APARTAMENTO PARA VENDA: 5 SOLUÇÕES PRÁTICAS DE PROJETO

Por Jéssica Lucas do Studio 92 Arquitetura 1 – Conhecer o público-alvo  O primeiro passo para iniciar este projeto foi fazer um levantamento da localização do imóvel e seu entorno. Nossa pesquisa concluiu que, devido a proximidade com diversas universidades e hospitais universitários da região, a maior procura era de pessoas que estavam ingressando no […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 23 setembro 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Por Jéssica Lucas do Studio 92 Arquitetura

1 – Conhecer o público-alvo 

O primeiro passo para iniciar este projeto foi fazer um levantamento da localização do imóvel e seu entorno. Nossa pesquisa concluiu que, devido a proximidade com diversas universidades e hospitais universitários da região, a maior procura era de pessoas que estavam ingressando no ensino superior, estudantes que realizavam o período de residência nos hospitais próximos e funcionários destes hospitais. Após analisarmos o resultado desse levantamento, o escritório – em conjunto com o cliente – concluiu que seria muito interessante para a valorização do imóvel um projeto que transmitisse um ar jovem e descontraído. 

Apartamento com com decoração moderna. Sala de jantar e sala de estar integradas com revestimento de tijolinho natural branco e plantas. APARTAMENTO PARA VENDA: 5 SOLUÇÕES PRÁTICAS DE PROJETO

2 – Criar um conceito bem definido

O maior desafio em projetar um apartamento para aluguel é criar um conceito sem ter como ponto de partida a personalidade do morador envolvida, mas que, ao mesmo tempo, agrade a maior parte  dos perfis de clientes. Para este tipo de projeto, uma das principais exigências é que a verba seja reduzida, portanto muitas soluções de decoração precisam ter baixo custo. 

Assim, a premissa do projeto para este apartamento é criar um ambiente  neutro e, ao mesmo tempo, atribuir uma identidade marcante, fugindo da ideia que o mercado tem de apartamento decorado padrão. Com área total de 37m², o ponto-chave para um melhor aproveitamento de espaço foi criar um layout que fugisse do óbvio, pensando em uma marcenaria funcional que aproveitasse ao máximo cada espaço, optando por soluções arrojadas e também econômicas , justamente por se tratar de um investimento para venda. 

Sala de estar integrada a sala de jantar. Paredes com revestimento de cimento queimado e tijolinhos aparentes, plantas na decoração e um sofá com pés de madeira. APARTAMENTO PARA VENDA: 5 SOLUÇÕES PRÁTICAS DE PROJETO

Leia mais: 39 ideias e soluções para cozinhas pequenas

3 – Adaptar o projeto aos acabamentos existentes (se possível!)

Para reduzir custos, as bancadas do apartamento (cozinha e banheiro), assim como os revestimentos entregues pela construtora (piso geral do apartamento e revestimentos do banheiro), foram aproveitados pelo projeto, por possuírem inclusive, uma paleta de cores neutra e interessante para a proposta projetual. 

Bancada de cozinha com marcenaria de madeira, parede com revestimento geométrico.

Leia mais: Aprenda Como Usar Cores na Decoração

4 – Criar uma base neutra 

Uma opção interessante é projetar utilizando revestimentos com cores neutras, porém ousando nas texturas desses materiais. No caso de um apartamento pequeno, é recomendável que praticamente todo o mobiliário seja composto por marcenaria inteligente e funcional e é importante que essas peças sigam na direção das bases neutras. Neste apartamento, o branco e dois tons de madeira tomaram conta de todo o espaço, em composição com as bancadas existentes que também possuem cores neutras! 

O piso geral do apartamento possui uma textura que lembra cimento queimado, o que inspirou a o tom acinzentado da parede e a aplicação de cimento queimado em alguns pontos estratégicos. 

Apartamento com cozinha, sala de jantar e estar integrados. Uma ilha central na cozinha. Paredes revestidas com tijolinhos aparentes, cimento queimado e azulejos geométricos. Além de plantas na decoração.
APARTAMENTO PARA VENDA: 5 SOLUÇÕES PRÁTICAS DE PROJETO

5 – Ousar na decoração 

Com a paleta e texturas base do apartamento bem estruturadas, a ousadia fica por conta da decoração! Neste caso, ficou por conta, principalmente, das cores nas paredes! O uso de tintas coloridas é uma ótima opção para este tipo de situação, especialmente porque pintura demanda um baixo custo – em relação a outros tipos de acabamento – e fácil mudança e manutenção. Então optamos por um tom de azul escuro na parede principal do apartamento e, para quebrar este aspecto mais sério e neutro, aplicamos um tom de coral nas paredes, portas e teto do hall do quarto e banheiro, que cria um ponto mais descontraído no ambiente como um todo. 

O restante das cores vêm das artes escolhidas para montar a composição da estante, que são atemporais e bem expressivas. Entre elas, um poster de Andy Warhol com um dos gatos de sua icônica série “ 25 Cats Name Sam and One Blue Pussy”; à esquerda o artista Egon Schiele com a obra “Seated Woman with Bent Knee” e na última prateleira um Banksy; além de vasos e objetos de decoração com cores pastéis que complementam a paleta de cores do projeto. 

Apartamento com decoração moderna. Parede do fundo com pintura azul, prateleira com plantas e piso de porcelanato.
APARTAMENTO PARA VENDA: 5 SOLUÇÕES PRÁTICAS DE PROJETO

E aí, gostaram? Vou dar um spoiler aqui: o negócio foi fechado alguns dias antes da finalização da obra e a nova moradora AMOU o resultado final do projeto! 

Fotografia: Nathalie Artaxo 

Sobre o Studio 92 Arquitetura

O Studio 92 nasceu na época da faculdade, na qual expressar ideias realizando sonhos era um dos maiores desejos das amigas, e atualmente sócias, Débora Terra e Jéssica Lucas – formadas em Arquitetura e Urbanismo pela faculdade de Belas Artes.

Durante o percurso profissional, passaram por escritórios de grande importância na área de Arquitetura e Design, participando de projetos desde a escala urbana até instalações em pequena escala, mas de grande impacto social e artístico. 

Atualmente, as profissionais buscam – por meio  de especializações na área da Psicanálise Social, Arte e Fotografia – transformar o sonho de seus clientes em uma experiência sensorial, cultural e com caráter singular.

Para o Studio 92, é de grande importância que cada projeto expresse a identidade do cliente, com a visão de que o projeto é singular e,por isso, o primeiro contato com o cliente vai além da coleta de informações convencional. Tenta-se fazer parte da história de cada um, para que o resultado final seja uma obra única que expresse o modo de vida e a identidade de quem vai habitar este novo lar.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 23 setembro 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais