Estilo Rústico: Conheça Elementos Essenciais para Fazer esse Tipo de Decoração

  • Home
  • Colunistas
  • Estilo Rústico: Conheça Elementos Essenciais para Fazer esse Tipo de Decoração

O significado do rústico remete ao que é campestre, a tudo que está relacionado ao ambiente rural, portanto o estilo rústico naturalmente está associado ao campo. Ele se dá pela referência das antigas casas rurais, com espaços de decoração simples, sem muitos detalhes, com uso da madeira de acabamento natural, sem verniz. Apesar de ser muito relacionado à vida no campo, o rústico pode ter uma linguagem mais leve, sem clichês e ser aplicado em qualquer ambiente, se a composição trazer uma forma equilibrada que contemple a combinação do mobiliário com os revestimentos e iluminação adequados.

LEIA MAIS: 45 Inspirações Para Usar o Subway Tiles, o Azulejo do Metrô

Na aplicação de móveis, forro, piso, e elementos estruturais como vigas e pilares, também possui referências do estilo country americano, que utiliza em sua decoração elementos artesanais como o couro, a palha, o vime, os tecidos naturais, os tijolos na sua forma pura e aparente, com acabamento texturizado e em algumas situações com pinturas manchadas ou lixadas, como por exemplo a pátina, todos em tons de marrom e bege, reforçando o conceito do estilo, de que o ambiente possui um aspecto casual, com utilização de objetos que remetem o conforto, o contato com a natureza, como a madeira, pedras, plantas e flores, ou seja, é um estilo que traz consigo o aconchego para o ambiente e que traz referências para o espaço projetado, a vida no campo.

LEIA MAIS: Urban Jungle: Conheça essa tendência para usar em seu projeto

A predominância do uso da madeira nesse tipo de estilo, seja no piso, nos móveis, revestimentos e até nos elementos estruturais tem como objetivo deixar o espaço com característica mais natural e aconchegante possível, atualmente será acompanhada de um design moderno, com a finalidade de resultar um ambiente sofisticado na decoração. Cabe sempre buscar o equilíbrio no espaço, com a combinação de tons claros e escuros, e também a utilização de elementos como espelhos, vidros, quadros, painéis, tapetes, cestas, esculturas de parede, entre outros.

A seguir, vamos mostrar alguns aspectos principais que caracterizam o estilo rústico, acompanhadas de imagens de ambientes inspiradores:

Autoria: @lyranavasarquitetura

Soraya Navas é de São Paulo, formada em Design de Interiores e adora viver na cidade, conhecer lugares e pessoas interessantes.
Ama dar ideias e dicas, principalmente de interiores, e acredita que o compartilhamento de saberes enriquece e conecta as pessoas.

Fernanda Lyra é da Paraíba e atualmente vive em São Paulo, formada em Arquitetura e Urbanismo e tem experiência em Interiores. Ama viver novas experiências e está sempre aberta para conhecer pessoas e eternizar bons momentos e também adora compartilhar conhecimento.

Clique Aqui conheça o Instagram da Dupla e inspire-se!

Avatar

Lilian Santos

Lilian Santos é colunista da Casa Vogue, formada em Design de Interiores e Marketing. Trabalha em lojas especializadas em revestimentos de alto padrão há 07 anos e já perdeu a conta de quantos projetos ela ajudou revestir. E como nesta área existem uma gama muito grande de materiais com especificações diferentes, nunca é uma tarefa fácil definir os acabamentos que irão no projeto. Então ela uniu todo amor que tem pela profissão e todo conhecimento técnico que adquiriu para criar o blog Revestindo a Casa e te ajudar nesse momento tão importante da sua obra.

Leave a Comment