Estilo Minimalista: Ambientes inspiradores onde menos é mais

  • Home
  • Colunistas
  • Estilo Minimalista: Ambientes inspiradores onde menos é mais

O movimento minimalista, para alguns estudiosos, teve seu início na década de 1960. Sabe-se que esse movimento foi influenciado pelos estilos de arte vanguardista e teve forte frequência em Nova York e Londres nos anos 70. O estilo seria a harmonia da cultura japonesa, elementos da cultura escandinava, aspectos do construtivismo russo e movimentos artísticos como o cubismo e o neoplasticismo, do início do século XX. O objetivo principal do minimalismo é de prezar por um ambiente que possua apenas o essencial, e que não se priorize apenas a estética, mas sim a funcionalidade de cada objeto e espaço, é onde destaca o pensamento do “menos é mais”.

O minimalismo vai para além do design e da arquitetura: é um estilo de vida que tem como propósito o consumo consciente e a busca pelo equilíbrio. Na arquitetura e no design, o estilo minimalista tem como base o formato simplista, formas geométricas, baseando-se em elementos modernos e sofisticados. Portanto a harmonização entre os elementos é fundamental para desenvolver um ambiente clean.

LEIA MAIS: Estilo Rústico: Conheça Elementos Essenciais para Fazer esse Tipo de Decoração

Geralmente, a produção e ambientação de interiores desses espaços minimalistas seguem a combinação equilibrada entre mobiliário, revestimentos e acabamentos, com base de cores brancas, bege, cinza ou off-white, incluindo os móveis maiores como mesas, cadeiras, sofás, estantes entre outros. Os tons mais escuros, como marrom, preto, metalizados e outras cores, inclui-se em pontos de decoração como luminárias e peças decorativas. Os poucos móveis que são utilizados, possibilitam a empregabilidade de outras matérias – primas, como por exemplo o uso da madeira, podendo ser a madeira maciça, de compensados, ou com revestimentos. Outro exemplo é o uso de vários tipos de alumínio, ou diferentes tipos de laca, cobre, vidro, entre outros. O importante é saber combinar o uso desses elementos de forma que o ambiente esteja em harmonia, priorizando sua funcionalidade e utilizando apenas objetos essenciais. 

LEIA MAIS: 06 dicas para ter um projeto com Estilo Industrial em ambientes inspiradores

A seguir, vamos mostrar alguns aspectos principais que caracterizam o estilo minimalista, acompanhadas de imagens de ambientes inspiradores:

Estilo Minimalista. Ambiente comercial com piso de porcelanato, teto com instalações aparentes, prateleiras metálicas e grandes janelas de vidro.
Fonte: Stefani Arquitetura, http://www.stefaniarquitetura.com.br/
Estilo Minimalista Sala de estar. Parede com pintura minimalista, mesa de madeira natural e grandes janelas com visão para o mar.
Fonte: House in Rio Arquitetura, https://www.houseinrio.com/
Estilo Minimalista. Sala de estar com pé direito duplo. Paredes com pintura de cimento queimado, estante com nichos, tapete e piso de madeira.
Fonte: Fernanda Moreira Lima, http://www.fernandamoreiralima.com.br/
Estilo Minimalista, Cozinha com ilha central, armários minimalistas embutidos na parede e 3 banquetas altas.
Fonte: Felipe Hess Arquitetos, http://www.felipehess.com.br/
Estilo Minimalista Sala de estar com parede concava de madeira ripada, mesa de centro em pedra natural, poltronas, lareira e panos de vidro com visão para o jardim.
Fonte: Nildo José, https://www.nildojose.com/
Apartamento com ambientes integrados. Piso de madeira, paredes com pintura branca, teto com rebaixamento de gesso e panos de vidro.
Fonte: MNBR Arquitetos, https://www.mnbrarquitetos.com/
Cozinha com ilha. Paredes, teto e armários em cor branca, piso revestido com ladrilhos e coluna de concreto.
Fonte: Roberta Maranhão, http://robertamaranhao.com.br/
Ambiente com revestimento de madeira no piso, estante e mesa. Luminárias no teto e mesa do escritório. mesa de sinuca.
Fonte: Studio Eloy & Freitas, http://eloyefreitas.com/
Sala de jantar
Fonte: Projeto do arquiteto João Armentano para uma casa de veraneio paulista, https://casavogue.globo.com/
Fonte:  U.Ø House by BETA.Ø architecture office, http://beta-puntocero.com/u-house/

Autoria: @lyranavasarquitetura

Soraya Navas é de São Paulo, formada em Design de Interiores e adora viver na cidade, conhecer lugares e pessoas interessantes.
Ama dar ideias e dicas, principalmente de interiores, e acredita que o compartilhamento de saberes enriquece e conecta as pessoas.

Fernanda Lyra é da Paraíba e atualmente vive em São Paulo, formada em Arquitetura e Urbanismo e tem experiência em Interiores. Ama viver novas experiências e está sempre aberta para conhecer pessoas e eternizar bons momentos e também adora compartilhar conhecimento.

Clique Aqui conheça o Instagram da Dupla e inspire-se!

Avatar

Lilian Santos

Lilian Santos é colunista da Casa Vogue, formada em Design de Interiores e Marketing. Trabalha em lojas especializadas em revestimentos de alto padrão há 07 anos e já perdeu a conta de quantos projetos ela ajudou revestir. E como nesta área existem uma gama muito grande de materiais com especificações diferentes, nunca é uma tarefa fácil definir os acabamentos que irão no projeto. Então ela uniu todo amor que tem pela profissão e todo conhecimento técnico que adquiriu para criar o blog Revestindo a Casa e te ajudar nesse momento tão importante da sua obra.

Leave a Comment