Tendências em revestimentos para 2021

Depois que o mundo todo entrou em um novo cenário devido a pandemia da Covid-19, novas tendências surgiram no universo da decoração e dos revestimentos. Pelo fato de milhares de brasileiros estarem passando mais tempo em casa com a família e curtindo o aconchego do lar, as percepções começaram a tornar-se mais frequentes, fazendo com […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 26 março 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Depois que o mundo todo entrou em um novo cenário devido a pandemia da Covid-19, novas tendências surgiram no universo da decoração e dos revestimentos. Pelo fato de milhares de brasileiros estarem passando mais tempo em casa com a família e curtindo o aconchego do lar, as percepções começaram a tornar-se mais frequentes, fazendo com que as pessoas dessem mais importância ao simples e natural.

A Expo Revestir, maior evento de acabamentos da América Latina, começou nesta segunda-feira (22), e teve sua 19ª edição 100% digital pela primeira vez. A feira contou com mais de 30 marcas lançando suas novas coleções e tendências de revestimentos e decoração para 2021, com essas novas percepções de olhar para o natural e se reinventar. 

Separamos para você os principais produtos e tendências de revestimentos e decoração para 2021. Confira! 

Resgate ao Natural

A simplicidade e a reconexão com as nossas origens em um mundo que esta passando por tantas complexidades e vivemos tão conectados, dá um acalento para a nossa morada e para nossa alma. Temos que sentir que nossa casa nos abraça, proporcionando acolhimento para a gente continuar enfrentando esse momento que não sabemos quando vai acabar.

Arquitetura vernacular
Exemplo de Arquitetura Vernacular em Mali

Um exemplo de resgate ao natural é a arquitetura vernacular. No ano passado eu palestrei no Casa Vogue Experience e a convite da Castelatto e falei sobre esse tipo de arquitetura, que é o método construtivo mais antigo da humanidade, onde as pessoas usam recursos naturais e técnicas próprias de uma região especifica.

E hoje, graças a tecnologia é possível ter em nossas casas produtos que resgatam essa memória dos nossos antepassados, revisita a técnica, sendo reproduzidos através de materiais como o concreto arquitetônico, que é possível ter facilidade de instalação, manutenção e estética com mais possibilidades

tendências de revestimentos e decoração para 2021 - ambiente com revestimento na parede inspirado no pau a pique, piso de madeira, cadeira de palha marrom, e banquetinha de madeira com objetos decorativos
Lançamento da Castelatto inspirada no pau a pique

Design Biofílico

No tocante a revestimentos e decoração para 2021, as marcas apostaram em coleções que traziam uma conexão à natureza com um design biofílico, que nada mais é do que criar ambientes com inserção de elementos naturais com o intuito de melhorar o bem-estar, trazendo diversos benefícios para a nossa saúde.

Além das plantas, existem outras formas de trazer a bioflia para dentro de casa. Uma delas é com o uso revestimentos, como pisos e revestimentos de madeira, pedras ornamentais ou porcelanatos que imitam esses materiais, cores, tecidos e produtos com estampas que lembram a natureza.

CONFIRA: Design Biofílico- Conheça os Benefícios de Integrar a Natureza nos projetos

tendências de revestimentos e decoração para 2021 - ambiente com revestimento de madeira ripada na parede, piso de madeira e móvel pequeno de madeiro com livros e quadros.
Painel ripado Akafloor
tendências de revestimentos e decoração para 2021 - ambiente com papel de parede de folhas verdes, piso de madeira, cadeira de madeira, cestas e baús de palhas e vasos de plantas decorativos.
Botânica- Biancogrês
tendências de revestimentos e decoração para 2021 - pastilha verde java cerâmica atlas
Pastilha Java Cerâmica Atlas

Granilite

No que diz respeito a revestimentos e decoração para 2021, os granilites continuaram com tudo neste ano! Quem me acompanha já sabe que eu sou completamente apaixonada por esse estilo de revestimento. O material original muito utilizado na década de 40, consiste em uma base cimentícia onde são adicionados grânulos de minerais como o quartzo, granito e o mármore.

Com a forte tendência, hoje existem diversos materiais que reproduzem o granilite, como laminados, cerâmicas, porcelanatos, cimenticios. Cada tipo de projeto possui necessidades diferentes e demandam tipos de produto atendem melhor as pessoas que vão usufruir do ambiente. E eu adorei essa versatilidade e as diversas opções apresentadas na Expo Revestir.

CONFIRA: 35 INSPIRAÇÕES COM GRANILITE PARA O SEU PROJETO

A Eucatex se inspirou nessa tendência consagrada, e trouxe o Botticino, um piso laminado que reproduz o granilite. O nome foi inspirado em uma pedra encontrada na Itália e na Turquia. .

tendências de revestimentos e decoração para 2021 - escritório com piso de granilite em tom neutro, mesa de madeira com computador e cadeira preta, prateleiras  e vaso de planta no chão decorativo.
Foto: Botticino – Eucatex

Em concreto arquitetõnico, a Castelatto trouxe o Crepp di Gré da mais nova coleção Collors, a reinterpretação de uma pedra sedimentar extraída na Lombardia, Itália, que é possível ser inserido em ambientes internos e externos. 

fachada de casa com revestimento de granilite em tom neutro nas paredes, gramado e porta grande de madeira.
Cepp di Gré – Castelatto 

A Ceusa, lançou  a coleção Confete, cerâmica que reproduz o granilite em formato hexagonal, brincando com as cores e diferentes tamanhos dos “grânulos”

ambiente com paredes verdes, piso de madeira, parede com revestimento hexagonal de granilites, mesa redonda de madeira com cadeiras azuis e sofá amarelo.
Linha Confete Ceusa em formato Hexagonal

Porcelanatos Marmorizados 

O mármore é um dos revestimentos mais clássicos e adorados, e não é à toa que a maioria das marcas apostaram nos revestimentos marmorizados. Ele possui uma característica muito marcante pela sua beleza visual, além de proporcionar ambientes mais requintados. 

A gerente de marketing da Roca Cerâmica Christie Schulka, apresentou em um estudo de tendência incrivel, onde ela relacionava o mármore à era do feminino que estamos vivendo, por ser um material delicado, clássico e que proporciona uma arquitetura sutil e eu amei. A marca trouxe a Calacata Light que reproduz esse material por meio da tecnologia de impressão HD.  

sala de jantar com porcelanato marmorizado na parede principal, piso cinza, mesa de madeira com estrutura cinza com 5 cadeiras, tapete cinza e luminária pendente cinza e dourado.
Calacata Light – Roca 

Outro lançamento que gostei bastante foi Primor da Portinari, Inspirado no mármore Cinerea Armani, as peças evidenciam veios em diferentes direções causam profundidade no visual. Um produto rico em design que agrega beleza e elegância aos espaços.  

ambiente com porcelanato em grande formato marmorizado em tons cinza, mesinhas de centro redonda de madeira, duas poltronas com almofadas, mesa com cadeira.
Primor- Portinari

Super formatos

Os super formatos de porcelanatos estão cada vez mais ganhando espaço no mercado e intensificando sua tecnologia. Com formatos a partir de 120×120, esse produto se tornou uma grande tendência no Brasil. 

A Incepa, marca do grupo Roca Cerâmica, sempre inovando, lançou revestimentos de 120 x 120 e 100 x 200 cm, capazes de transformar os ambientes em que forem inseridos. “Esses são formatos inteligentes e perfeitos para reformas em apartamento, pois podem ser transportados com facilidade pelo elevador”, aponta Christie.

Com essência urbana, a linha City amplia a gama de SuperFormatos Incepa. Disponível nos tons Cement e Nude, faz uma releitura das superfícies de cimento, que por seu caráter neutro e atemporal permanecem sempre como tendência.

CONFIRA: 5 BENEFÍCIOS DE TER PORCELANATOS SUPERFORMATOS EM SEU PROJETO

Sala com porcelanato super fomatos amadeirado no piso, sofá de couro marrom, poltronas com estofado cinza, bancos, mesinha de centro redonda, luminárias pendentes, coluna com revestimento de tijolinhos e parede principal com revestimento rose.

Porcelanato City Incepa

A Portinari também apresentou peças que chegam a três metros. Eu achei bem linda a coleção Cênica que foi criada para ser palco de momentos marcantes. As peças são inspiradas na pedra Labradorite, original da região de Labrador, no noroeste do Canadá. Seu reflexo superficial lembra manchas oxidadas, em um jogo de cores que simula o efeito de transluscência, com tons marcantes de azul e verde que não existia no portfólio da marca.

Ambiente com piso porcelanato branco, revestimento marmorizado na parede de entrada, demais parede brancas e envidraçada.

E amei também a linha Bleu de Savoie da Portobello, inspirada em uma das pedras mais raras do mundo, de uma cava em Aime na Savoie, região dos Alpes Franceses, encanta pela particular variação de tons de cinza azulado. Os veios claros, quase brancos, passeiam com fluidez na superfície e garantem o toque contemporâneo do material. E nem preciso dizer o quanto que eu amo esse cachorrinho deles, amo pets.

Ambiente com cuba preta, bancada branca, revestimento marmorizado cinza nas paredes e piso e um cachorro deitado

Bleu de Savoie da Portobello

Pequenos formatos 

Nós olhamos peças pequenas e relembramos a nossa infância, não é mesmo? As primeiras cerâmicas criadas eram pequenas e com a tecnologia e novas necessidades foram ganhando novas dimensões.

E ao mesmo tempo que o uso do super formatos estão em alta os pequenos tamanhos trazem um equilibrio nas composições. Eles deixam os ambientes mais afetivos e intimistas.

A Portobello nos trouxe a linha Bonbon que possui formatos de 15.5×15.5, com formas irregulares em tons pastéis, criando um mosaico exclusivo. Com peças de 17,5×17,5cm em formato hexagonal que possibilitam diferentes paginações.

Parede com azulejos vermelhos em pequeno formato
Foto: Gouache Brugnon – Portobello   

A coleção Macramê é inspirada na técnica de tecelagem artesanal que consiste no uso de nós para criar franjas e barras em lençóis e toalhas. O que deixa essa coleção ainda mais encantadora, são as cores e formato das peças que podem ser misturadas e usadas em todos os ambientes da casa. Em formato de trapézio e em tons pastel, as peças super versáteis possibilitam infinitas combinações delicadas e únicas.

Banheiro com piso de madeira, paredes azul claro, cuba de cimento queimado, acima espelho retangular com moldura preta, parede da banheira com revestimento hexagonal.
Macramê da Portinari

Wabi Sabi

Wabi Sabi é uma filosofia japonesa. Podemos falar que “wabi” significa simplicidade, rústico… enquanto “sabi” se refere à beleza da idade, desgaste do tempo. A premissa dessa tendência é a beleza da imperfeição, que bem de encontro com tudo que estamos vivenciando nesse período pandêmico.

Com tanta coisas acontecendo, ficamos muito instáveis emocionalmente e para mim essa filosofia é sobre aceitar que esta tudo bem não darmos conta de tudo e não estarmos bem todos os dias.

E trazendo para o universo dos revestimentos, vejo traduzido em peças com grandes variações de tonalidades, pedras naturais e bricks irregulares, cerâmicas, concreto arquitetônico e porcelanatos.

tendências de revestimentos e decoração para 2021 - área externa com parede revestida de pedras naturais, piso porcelanato cinza, móvel de madeira com vasos e objetos decorativos, espreguiçadeira e árvore pequena.
Linha Stone da Elemental Foto: Tarso Figueira

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 26 março 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais