na cor verde, mesa de jantar de madeira com oito cadeiras verdes, sofá branco com almofadas coloridas e piso de madeira
No projeto do escritório Sala2, a peça de MDF, feita pela Marcenaria Portal da Madeira, é de laca cor X149, da Sayerlack (Foto: Evelyn Muller / Divulgação)

Toda obra tem pontos críticos. Conhecê-los ajudará a evitar surpresas desagradáveis! Se a sua reforma envolve a parte estrutural, como quebrar paredes, esteja preparado para descobrir uma viga no meio da sua sala e tenha um plano de ação para esta possibilidade. Em outro cenário, a marcenaria é uma etapa que costuma ser mais demorada, então, já procure um marceneiro o quanto antes para fazer as medidas do cômodo. 

No contexto da pandemia, diversos itens estão em falta no mercado, portanto, é ainda mais importante orçar e solicitar tudo antecipadamente. 

5 – Mantenha o orçamento atualizado

Além dos prazos, para ter uma reforma organizada lembre-se de manter a planilha de gastos sempre atualizada, evitando que você estoure o orçamento. “Nunca feche uma reforma sem ter a planilha de custos correta e detalhada, item por item. Afinal, com a informação de quanto você vai gastar em mãos, será bem mais fácil sua família se planejar financeiramente, verificar se há recursos suficientes, ou até mesmo se será necessária a realização de algumas mudanças no projeto”, aconselha Bruno. 

6 – Meça TUDO

Reforma organizada - trenas e réguas
Ter as medidas corretas de ambientes e mobiliários evitará dores de cabeça no futuro (Foto: Freepik / Creative Commons)

Independente de você estar trazendo os móveis de outro apartamento ou comprando um novo mobiliário, meça cada um deles e os principais pontos da sua nova casa. Isso ajudará a ter certeza que o seu mobiliário vai realmente caber ali, principalmente, se você não tem um arquiteto envolvido no projeto. Tenha as dimensões até mesmo das entradas e elevadores, para ter certeza de que seus móveis passarão pela porta. Pode parecer improvável, mas muita gente só descobre na hora que terá que subir 15 lances de escada com uma cama de casal king size. 

Prepare-se para a mudança 

Mudanças podem ser estressantes, mas ficar em casa durante uma reforma, é ainda mais. Se tiver a possibilidade, deixe o apartamento antes de iniciar uma obra ou só se mude quando ela for finalizada. Para facilitar a mudança, utilize caixas de papelão etiquetadas e empacote cômodo a cômodo. Assim, você facilita o posterior desempacotamento e será só alegria quando a reforma for concluída.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 18 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais