35 inspirações com Granilite para o seu projeto

3O Granilite é um material produzido a partir da composição da massa de cimento combinado com pedaços de pedras: quartzo, mármore, calcário ou pedras similares. Por isso, apresenta uma grande quantidade de minérios, o que o torna muito resistente e ideal para vários ambientes.  Além disso, há materiais que reproduzem a textura e aparência do […]

Cecilia
Calendario 11 fevereiro 2020 Cecilia
Compartilhe:

3O Granilite é um material produzido a partir da composição da massa de cimento combinado com pedaços de pedras: quartzo, mármore, calcário ou pedras similares. Por isso, apresenta uma grande quantidade de minérios, o que o torna muito resistente e ideal para vários ambientes. 

Além disso, há materiais que reproduzem a textura e aparência do Granilite, como papéis de parede e porcelanatos. Para que você inspire e utilize o material no seu projeto, reunimos aqui neste artigo 35 inspirações com granilite. Confira!

Qualidades do granilite

O granilite apresenta inúmeras qualidades. A primeira e principal delas é a sua nobreza. Por misturar o cimento com diversas pedras, o material ganha um aspecto muito diferenciado, o que contribui para enriquecer ambientes. 

Outra qualidade que devemos apontar é a versatilidade do material. Por apresentar resistência contra umidade, ele pode ser utilizado em ambientes molhados ou molháveis, como cozinhas, banheiros e varandas. Por apresentar um grande apreço estético, pode ser utilizado também em ambientes de permanência, como a sala de estar, entre outros. 

A versatilidade também se estende para outras questões além dos ambientes, como as linguagens arquitetônicas em que é possível utilizá-lo: vai bem no clean, clássico, retro e muitos outros, o que dá ao projetista uma grande variedade de opções para trabalhar. 

Outra importante qualidade do granilite é o acabamento. Se o seu projeto preza pelo bom acabamento dos materiais

Alternativas 

Pelos mais diferentes motivos, você recorrer para a utilização de alternativas a pedra de granilite. Entre as principais, destacamos o porcelanato que reproduz o aspecto visual deste material, assim como papel de parede, que dispõe de igual efeito.

Uma das principais razões para se voltar para essas alternativas está relacionado ao valor do projeto. Muitos clientes pedem para reduzir ao máximo o valor, mas não querem perder a qualidade, sobretudo estético, do resultado final. Dessa maneira, tanto o porcelanato quanto o papel de parede podem ser utilizados.

O papel de parede deve ser usado, preferencialmente, em ambientes secos, pois a umidade pode envelhecer o material de forma precoce, inserindo manchas ao longo da sua superfície, o que prejudica a sua principal qualidade: aparência estética. 

Se você deseja inserir o visual do granilite em ambientes molhados, sem, necessariamente, utilizar o material, recomendados que faça a opção pelo porcelanato. Em geral, eles são resistentes à umidade e protegem a parede. Além disso, são de fácil higienização e sua colocação não depende de mão de obra especializada. 

Linguagens arquitetônicas em que você pode utilizar o granilite 

Está pensando em aplicar este material no seu projeto, mas está com medo de ele não combinar com o estilo arquitetônico preferido do seu cliente? Esse, definitivamente, não é um problema, pois o material se dá bem com quase todos os tipos de estilos arquitetônicos, desde que o projeto saiba harmonizá-lo.

Vamos citar por exemplo o estilo de decoração clássico, que preza pelo uso de tons como o branco e amadeirado. O granilite pode ser utilizado em uma bancada para aplicar um leve contraste. 

Já no estilo retro, o granilite colorido pode ser utilizado para aplicar o efeito de ‘estampa’ em determinado ambiente, carregando o ambiente com informações — algo típico em outras épocas.

O estilo clean, que se destaca pela leveza do ambiente, pode utilizar também o granilite — desde que com cuidado para preservar a sutileza do estilo. Enfim, basicamente qualquer estilo pode receber este material, o mais importante, contudo, é que o projeto consiga inseri-lo de forma natural e harmônica.

Granilite no piso

Uma das formas mais comuns de utilizar o granilite é no piso. Ele vai bem em diversos ambientes, como cozinhas ou banheiros. 

Granilite na parede 

O granilite também pode ser utilizado nas superfícies horizontais — paredes, do projeto, especialmente em banheiros e cozinhas. 

Granilite na parede

Fonte: @amandan.arquiteta / Instagram

Granilite nas Bancadas

Outra ideia é utilizar o granilite em bancadas, tanto em áreas de lazer, cozinha, lavabo ou banheiros.8

Bancada em Granilite. 

Fonte: @arqfala/ Instagram

Objetos váriados feitos de Granilite

Esse material também é utilizado para fabricação de objetos, como os cinzeiros, bancos — especialmente o de áreas externas como em condomínios, vasos e mesas. 

Objetos em Granilite. 

Fonte:@acheidecoronline / Instagram.
Vaso em granilite. 

Fonte:@concretitus / Instagram
Objetos em granilite.

Fonte: @arteconcrete
Objetos em granilite.

Fonte: @amcdecoracaoe / Instagram


Objetos em granilite.

Fonte: @arteconcrete / Instagram.
Mesa em granilite.

Fonte: @jeysilvarchviz / Instagram

Papel de parede Granilite 


Fonte: @papeldecorbr / Instagram

Existem diversos papeis de parede que reproduzem a aparência desse material. Eles podem ser utilizados nos mais variados ambientes, como em um hall. Evite colocá-lo em áreas molhadas ou úmidas.

Papel de parede em granilite.

Fonte: @oapedagi / Instagram

2Banheiro com Granilite

Outro material utilizado para reproduzir a aparência do granilite é o porcelanato. Ao contrário do papel de parede, ele pode ser utilizado em paredes, pisos e áreas molhadas ou úmidas.

Desse modo, esse é um material muito interessante para você utilizar em seu projeto. Caso queria contar com o valor estético do material, mas reduzir o orçamento do projeto, pode inserir outros materiais que reproduzem o aspecto do granilite, como papéis de parede ou porcelanatos.

Granilite rosa 

Uma cor muito bonita desse material é a rosa, que combina em diversos ambientes, inclusive comerciais, como salão de beleza.

 Granilite rosa em objetos.

Fonte: @casamadda / Instagram.
Objeto em granilite rosa.

Fonte: @cuidedivinaflor / Instagram

Granilite colorido 

Está pensando em um espaço mais descontraído? Esse material pode ser uma excelente solução, aplicado tanto no piso quanto nas paredes.

 Granilite colorido em cozinha.

Fonte: @arquiteta.tatianaforoni / Instagram
vaso que reproduz o granilite.

Fonte: @oficina_manual / Instagram

Escadas em Granilite3

Se o seu projeto conta com mais de um pavimento, que tal valorizar a escada? Você pode fazer isso tanto com uso de formas diferentes como por uso de materiais nobres, como o granilite. 

Granilite na sala 

Apesar de ser muito utilizado em áreas molhadas ou úmidas, como banheiros, varandas e cozinhas, conforme destacamos anteriormente, o granilite pode ser utilizado em espaços secos, como a sala. 

Graças a variedade do material, é possível inserir diferentes atmosferas com o uso desse material, incluindo todos os estilos e gostos e criando ambientes diferenciados. 

Sendo assim, o esse é um material muito interessante para você utilizar em seu projeto. Ele apresenta uma grande flexibilidade e variedade de uso, se encaixando em diversos ambientes e estilos diferentes, criando atmosferas distintas para cada situação.

Além disso, as opções variadas, como o porcelanato e o papel de parede, configuram opções muito positivas para o andamento do projeto e manutenção da sua qualidade estética.

E então, o que está esperando para utilizar uma dessas inspirações que indicamos ao longo do artigo? 

Confira nosso Board no Pinterest.

Cecilia
Calendario 11 fevereiro 2020 Cecilia

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais