A reforma da área externa exige muitos cuidados – e um dos principais é a escolha do piso. Para esse ambiente, temos que ter a preocupação se o revestimento escolhido é antiderrapante ou se, pelo menos, ele apresenta uma textura mais áspera, diferentemente dos revestimentos para áreas internas, geralmente mais acetinados e brilhantes.
Apesar de exigirem alguns cuidados a mais para mantê-los sempre limpos, os pisos ásperos são os mais indicados para uso emvarandas (e também os mais seguros para você e sua família). Devido ao contato frequente com a água da chuva, os revestimentos acabam ficando suscetíveis ao acúmulo de resíduos nas zonas rugosas, o que pode originar superfícies escorregadias ou ainda causar acidentes. A escolha correta, no entanto, pode minimizar esses riscos.
Leia mais: Reforma de banheiro: veja como escolher os produtos certos
Para ajudar na sua decisão, preparei um guia explicativo sobre os tipos de revestimentos mais utilizados em áreas externas e em quais casos cada um deles é mais indicado. Confira:
Pisos cerâmicos
Com um dos melhores custos-benefícios, os pisos cerâmicos são os mais econômicos. Eles são resistentes para a áreas externas e possuem diversas estampas que imitam pedras e madeiras. Em sua grande maioria, são boleados, o que significa que o rejunte vai ficar com um espaçamento de 3mm a 6mm, dependendo do modelo. Se você não gosta de rejuntes aparentes, talvez deva evitar esse tipo de piso.
Porcelanatos
Os porcelanatos são uma excelente opção para áreas externas. Com um percentual de absorção quase nulo, eles não apresentam poros e são mais duráveis. Para quem gosta de combinar, existem fabricantes que produzem o mesmo modelo de porcelanato para áreas internas e externas. É uma opção que permite usar o mesmo piso em todos os ambientes, dando uma sensação de amplitude na casa ou apartamento.
Drenante
De modo geral, o piso drenante é composto de concreto com pedras granuladas. Sua composição permite que a água escoe (também é conhecido como piso permeável), facilitando o escoamento da água da chuva. Esse tipo de revestimento necessita ainda de um sistema de escoamento e pode ser usado como caminhos de jardins, entorno de piscinas, calçadas…
Pedras naturais
As pedras naturais são uma opção interessante para quem gosta de projetos com um ar mais rústico. Elas proporcionam conforto térmico e são muito versáteis, combinando diferentes formatos, cores, desenhos e paginações. Mármores e granitos, por exemplo, podem aparecer em ambientes internos, mas com uma textura antiderrapante também é possível utilizá-los nas áreas externas.
Decks de madeira
Os decks de madeira natural são versáteis, combinam com diversos estilos de projeto e proporcionam muito aconchego quando usados em varandas. Com maior durabilidade, podem ser usados sozinhos ou em composições com outros tipos de revestimentos, como pedras naturais, mármores e porcelanatos.
Pisos cimentícios
Também conhecido como concreto arquitetônico, o piso cimentício é bem indicado para a área externa por não reter tanto calor. Resistente, o revestimento pode ser encontrado em diversos tamanhos. Para quem gosta de grandes formatos, existem peças de até 1 m x 1 m em várias texturas e cores.
Leia mais: Porcelanato que imita madeira: 4 vantagens do material
Dica de limpeza
Para a manutenção correta dos pisos da área externa, nunca utilize produtos de natureza ácida. Já para a limpeza do dia a dia das pedras, porcelanatos e cimentícios, o mais indicado é o uso de detergente transparente, além de contar com uma lavadora de alta pressão, que evita riscos nas peças com jatos mais suaves. E para o deck de madeira natural, além da limpeza com vassoura simples, existem detergentes próprios como o Skania Soap, da Indusparquet.