Depois que o mundo todo entrou em um novo cenário devido a pandemia da Covid-19, novas tendências surgiram no universo da decoração e dos revestimentos. Pelo fato de milhares de brasileiros estarem passando mais tempo em casa com a família e curtindo o aconchego do lar, as percepções começaram a tornar-se mais frequentes, fazendo com que as pessoas dessem mais importância ao simples e natural.
A Expo Revestir, maior evento de acabamentos da América Latina, começou nesta segunda-feira (22), e teve sua 19ª edição 100% digital pela primeira vez. A feira contou com mais de 30 marcas lançando suas novas coleções e tendências de revestimentos e decoração para 2021, com essas novas percepções de olhar para o natural e se reinventar.
Separamos para você os principais produtos e tendências de revestimentos e decoração para 2021. Confira!
Resgate ao Natural
A simplicidade e a reconexão com as nossas origens em um mundo que esta passando por tantas complexidades e vivemos tão conectados, dá um acalento para a nossa morada e para nossa alma. Temos que sentir que nossa casa nos abraça, proporcionando acolhimento para a gente continuar enfrentando esse momento que não sabemos quando vai acabar.
Um exemplo de resgate ao natural é a arquitetura vernacular. No ano passado eu palestrei no Casa Vogue Experience e a convite da Castelatto e falei sobre esse tipo de arquitetura, que é o método construtivo mais antigo da humanidade, onde as pessoas usam recursos naturais e técnicas próprias de uma região especifica.
E hoje, graças a tecnologia é possível ter em nossas casas produtos que resgatam essa memória dos nossos antepassados, revisita a técnica, sendo reproduzidos através de materiais como o concreto arquitetônico, que é possível ter facilidade de instalação, manutenção e estética com mais possibilidades
Design Biofílico
No tocante a revestimentos e decoração para 2021, as marcas apostaram em coleções que traziam uma conexão à natureza com um design biofílico, que nada mais é do que criar ambientes com inserção de elementos naturais com o intuito de melhorar o bem-estar, trazendo diversos benefícios para a nossa saúde.
Além das plantas, existem outras formas de trazer a bioflia para dentro de casa. Uma delas é com o uso revestimentos, como pisos e revestimentos de madeira, pedras ornamentais ou porcelanatos que imitam esses materiais, cores, tecidos e produtos com estampas que lembram a natureza.
CONFIRA: Design Biofílico- Conheça os Benefícios de Integrar a Natureza nos projetos
Granilite
No que diz respeito a revestimentos e decoração para 2021, os granilites continuaram com tudo neste ano! Quem me acompanha já sabe que eu sou completamente apaixonada por esse estilo de revestimento. O material original muito utilizado na década de 40, consiste em uma base cimentícia onde são adicionados grânulos de minerais como o quartzo, granito e o mármore.
Com a forte tendência, hoje existem diversos materiais que reproduzem o granilite, como laminados, cerâmicas, porcelanatos, cimenticios. Cada tipo de projeto possui necessidades diferentes e demandam tipos de produto atendem melhor as pessoas que vão usufruir do ambiente. E eu adorei essa versatilidade e as diversas opções apresentadas na Expo Revestir.
CONFIRA: 35 INSPIRAÇÕES COM GRANILITE PARA O SEU PROJETO
A Eucatex se inspirou nessa tendência consagrada, e trouxe o Botticino, um piso laminado que reproduz o granilite. O nome foi inspirado em uma pedra encontrada na Itália e na Turquia. .
Em concreto arquitetõnico, a Castelatto trouxe o Crepp di Gré da mais nova coleção Collors, a reinterpretação de uma pedra sedimentar extraída na Lombardia, Itália, que é possível ser inserido em ambientes internos e externos.
A Ceusa, lançou a coleção Confete, cerâmica que reproduz o granilite em formato hexagonal, brincando com as cores e diferentes tamanhos dos “grânulos”
Porcelanatos Marmorizados
O mármore é um dos revestimentos mais clássicos e adorados, e não é à toa que a maioria das marcas apostaram nos revestimentos marmorizados. Ele possui uma característica muito marcante pela sua beleza visual, além de proporcionar ambientes mais requintados.
A gerente de marketing da Roca Cerâmica Christie Schulka, apresentou em um estudo de tendência incrivel, onde ela relacionava o mármore à era do feminino que estamos vivendo, por ser um material delicado, clássico e que proporciona uma arquitetura sutil e eu amei. A marca trouxe a Calacata Light que reproduz esse material por meio da tecnologia de impressão HD.
Outro lançamento que gostei bastante foi Primor da Portinari, Inspirado no mármore Cinerea Armani, as peças evidenciam veios em diferentes direções causam profundidade no visual. Um produto rico em design que agrega beleza e elegância aos espaços.
Super formatos
Os super formatos de porcelanatos estão cada vez mais ganhando espaço no mercado e intensificando sua tecnologia. Com formatos a partir de 120×120, esse produto se tornou uma grande tendência no Brasil.
A Incepa, marca do grupo Roca Cerâmica, sempre inovando, lançou revestimentos de 120 x 120 e 100 x 200 cm, capazes de transformar os ambientes em que forem inseridos. “Esses são formatos inteligentes e perfeitos para reformas em apartamento, pois podem ser transportados com facilidade pelo elevador”, aponta Christie.
Com essência urbana, a linha City amplia a gama de SuperFormatos Incepa. Disponível nos tons Cement e Nude, faz uma releitura das superfícies de cimento, que por seu caráter neutro e atemporal permanecem sempre como tendência.
CONFIRA: 5 BENEFÍCIOS DE TER PORCELANATOS SUPERFORMATOS EM SEU PROJETO
Porcelanato City Incepa
A Portinari também apresentou peças que chegam a três metros. Eu achei bem linda a coleção Cênica que foi criada para ser palco de momentos marcantes. As peças são inspiradas na pedra Labradorite, original da região de Labrador, no noroeste do Canadá. Seu reflexo superficial lembra manchas oxidadas, em um jogo de cores que simula o efeito de transluscência, com tons marcantes de azul e verde que não existia no portfólio da marca.
E amei também a linha Bleu de Savoie da Portobello, inspirada em uma das pedras mais raras do mundo, de uma cava em Aime na Savoie, região dos Alpes Franceses, encanta pela particular variação de tons de cinza azulado. Os veios claros, quase brancos, passeiam com fluidez na superfície e garantem o toque contemporâneo do material. E nem preciso dizer o quanto que eu amo esse cachorrinho deles, amo pets.
Bleu de Savoie da Portobello
Pequenos formatos
Nós olhamos peças pequenas e relembramos a nossa infância, não é mesmo? As primeiras cerâmicas criadas eram pequenas e com a tecnologia e novas necessidades foram ganhando novas dimensões.
E ao mesmo tempo que o uso do super formatos estão em alta os pequenos tamanhos trazem um equilibrio nas composições. Eles deixam os ambientes mais afetivos e intimistas.
A Portobello nos trouxe a linha Bonbon que possui formatos de 15.5×15.5, com formas irregulares em tons pastéis, criando um mosaico exclusivo. Com peças de 17,5×17,5cm em formato hexagonal que possibilitam diferentes paginações.
A coleção Macramê é inspirada na técnica de tecelagem artesanal que consiste no uso de nós para criar franjas e barras em lençóis e toalhas. O que deixa essa coleção ainda mais encantadora, são as cores e formato das peças que podem ser misturadas e usadas em todos os ambientes da casa. Em formato de trapézio e em tons pastel, as peças super versáteis possibilitam infinitas combinações delicadas e únicas.
Wabi Sabi
Wabi Sabi é uma filosofia japonesa. Podemos falar que “wabi” significa simplicidade, rústico… enquanto “sabi” se refere à beleza da idade, desgaste do tempo. A premissa dessa tendência é a beleza da imperfeição, que bem de encontro com tudo que estamos vivenciando nesse período pandêmico.
Com tanta coisas acontecendo, ficamos muito instáveis emocionalmente e para mim essa filosofia é sobre aceitar que esta tudo bem não darmos conta de tudo e não estarmos bem todos os dias.
E trazendo para o universo dos revestimentos, vejo traduzido em peças com grandes variações de tonalidades, pedras naturais e bricks irregulares, cerâmicas, concreto arquitetônico e porcelanatos.